Agronomia ou Zootecnia: qual desses cursos escolher?

Lucas Fonseca e Silva
Colaborador do Hora Da Facul

Crédito: Photo by Anna Shvets from Pexels

Ao pensarmos sobre em qual curso ingressar na faculdade, é normal ficarmos em dúvida entre dois ou mais cursos diferentes. Essa dúvida pode surgir, por exemplo, entre os cursos de Agronomia e Zootecnia, pois são duas áreas que se relacionam com o âmbito da vida animal e da natureza. Mas, você sabe quais as especificações de cada uma dessas graduações?

Ambas oferecem boas carreiras profissionais e grandes oportunidades para quem opta por seguir nessas áreas. No entanto, antes de ingressar no cursos de Agronomia ou Zootecnia, é essencial que você saiba que há diferenças entre esses dois.

Como essas particularidades podem ser determinantes para sua escolha, preparamos um conteúdo super interessante para você. O objetivo é que você entenda tudo sobre as duas faculdades e tenha mais facilidade na hora de decidir qual caminho seguir. Continue acompanhando para ficar por dentro e entender mais sobre os cursos de Agronomia e Zootecnia.

O que é a Agronomia e como funciona o curso?

A Agronomia é um campo das Ciências Agrárias que estuda as técnicas e a prática da Agricultura. Isto é, os profissionais do curso são preparados para trabalhar na administração, planejamento e monitoramento das atividades rurais. 

Sendo assim, a graduação em Agronomia é do tipo bacharelado e tem duração média de cinco anos. Para conclusão do curso é obrigatória a realização de um estágio supervisionado e a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

As disciplinas tratadas durante a graduação envolvem matérias sobre processos agropecuários, recursos naturais, planejamento rural, teoria dos solos e muito mais. A seguir, algumas dessas disciplinas tratadas na faculdade:

  • Gênese dos Solos;
  • Engenharia Florestal;
  • Engenharia Rural;
  • Mecanização Agrícola;
  • Hidráulica, Irrigação e Drenagem;
  • Topografia;
  • Morfologia Vegetal;
  • Entre outras.

Quais funções podem ser atribuídas ao profissional Agrônomo?

Entre as atividades atribuídas ao agrônomo, há inúmeras funções dentro da propriedade rural. Entre essas, podemos destacar:

  • Administração Rural: gerenciamento de propriedades rurais;
  • Fitotecnia: estudo e controle relacionado ao uso de agrotóxicos, sementes e à prevenção de pragas e outros problemas que afetam a produção agrícola;
  • Engenharia Rural: supervisão e gerenciamento de obras em propriedades rurais, projetos de instalações rurais e estudo do solo;
  • Produção Agroindustrial: controle de processos industrias da agricultura e produção de produtos agrícolas;
  • Vigilância Sanitária: fiscalização rural para controle de pragas, prevenção de doenças e outros;
  • Manejo Ambiental: busca pela otimização da produção e arranjo de soluções sustentáveis para o setor agrícola.

O que é a Zootecnia e como funciona o curso?

A Zootecnia é uma ciência que estuda a criação, conservação e também a potencialidade da produção animal. Sendo assim, os profissionais da área são responsáveis pela busca de melhoria na produção de produtos e serviços de origem animal. 

E como funciona o curso? O curso é do tipo bacharelado, com duração média entre quatro a cinco anos. Assim como na Agronomia, os alunos possuem o estágio supervisionado e a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como atividades obrigatórias para a graduação.

Durante o curso, as matérias têm foco nas Ciências Biológicas e os alunos aprendem sobre diferentes disciplinas, a exemplo de:

  • Zoologia;
  • Bioclimatologia;
  • Biologia Celular;
  • Gestão Ambiental;
  • Melhoramento Animal;
  • Parasitologia;
  • Nutrição Animal;
  • Entre outras.

É importante saber que a nomenclatura das disciplinas e a grade curricular podem variar de acordo com as preferências de cada instituição de ensino.

Onde um profissional de Zootecnia pode atuar?

Há diversas áreas de atuação reconhecidas para os profissionais de Zootecnia. Dessa forma, é possível que eles se insiram em diversas etapas da produção animal. Essa atuação é válida tanto no monitoramento de atividades quanto na melhoria de processos. Entre as principais áreas de atuação, destacam-se:

  • Nutrição e Controle da Alimentação Animal: os profissionais podem ser responsáveis pelo monitoramento da alimentação de animais, propondo formas de melhorar a qualidade de vida dos mesmo;
  • Melhoramento Genético: a Zootecnia tem uma contribuição muito forte para o estudo de melhoramento genético, garantindo a otimização da produção, sem prejudicar o bem-estar dos animais;
  • Conservação de Recursos Animais e Ambientais: manejo consciente de recursos para garantir a conservação do meio ambiente e também a preservação do bem-estar animal;
  • Ciência Veterinária: o profissional de Zootecnia pode optar pelo estudo voltado para a prevenção de doenças em animais e na efetividade da produção animal sustentável;
  • Produção Animal Industrial: manejo e planejamento da produção de produtos de origem animal dentro das indústrias;
  • Ciência Morfofisiológica: diz respeito ao estudo de aspectos morfofisiológicos dos animais, a fim de entender o funcionamento do organismo de diversas espécies e contribuir com a aplicação precisa de técnicas na produção.

Afinal, qual a diferença entre os cursos de Agronomia e  Zootecnia?

Apesar de ambos serem relacionados à vida animal, há algumas diferenças entre os cursos de Agronomia e Zootecnia. Como já se percebe, a Agronomia tem uma função muito mais ampla dentro do ambiente animal e da natureza. 

Além de tratar dos cuidados para a produção animal, os agrônomos são responsáveis pelo controle de outras atividades no âmbito rural. Entre essas atividades, considera-se os cuidados com o solo, manejo de recursos naturais e gerenciamento do Agronegócio. 

Mesmo que os profissionais de Zootecnia também possam atuar no Agronegócio, a atividade profissional tem responsabilidade ligada, primordialmente, à qualidade da produção animal. Sendo assim, a função atribuída a eles é mais restrita ao controle dos recursos animais, ao contrário da Agronomia que engloba outros cuidados e atividades. 

Como escolher entre os cursos de Agronomia e Zootecnia?

Não decida entre os cursos de Agronomia e Zootecnia antes de analisar a grade curricular de ambas as faculdades. Tanto no curso de Agronomia quanto no curso de Zootecnia você encontrará grandes oportunidades no mercado de trabalho. Porém, avalie muito bem suas preferências pessoais e profissionais.

Se você pretende se dedicar exclusivamente aos cuidados animais, a Zootecnia pode ser o caminho no qual você se dará melhor. Isso se explica devido ao curso ser mais direcionado à produção animal, se comparado à Agronomia. 

Por outro lado, se você busca se envolver na atividade rural como um todo, a Agronomia pode ser a escolha certa! Nessa área, o conhecimento agregado ao profissional possui um campo de estudo mais amplo, que vai desde os cuidados com o solo até o manejo de rebanhos.

E se você ainda tem dúvidas sobre qual desses cursos escolher, continue pesquisando. Além disso, você pode realizar, por exemplo, um teste vocacional para verificar qual das área é a melhor opção para seu perfil!

O conteúdo serviu para tirar suas dúvidas? Comente abaixo o que achou dessa publicação e veja mais sobre o curso de Agronomia aqui!

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 1

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.