Agronomia x veterinária: entenda a diferença entre os cursos

Ana Cláudia Andrade Oliveira
Formada em Letras, Pedagogia, especialista em Neurociências e em produção de conteúdo Web.

Crédito: Foto de Gabriel Peter no Pexels.

Muitas pessoas têm paixão por animais. Tem gente que gosta mais de gatos, outros preferem os cachorros. E tem aquelas pessoas que gostam de todo tipo de bicho. Todos mesmo, desde pequenos como chinchilas e lagartos até os maiores como cavalos e vacas. Para essas pessoas, nada mais lógico que buscar uma profissão que lide diretamente com os animais.

Se você é um desses, talvez já tenha se deparado com a dúvida sobre o que estudar. Será melhor cursar Agronomia ou a mais adequada é a Veterinária? Para te ajudar nessa decisão, apresentaremos nesse post as principais diferenças entre os cursos e as profissões. 

Agronomia ou medicina veterinária?

Antes de mais nada, veremos resumidamente quais as diferenças entre essas duas profissões. Veremos também quais são as suas semelhanças. Logo depois, conheceremos maiores detalhes sobre os cursos e as áreas de atuação depois de formados.

Vai prestar vestibular para Agronomia?

Descubra qual área mais combina com você

 

Primeiramente, falando do agrônomo, que é especialista em melhorar a produtividade das plantações e rebanhos. este profissional é presente em todas as etapas do agronegócio, faz o acompanhamento desde reprodução, alimentação, condições das instalações, até chegar no abate. Além de tudo isso, também supervisiona a produção e colheita de alimentos.

Por outro lado, o médico veterinário é responsável pela saúde dos animais, sejam domésticos, de pequeno porte, silvestres ou de grande porte. No agronegócio, cuida do controle de pragas, da nutrição dos rebanhos e até da produção de alimentos de origem animal. Enquanto nos hospitais e clínicas faz exames, aplica vacinas, realiza cirurgias e diagnostica doenças.

Em suma, sendo o Brasil um gigante na agricultura e pecuária, ambas as profissões têm grande necessidade de profissionais. Assim, as áreas de atuação são diversas e os ganhos garantidos. A seguir, veremos as informações sobre os cursos, para te auxiliar na sua decisão.

Adora animais, mas não sabe qual curso escolher no vestibular?

Faça esse teste e descubra qual faculdade mais combina com você

Como é a faculdade de Agronomia?

Esse curso pertence à área de Ciências Biológicas, mas também utiliza alguns conceitos de Exatas em seus estudos. O Engenheiro Agrônomo está apto a lidar com a melhoria da produção de alimentos. Ou seja, nas plantações ou criações de gado, o agrônomo tem papel fundamental para aumentar a produtividade.

É importante conhecer um exemplo do que o aluno de Agronomia estuda durante a faculdade. Por isso exemplificamos com as principais disciplinas desse curso na Faculdade Anhanguera:

  • Ecologia (preservação, agricultura, diversidade e evolução da vida);
  • Agronomia (história e cultura);
  • Morfologia e Sistemática Vegetal (botânica);
  • Agrometeorologia e Climatologia (clima e tempo, pressão atmosférica, temperatura e outros);
  • Topografia e Georreferenciamento;
  • Bioquímica;
  • Mecanização Agrícola;
  • Manejo de Pragas;
  • Silvicultura;
  • Manejo Florestal;
  • Morfologia dos Solos;
  • Anatomia e Fisiologia Animal;
  • Anatomia e Fisiologia dos Vegetais;
  • Hidrologia (águas e balanço hídrico, irrigamento);
  • Melhoramento Animal (genética e métodos de seleção).

O que saber antes de iniciar a faculdade de agronomia.

Parece interessante, não é mesmo? Se você leu com atenção, pôde perceber que Agronomia tem relação com Ecologia. A faculdade também prepara o aluno para lidar com o manejo de recursos naturais. Isso porque muitas propriedades agrícolas estão localizadas próximas a áreas de preservação ambiental. Dessa forma, torna-se fundamental conhecer também as leis de proteção ao meio ambiente.

A formação do Agrônomo, como você pode ver, é bem ampla. Envolve os reinos animal, vegetal e mineral, com o objetivo de melhorar a produção de forma sustentável. 

Se você está tendendo a escolher Agronomia, saiba que a duração do curso é de 5 anos. Existem opções de cursar a faculdade no formato presencial ou semipresencial. Já no segundo ano os alunos têm contato com aulas práticas e é obrigatório fazer estágio supervisionado. Ao final, você terá um diploma de bacharel.

