9 habilidades que o advogado precisa ter

Ana Paula Schuster
Colaborador do Hora Da Facul

Quem pensa em se tornar advogado deve adquirir algumas habilidades. Afinal, precisa saber lidar com situações do dia a dia do trabalho.

Essas aptidões podem ser conquistadas com a prática. Porém, quanto antes começar a treinar, melhor.

Habilidades para ser um advogado

O estudante de Direito precisa lembrar que trabalha com pessoas. Além disso, pode lidar com situações mais adversas. Por isso, é importante saber como se portar da melhor maneira.

1. Inteligência emocional

Talvez seja a habilidade mais importante que um profissional deve ter. Então, a inteligência emocional tem cinco componentes:

  • Auto percepção: se conhecer, saber seus comportamentos e relacionamento consigo;
  • Empatia: conseguir se colocar no lugar do outro;
  • Autocontrole: controlar suas emoções, estado de espírito e humor;
  • Práticas sociais: conseguir se relacionar com as pessoas e trabalhar em equipe;
  • Auto motivação: motivar-se para alcançar seus objetivos, não importa a situação.

Para conseguir desenvolver é preciso conhecer a si mesmo. Por isso, saiba quem você é, quais suas forças e fraquezas. Terapia pode ajudar bastante com isso.

A inteligência emocional torna o profissional mais calmo. Além disso, ele tem clareza na hora de resolver possíveis problemas que podem aparecer.

2. Empatia

A empatia é a capacidade que alguém tem de se colocar no lugar do outro. Assim, já é possível imaginar como isso é importante para o profissional de Direito.

Talvez seja uma das qualidades mais óbvias. Afinal, é preciso saber como defender seu cliente da melhor forma.

Não é apenas com o cliente que ele deve se importar. Outras pessoas podem ser afetadas no processo. Por isso, ele deve entender todos os envolvidos.

3. Boa comunicação

É claro que o advogado precisa saber como se comunicar. Assim, ele sabe como defender seu cliente da melhor forma.

Algumas atitudes podem ser manter a postura e o tom de voz. Desse jeito, ele mostra também conhecimento e confiança para os demais.

Muitos profissionais podem perder a causa por não saber se explicar. Além disso, também existem aqueles que não se controlam e perdem a linha.

Saber se comunicar é essencial. Ainda mais, juntar a comunicação com o autocontrole. Assim, pode defender o cliente de forma clara e objetiva.

A prática pode ajudar a gerar essa habilidade. Porém, você também pode tentar no seu dia a dia:

  • Ser objetivo na hora de falar;
  • Aumentar a habilidade de persuasão;
  • Conversar sobre assuntos que você conhece;
  • Escutar mais outras pessoas.

4. Boa escrita

A comunicação não é a única habilidade que precisa melhorar. Além disso, é preciso saber como escrever bem.

Você tem que seguir as regras gramaticais da língua. Ainda mais, a escrita deve ser clara para que todos entendam.

Isso causa uma boa impressão para outros profissionais. Assim, você passa a ser visto como alguém sério e eficiente.

Para melhorar é preciso treinar muito. Ler também ajuda a melhorar a escrita. Desse jeito, você também aprende mais sobre sua área.

5. O advogado precisa saber negociar e ser flexível

O profissional do Direito precisa defender seu cliente de conflitos. Ou seja, ele é o intermediário de duas ou mais pessoas. É ele quem argumenta para ajudar quem procurou seus serviços.

É preciso saber negociar para achar boas alternativas para seu cliente. Assim, consegue atender as necessidades dele e resolver a disputa.

Acontece que também é preciso ouvir o outro lado para fazer o acordo. Desse jeito, ele entende quais são os interesses envolvidos.

Isso pode se mostrar algo muito difícil. Afinal, em uma negociação é normal pensar apenas em si e em seus próprios interesses. Por isso, o profissional deve aprender a ser flexível.

6. Ter uma boa organização

Um advogado tem diversos compromissos. Além disso, ainda há os processos e as audiências.

Com tudo isso é muito provável que algo acabe passando despercebido. Desse jeito, é muito importante saber se organizar da melhor forma.

Para quem ainda está na faculdade de Direito pode começar aos poucos. Afinal, a única organização que pode acontecer é com assuntos do estudo.

Arrume sua própria mesa e seus compromissos. Então, coloque todas as tarefas, provas e estudos acadêmicos. Isso já começa a ajudar na sua vida da faculdade.

Quem trabalha na área precisa ficar atento à documentação dos processos. Por isso, comece a organizar todos os papéis. Seu desempenho no trabalho também vai melhorar bastante.

7. Gestão de negócios é importante para o advogado

Cada vez mais a gestão de negócios se torna mais exigida para os profissionais do Direito. Afinal, é preciso saber gerir a própria carreira.

Os advogados que desejam abrir seu próprio negócio são os que mais precisam dessa habilidade. Além disso, é necessário ter uma visão do mundo dos negócios.

Saiba o que é exigido no mercado de Direito. Então, veja se é possível se encaixar nele. Ainda mais, faça um trabalho diferente de outros profissionais para se destacar.

8. Um advogado precisa de criatividade

Pode parecer estranho dizer que um advogado precisa ser criativo. Porém, é uma habilidade que cada vez mais se mostra importante.

Quando o profissional é criativo ele pode resolver problemas de forma mais fácil. Então, ele analisa de vários ângulos. Assim, encontra uma saída que outros não conseguem ver.

Em um escritório essa habilidade é muito valorizada. Afinal, consegue deixar o ambiente mais prático e fácil. Por exemplo, trazendo tecnologias e ferramentas novas.

Muitos pensam que é preciso nascer criativo. Mas, isso não é verdade. É possível treinar bastante para desenvolver a habilidade.

Conheça mais produções. Então, veja tudo que for possível. Por exemplo, música, séries, filmes ou livros. Além disso, você também pode procurar conhecer outras culturas.

Procure por produções diferentes das que você está acostumado. Assim, consegue ter um contato muito maior com outras formas de criatividade.

9. Para ser um advogado é preciso ter paixão

Todo mundo sabe que é preciso amar sua profissão para ter sucesso. Por isso, não poderia ser diferente com a carreira de advogado.

O profissional do Direito tem um peso ainda maior por não ser um trabalho fácil. Afinal, precisa lidar com leis complicadas e documentos o tempo inteiro.

Também é importante gostar de trabalhar com pessoas e ajudá-las. Desse jeito, até o seu atendimento pode melhorar. Do contrário, o cliente percebe que você não está à vontade e procura outro profissional.

A satisfação com o emprego deve vir antes que o salário. No fim, estar infeliz pesa mais do que o ganho alto no fim do mês.

Quando o cliente percebe a paixão pelo trabalho ele passa a confiar mais. Afinal, eles podem ver toda sua dedicação. Ainda mais, se sentem acolhidos.

Treine bastante para ser um advogado

Você não pode desistir no meio do caminho. Então, tente o seu máximo para desenvolver essas habilidades.

Algumas delas podem ser melhor desenvolvidas conforme avança na carreira. Por isso, não se sinta mal por não começar já sabendo de tudo.

Mostrar que é dedicado ao seu trabalho já é um ótimo sinal. Assim, você começa a se destacar aos poucos no mercado.

Comece a treinar desde já se o seu sonho é se formar em Direito. Desse jeito, no futuro você entra na profissão com esses diferenciais. Boa sorte e bons estudos.

Confira mais conteúdos como esse no Hora da Facul, clicando aqui.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.