Veja quais são as 8 qualidades de um bom administrador

Ana Paula Schuster
Colaborador do Hora Da Facul

No mercado atual, as qualidades de um bom administrador estão sendo cada vez mais cobradas. Isso acontece porque a profissão cresceu muito nos últimos anos, graças ao avanço da internet e o aumento do mercado online. 

Estas qualidades são muito importantes para a convivência dentro da empresa. Já que, além de exigir conhecimento, trabalhar com administração precisa ainda de características específicas. Veja então, quais são estas qualidades e como desenvolvê-las.

Qual a função de um administrador

Antes de conhecer as qualidades é importante saber o que faz um administrador e como conseguir trabalhar na área.

Já pensou em empreender?

Preparamos um quiz para você descobrir qual é o seu perfil de empreendedor

A administração é uma parte essencial em uma empresa que quer obter sucesso. Ela é responsável pela área organizacional, além do setor da economia. Como profissional, ele pode atuar como autônomo ou com carteira assinada. 

Para se profissionalizar, o administrador precisa estudar na faculdade marketing, produção, serviços, recursos humanos e/ou finanças.

Motivos para buscar ter as qualidades de um bom administrador

No local de trabalho é comum que o profissional atue em grupos. Tornando as qualidades de um bom administrador ainda mais importantes, já que são elas que manterão o time unido durante o trabalho.

Vai prestar vestibular para Administração?

 

Confira aqui se você já sabe tudo sobre o curso

Além disso, ser um funcionário exemplar, fará o administrador se destacar entre os outros profissionais. A partir disso, poderá ganhar promoções, aumento de salário e até mesmo oportunidades únicas.

As principais qualidades de um bom administrador

Existe um conjunto de características que espera-se de um bom administrador. Estas, diferenciam os melhores profissionais dos com pouca competência.

Por isso, é importante conhecê-las e se inspirar nelas para crescer profissionalmente. Veja, a seguir, as principais qualidades de um bom administrador.

Coloque todas em prática ou melhore as que precisa. Assim, suas chances de ter mais sucesso na carreira aumentam.

1 – Comunicação

Pode parecer óbvio, mas saber se comunicar de forma eficiente é essencial para um administrador. Assim, ele cria bons vínculos com os colegas de trabalho e também com os superiores

Um bom administrador é aquele que escuta seus clientes e seus colegas, sendo muitas vezes o porta voz da equipe. Esta qualidade é muito importante e se torna um diferencial. Por essa razão, comunicação é o primeiro item dessa lista.

2 – Resiliência 

Outra das principais qualidades de um bom administrador é ser resiliente diante dos problemas. Afinal, durante uma crise, é função da administração buscar meios de contornar os problemas.

É aqui que a primeira qualidade se prova útil, pois, após ouvir o cliente, junto com a equipe, o profissional pensará em uma solução para a crise. 

3 – Organização

No ramo empresarial tempo é dinheiro. Imagine uma equipe de administração que não consegue sequer organizar o próprio tempo. Por isso é necessário que o profissional busque a organização.

Além disso, uma equipe nunca será organizada se o líder não for. Então, se você exerce esse papel e não consegue se manter organizado, é provável que o resto dela também não consiga.

Tenha em mente que essa é uma das qualidades de um bom administrador e será importante caso queira uma carreira duradoura e de sucesso.

4 – Qualidades de um bom administrador: flexibilidade

Saber gerenciar possíveis conflitos e reconhecer quando é a hora de se abrir para novas idéias, são habilidades esperadas do profissional. Pois, ele deve ser capaz de entender o mercado e criar estratégias eficientes.

Como já deve ter percebido, um bom administrador é aquele que sabe lidar com as adversidades e ser flexível com seus planos é essencial para isso.

5 – Saber economizar e reduzir custos

Outra qualidade essencial é saber economizar. Saber controlar os gastos e evitar demissões são a sua prioridade, pois para ter um bom funcionamento na empresa é importante ter o controle das despesas. 

Entre todas as qualidades de um bom administrador, esta torna-se a mais complicada. Gerenciar lucros e despesas de uma empresa pode ser desafiador no começo, mas com o tempo e a experiência se tornará uma tarefa mais simples.

6 – Busca por conhecimento

Um bom profissional entende que precisará sempre buscar novos conhecimentos a fim de aumentar seu desempenho no trabalho. Logo, cursos, palestras e livros farão parte da vida de um bom administrador.

Afinal, o mercado muda, os métodos estão sempre melhorando e é necessário conhecer as fontes para se manter no cargo. Além disso, estudar mais garante um currículo melhor e um destaque profissional graças a isso.

7 – Autoconfiança

Isso nem precisava estar nesta lista, autoconfiança é importante em qualquer profissão. Porém, imagine como seria lidar com os itens acima sem ter confiança no próprio desempenho.

Para ter as outras qualidades de um bom administrador, primeiro você precisa confiar em si mesmo. Um dos meios para isso é sempre buscar novos aprendizados, assim você terá certeza de que sabe o que está fazendo e terá mais confiança.

8 – Liderança

Um bom profissional valoriza e respeita os outros funcionários e não apenas aqueles em cargos acima do deles. Além disso, o respeito no ambiente de trabalho é cada vez mais valorizado por CEOs de empresas.

Então, não se engane, seus superiores notam quando os outros estão infelizes com o seu comportamento e vão valorizar mais os seus serviços se virem que você trata todos os funcionários de forma igualitária.

Como ter as qualidades de um bom administrador

Mesmo que você não tenha as qualidades de um bom administrador, é possível desenvolvê-las com treino e paciência. Veja algumas dicas para adquirir estas características:

  • Cursos livres;
  • Paciência;
  • Terapia;
  • Meditação;
  • Prática;
  • Perseverança;

Caso tenha alguma dificuldade em desenvolver estas características não desanime, algumas pessoas demoram mais, mas com esforço sempre vão existir resultados.

É preciso empenho e disposição para alcançar o sucesso. Então, coloque as dicas em prática para ter bons resultados em seu trabalho.

Faça tudo com amor

Nem tudo vem de forma fácil e ser um bom profissional exige esforço e perseverança. Muitas vezes, precisa de horas de estudo e treino, mas você será recompensado.

Sempre pense aonde quer chegar e quem quer ser no ambiente de trabalho. Nada é impossível, não importa o quão difícil pareça. Tudo nessa lista só depende de você e como dono da sua vida, decida que tipo de profissional quer ser.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.