InícioDicasEstudos7 passos para entrar na faculdade

7 passos para entrar na faculdade

Você já sabe que curso entrar, mas não sabe quais os passos para entrar na faculdade? Talvez você pense que a única forma de ingressar na faculdade é através do vestibular tradicional. Mas, sabia que existem outras opções que você também pode tentar!

Por isso, é sempre importante conhecer bem as possibilidades que existem. Assim, caso uma não dê certo, você não precisa desanimar. Basta tentar outra opção. O importante é não desistir do seu sonho em se graduar no curso que você tanto gosta!

Para ajudar você, apresentaremos aqui 7 passos para entrar na faculdade. Antigamente, o ingresso no ensino superior era para poucos. Agora, você conta com algumas opções. Pega papel, caneta e anota todas essas dicas para não perder a sua oportunidade!

1º passo – Preparação e planejamento

O primeiro passo que você deve dar para conseguir entrar na faculdade é estar preparado e realizar um planejamento. E como você se prepara? Estudando! Se você vai prestar o vestibular ou tentar uma bolsa de estudo é preciso estudar bastante!

A dica é não deixar para estudar em cima da data da prova do vestibular. Quanto mais preparado você estiver, menos nervoso você ficará na hora de realizar a prova. 

Para você estar preparado em todos os sentidos, faça um planejamento dos seus estudos. Pode ser um cronograma, onde você determina o que estudar em um determinado dia.

Além disso, não se esqueça de pesquisar a faculdade que você deseja estudar. É interessante que você tenha mais de uma opção, assim, caso não passe em uma, você pode ser aprovado em outra!

2º passo – Pesquise as opções de bolsa de estudo

Quando você tem mais de uma opção em qual faculdade estudar, isso facilita em pesquisar sobre bolsas de estudo. E esse é um dos passos para entrar na faculdade muito importante. Afinal, não são todos os alunos que podem arcar com as mensalidades de uma faculdade.

Você encontra opções de bolsas integrais ou parciais. Geralmente, a maioria das faculdades possui um programa de bolsas. Elas oferecem uma cota de bolsas integrais e parciais. O valor de desconto das bolsas parciais também pode variar de acordo com cada faculdade.

Vale ressaltar que cada faculdade possui a sua regra para que o candidato consiga participar do programa de bolsas. Algumas pedem um determinado valor de renda que não pode ser ultrapassado. Também se faz necessário entregar diversos documentos e comprovantes.

Assim, você consegue provar que precisa dessa bolsa de estudo! Procure no site da faculdade interessado e veja mais informações!

3º passo – Prepare-se para o Enem – ProUni

Uma das formas mais utilizadas para ingressar na faculdade é através do Enem. Todo ano, milhares de candidatos realizam a prova do Enem com o sonho de poder ingressar em uma faculdade pública.

A prova é composta por questões de matérias ensinadas durante o período do ensino médio. Além disso, a prova também conta com uma redação que conta bastante pontos na avaliação final.

Depois da realização da prova do Enem o candidato tem um período para se inscrever no ProUni. Assim, você pode concorrer a bolsa de 100% ou parcial conforme a nota obtida!

O Enem é bastante concorrido e algumas faculdades oferecem poucas bolsas de estudo. Por isso, se prepare e se empenhe para tirar a melhor nota!

4º passo – Conheça o Fies

Outra maneira de você conseguir entrar na faculdade é através do Fies. O Fies significa Fundo de Investimento Estudantil. O governo custeia as mensalidades do curso realizado pelo aluno até a conclusão. Depois do fim da graduação, esse aluno precisa devolver o valor financiado.

Calma que você não precisa devolver tudo de uma vez. É possível pagar o valor em parcelas. Essa facilidade é importante, pois muitos alunos geralmente já estão empregados ao fim do curso.

Talvez você esteja se perguntando: “mas, eu não pago nada durante o curso?” Sim, é preciso pagar o valor que é referente ao encargo operacional. Esse encargo é fixo em contrato.

Para saber mais informações de como funciona o programa, acesse o site do MEC e confira datas e demais informações.

5º passo – Vestibular online

A próxima opção da nossa lista de passos para entrar na faculdade é o vestibular online. Muitas faculdades oferecem essa opção tanto para cursos presenciais ou EAD. 

Devido à correria do dia a dia entre outros compromissos, muitos candidatos não conseguiram comparecer ao vestibular presencial. Sendo assim, as faculdades perceberam a necessidade de aplicar provas de forma online. Assim, ninguém perde a oportunidade de estudar.

Grande maioria das faculdades não cobra nenhuma taxa para fazer o vestibular online. A única taxa será da matrícula quando você passar na prova!

Por ser uma prova online você não precisa ir até uma unidade da faculdade. Basta acessar a prova no seu computador. Você pode agendar para o dia e melhor horário, assim, você fica mais tranquilo para realizar a prova!

6º passo – Vestibular tradicional

Não podemos deixar de fora da nossa lista o vestibular tradicional. A maioria das universidades públicas aplicam o vestibular para centenas de alunos todos os anos. Esses são vestibulares bastante concorridos.

Temos como, por exemplo, o vestibular da Fuvest. É através dessa prova que vários candidatos tentam entrar na USP – Universidade de São Paulo. Se você quer entrar na faculdade através de um vestibular tradicional, a preparação é fundamental.

Por isso, foque nos estudos, aposte em simulados e treine bastante! A concorrência é grande, mas você pode se destacar!

As universidades públicas não cobram mensalidade, contudo, para realizar o vestibular é preciso pagar uma taxa. Existem programas de isenção de taxa e você precisa estar por dentro das datas para não perder o prazo.

7º passo – Sites de bolsa de estudo

Por fim, chegamos ao 7.º passo para você poder entrar em uma faculdade. Essa é uma dica bem interessante que são os sites de bolsa de estudo.  Existem algumas empresas especializadas em ofertar bolsas de estudo de várias faculdades.

Esses sites trabalham somente em parceria com faculdades particulares! Você pode conseguir bons descontos que te ajudam a realizar a sua graduação. Porém, é importante que você fique atento às regras de como funcionam essas bolsas.

Assim, você não terá problemas futuros. Gostou de conhecer esses passos para entrar na faculdade? Veja qual pode te ajudar e não deixe a oportunidade de fazer a sua graduação.

Confira também: O que pode fazer com que eu reprove na faculdade?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.