InícioGraduaçãoAgronegócioAgronegócio: como se tornar um especialista?

Agronegócio: como se tornar um especialista?

O mundo do Agronegócio pode ser considerado o motor principal da economia do Brasil. Para que ele funcione, é preciso um número considerável de profissionais especializados e preparados para os diversos desafios que envolvem esta indústria, que engloba aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB) anual brasileiro.

São vários os pontos que beneficiam o protagonismo brasileiro: extensão territorial, recursos hídricos, climas diversos e adequados para inúmeras culturas e rebanhos, solos, fronteiras terrestres e uma posição estratégica entre a América do Norte, Ásia e Europa. Enfim, tudo joga ao nosso favor.

Antes de seguir com o tema específico de nosso bate-papo de hoje, o Voomp vai trazer algumas informações sobre a importância do setor Agro em nossa economia. Além disso, mostrará a maneira como ele impacta o mercado de trabalho e as instituições de ensino superior.

A importância do Agronegócio no Brasil

Em março de 2021, mais precisamente em reportagem publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), foi divulgada a importância do Agronegócio no Brasil, mesmo com tempos de pandemia e distanciamento social.

Logo, os dados da matéria mostraram uma balança comercial brasileira fechando o ano de 2020 com saldo positivo de US$ 50,9 bilhões. E, claro, graças ao protagonismo do agronegócio. 

O Brasil foi um dos principais fornecedores de commodities agropecuárias no mercado mundial no ano passado. Destaque para a soja e as carnes (bovina, suína e frango) – o que pode vir a ser uma tendência para 2021. 

Em suma, os números acima retratam uma comparação marcante em relação aos diversos segmentos da economia e o setor da alimentação. As pessoas podem deixar de comprar diversos tipos de produtos. Mas não podem deixar de se alimentar

Mercado de trabalho Agro ganha holofotes 

Com toda a sua presença junto à economia, a alta produtividade, além da tecnologia e inovação, cada vez mais presentes dentro do setor, o Agro vem despertando grande interesse por parte de estudantes. Chamou a atenção também de profissionais e instituições de ensino superior com foco na formação de recursos humanos altamente qualificados. Seja com foco no curso de Agronomia, para uma formação mais ampla, ou no CST em Agronegócio, que objetiva a formação de especialistas.

O fato é que oportunidades sobram, e mão de obra sempre falta. Tudo isso ocorre em função das grandes mudanças e constantes expansões na questão da produtividade do setor, em todas as regiões do Brasil. Portanto, o Agronegócio encontra-se atualmente na primeira posição em relação à economia brasileira.

Agronegócio: como se tornar um especialista?

Em função de tudo que trouxemos acima, está na hora de você começar a levar a sério a carreira dentro do setor Agro. Afinal, a tendência de crescimento pessoal e profissional já é uma realidade há muitos anos. E não somente dentro do Brasil, mas no mundo todo. Aliás, vale lembrar que também exportamos especialistas para outros cantos do planeta.

Pensando nisso, algumas instituições de ensino superior brasileiras já oferecem  cursos com o objetivo de formação de especialistas em Agronegócio e com foco no mercado de trabalho.

Um curso que já nasceu grande: Agronegócio

Mais do que nunca o mercado de trabalho está sempre em expansão. Logo, a necessidade cada vez maior de profissionais voltados para o setor é uma realidade. Consequentemente, milhares de oportunidades e salários atrativos surgem com frequência. Enfim, esses são pontos de sobra para destacar a importância de uma formação em Agronegócio.

Logo, a graduação foi criada e planejada para ter duração de seis semestres (3 anos). E com foco em atividades a distância e presenciais. Abordando situações-problema, levantamento de hipóteses e aplicações experimentais. 

Modalidade de ensino dinâmica

Por meio do ensino híbrido, assim que formado, o aluno pode começar a trabalhar na área em qualquer local do Brasil. Portanto, será possível colocar os conhecimentos adquiridos em prática. Sem falar nas noções que um especialista em Agronegócios deve possuir para atender às diversas demandas do Agro.

Além disso, o estudante terá acesso a uma estrutura completa de professores e coordenadores, em um ambiente virtual de aprendizagem dinâmico. Sem esquecer o foco em todas as novas tendências do mercado de trabalho. 

Para quem se destina o curso de Agronegócio?

Segundo o site das universidades Anhanguera, Pitágoras e Unopar, que oferecem o  CST em Agronegócios, ele é ofertado para alunos com habilidades em análises de indicadores econômicos. Além disso, aos que estejam dispostos a trabalhar no desenvolvimento e em implementações de ações estratégicas deste setor econômico.

Portanto, o estudante deverá se interessar em planejar, gerenciar e executar atividades no setor de agronegócio. Além disso, busca otimizar os processos e utilizar racionalmente os recursos naturais ao seu redor.

Considerações finais

Para finalizar, podemos dizer que a jornada que vai tornar você especialista no Agronegócio necessitará de organização. Isso vale tanto para suas agendas, para poder tirar o máximo do aprendizado, quanto  para a sua vida.

Antes de mais nada, o Voomp recomenda a você já ir conhecendo mais sobre o setor da agricultura, pecuários e a grande cadeia produtiva do Agro no seu Estado. Afinal, você está dando o primeiro passo para mudar a sua vida. Sobretudo, dentro do setor que mais gera receitas em nosso país.

Tenha sempre em mente que todos os segmentos que envolvem este mundo dos alimentos possuem milhares de vagas, e cada vez mais é preciso aprimorar os seus saberes e formação.

Enfim, agora que você já sabe da importância do Agro para o País, saiba mais sobre o porquê um curso de Agronegócio é tão importante para o Brasil.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.