Como é a faculdade de Medicina Veterinária?

Já o curso de Medicina Veterinária deixa de lado as plantações para focar na saúde dos animais. Quando pensam em Veterinária, as pessoas tendem a relacionar com o médico que cuida dos animais de estimação. O curso de Veterinária forma um médico, sim, mas sua atuação vai além da clínica.

A faculdade de Medicina Veterinária é abrangente a ponto de abordar desde a saúde emocional dos animais até conceitos biológicos. O curso também prepara o profissional para aumentar a produtividade na pecuária, incluindo conhecimentos de genética.

Mais uma vez, apresentamos a seguir as principais disciplinas do curso de Medicina Veterinária na Faculdade Anhanguera:

  • Bioquímica
  • Suinocultura e Avicultura;
  • Bovinocultura de Corte e Leite;
  • Ciências do Ambiente Aplicadas à Medicina Veterinária;
  • Ciências Moleculares e Celulares;
  • Clínica Cirúrgica Veterinária;
  • Equideocultura;
  • Diagnóstico por Imagem Aplicado à Medicina Veterinária;
  • Farmacologia e Toxicologia Aplicadas à Medicina Veterinária;
  • Inspeção de Produtos de Origem Animal;
  • Nutrição Animal;
  • Patologia Veterinária Geral;
  • Piscicultura e Economia;
  • Prática Hospitalar em Produção, Reprodução Animal e Inspeção Sanitária;
  • Tecnologia de Produtos de Origem Animal.

Fascinante essa lista, concorda? O curso também aborda conhecimentos sobre saúde pública, já que o médico veterinário tem participação em questões sanitárias. O meio ambiente também é uma pauta importante nesse curso, pelos mesmos motivos do curso de Agronomia.

Além de tudo isso, o estudante de Veterinária obterá conhecimentos de produtos farmacêuticos para animais. Assim, produção e comercialização de medicamentos, vacinas e complementos alimentares estão entre as responsabilidades desse profissional.

Em tempo, a faculdade de Medicina Veterinária também tem duração de 5 anos, com diploma de bacharelado. É necessário fazer estágio supervisionado para complementar as práticas ensinadas no curso. Aliás, esse curso tem bastante aulas práticas, por isso é oferecido apenas presencialmente. 

Engenheiro agrônomo: áreas de atuação

Não pense que o Engenheiro Agrônomo trabalha apenas nas áreas rurais. Além das fazendas, ele também pode atuar em consultorias, no serviço público e até mesmo com paisagismo. Afinal, como você pôde ver ali em cima, os conhecimentos adquiridos são bem variados.

Em geral, esse profissional atua em duas vertentes que se complementam. Por um lado, indica soluções que aumentem a produtividade das criações de gado ou das plantações. Por outro, deve também se preocupar com o incremento da qualidade da produção agropecuária.

Seu trabalho está diretamente ligado à harmonia entre solo, plantações e animais. Com a gestão adequada das fazendas, o Engenheiro Agrônomo certamente aumentará a sua produtividade e lucratividade. Inclusive, muitos profissionais abrem o próprio negócio, podendo trabalhar com pesquisa ou venda de produtos agropecuários.

Médico veterinário: áreas de atuação

A princípio, o  médico veterinário pode trabalhar em clínicas e hospitais, ou mesmo cuidando de animais de grande porte nas fazendas. O Conselho Federal de Medicina Veterinária lista mais de 80 áreas de atuação. Essa variedade no leque de atuações da Veterinária é muito atraente para os profissionais. 

Muitos profissionais almejam abrir seu próprio negócio, atuando diretamente no tratamento de animais de estimação. Algumas clínicas são especializadas em animais silvestres, como pássaros, répteis, peixes, entre outros. Em ambos os casos, a atuação desses profissionais concentra o diagnóstico, procedimentos cirúrgicos e as orientações que visam o cuidado dos animais.

Mas é necessário frisar que o agronegócio pode ser também muito lucrativo. É uma área que apresenta movimentações crescentes no PIB brasileiro. Sendo assim, o Médico Veterinário é um profissional importantíssimo no que se refere a garantir a qualidade dos produtos de origem animal. 

Áreas da medicina veterinária para atuar

Enfim, após fazer uma leitura atenta desse post, esperamos que você esteja preparado para decidir entre agronomia ou veterinária. De uma forma ou de outra, sabemos que seu amor por animais garantirá a formação de um profissional apaixonado e competente. 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.