InícioGraduaçãoAdministraçãoAdministração x Marketing: qual carreira seguir?

Administração x Marketing: qual carreira seguir?

Se você busca se inserir no mercado de trabalho, cursar Marketing ou Administração no ensino superior pode ser uma boa opção para a sua carreira. 

Além de serem tendências para o desenvolvimento do mercado de trabalho e para gestão de negócios, essas duas áreas apresentam grandes oportunidades de desenvolvimento profissional.

Mas, você sabe diferenciar a função de um profissional de marketing da função de um profissional de administração?

Caso ainda não conheça muito sobre esses dois cursos e pretenda escolher a melhor opção para seguir sua carreira, venha com a gente e fique por dentro das diferenças e semelhanças entre ambas as profissões. Assim, você possui as opções corretas para fazer sua melhor escolha. 

Entenda o curso de Administração

O curso de Administração é muito versátil e permite que os profissionais formados se insiram em diversas áreas do mercado de trabalho. O principal foco dessa graduação é estudar a gestão de negócios, a fim de garantir um bom funcionamento de uma empresa, setor ou departamento.

Desse modo, o estudante de Administração sai da faculdade preparado para atuar na área de recursos humanos, materiais e financeiros. Essa visão ampla do funcionamento do negócio é adquirida através de disciplinas como:

  • Ciências Sociais;
  • Administração Estratégica;
  • Economia;
  • Ética e Responsabilidade Social;
  • Gerenciamento de Projetos;
  • Legislação Trabalhista;
  • Marketing;
  • Entre outras.

A partir do estudo comportamental e prático das disciplinas que explicam o funcionamento de uma organização, o profissional da área se prepara para atuar na gestão inteligente em diversos âmbitos da economia.

Entenda o curso de Marketing

O curso de Marketing é focado na comunicação. Sendo assim, essa graduação aborda matérias teóricas e práticas que explicam a história da profissão e as aplicações no mercado. O objetivo do Marketing, portanto, é aproveitar essas oportunidades a fim de promover uma marca, um serviço ou aumentar a competitividade de uma determinada empresa. 

Seguindo essa linha, os profissionais formados são instruídos a entender as oportunidades do mercado de trabalho e a compreender, de forma analítica, o cenário organizacional. Dessa maneira, algumas disciplinas como Economia, Psicologia, Comunicação Pública e Estatística são essenciais para qualquer curso voltado para essa área. 

A seguir, você pode ver algumas das principais disciplinas estudadas durante a graduação de Marketing:

  • Teoria da Comunicação;
  • Planejamento e Gestão;
  • Administração em Marketing;
  • Comunicação Organizacional;
  • Comunicação Pública;
  • Defesa do Consumidor;
  • Introdução às Mídias Sociais;
  • E outras.

É importante destacar que a grade curricular varia de acordo com as especificações de cada instituição que oferece o curso na área de Marketing. Por isso, sempre verifique as matérias tratadas em cada universidade antes de escolher em qual delas ingressar.

Qual a diferença entre a Administração e o Marketing?

Apesar de ambas as profissões terem o foco no sucesso de uma organização, cada uma lida de maneira distinta para que esse objetivo seja alcançado. As duas áreas adotam estratégias para alcançar a sustentabilidade de um negócio, mas é importante diferenciá-las na prática.

Analisando o contexto do curso de Administração, entende-se que o foco da formação é aplicar conhecimentos de gestão e gerenciamento de recursos de uma empresa, de modo a alinhá-los às oportunidades do mercado. Além disso, o profissional da área pode atuar na função de assegurar a prosperidade das relações entre a empresa e seus colaboradores.

Já em relação ao Marketing, a gestão é muito mais comunicacional do que de gerenciamento de recursos. Os profissionais da área são capacitados a promover a imagem de uma organização, assim como seus serviços, por meio de estratégias que engajam o público e agregam valor à empresa. 

Quais as oportunidades para cada uma dessas profissões?

As oportunidades são várias dentro do mercado de trabalho, visto que cada vez mais as empresas se preocupam com a gestão correta de recursos e também com a promoção de seus ideais, serviços e diferenciais em relação aos concorrentes. 

Para profissionais de Administração, o campo de atuação é muito amplo e a demanda por trabalhadores é distribuída por diversos setores da economia. O mercado de trabalho precisa de profissionais da área para se manter rentável e organizado, por isso há uma gama de oportunidades. Entre as principais áreas de atuação, temos:

  • Recursos Humanos;
  • Gestão Financeira;
  • Logística;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão de Projetos;
  • Vendas.

Já pensando no âmbito do Marketing, a tendência atual está concentrada no meio digital, espaço no qual as organizações possuem um potencial global de comunicação com o público-alvo. No entanto, as oportunidades vão desde a formação da identidade corporativa até a criação de campanhas publicitárias. Veja a seguir algumas possíveis áreas de atuação:

Dessa maneira, é possível perceber a proximidade entre as duas áreas, mas também distinguir as especificações profissionais de cada uma delas.

Qual a diferença de faixa salarial?

Para os profissionais de Administração, a faixa salarial varia, em média, entre R$ 2.500,00 para recém-formados e R$ 6.000,00 para profissionais que já possuem experiência no mercado de trabalho.

Já em relação ao Marketing, a faixa salarial varia entre R$ 2.000,00 e R$ 5.000,00, dependendo do nível de experiência do profissional.

Mas lembre-se: a média salarial pode variar de empresa para empresa, dependendo do cargo ocupado. 

Devo escolher Marketing ou Administração?

A escolha é válida para ambas as profissões. Mas cabe a você analisar o cenário no qual seus interesses melhor se encaixam. O perfil ideal para ambas as profissões possui semelhanças, mas também destacam-se algumas habilidades específicas que ajudam o profissional a se consolidar tanto na área de Administração quanto na área de Marketing.

Por exemplo, uma das principais características de um bom profissional de Administração é o senso de liderança e a organização. Além disso, é importante que o profissional seja analítico, uma vez que precisa entender o contexto geral do mercado de trabalho.

O curso de Marketing, por sua vez, exige além do perfil analítico, uma pessoa comunicativa, já que o principal mecanismo estudado é a própria comunicação.  Além disso, é essencial que o profissional dessa área esteja atualizado em relação às tendências atuais do mercado e saiba como usar a criatividade e a inovação para promover suas estratégias de conteúdo.

Por fim, podemos concluir que o Marketing e Administração são duas profissões que permitem atuação conjunta, por meio do planejamento, da gestão eficiente e das estratégias de promoção de marca, questões pertinentes a diversos setores da economia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.