InícioGraduaçãoÁrea de Arquitetura está saturada?

Área de Arquitetura está saturada?

Você sabia que o curso de Arquitetura está entre as 10 faculdades mais procuradas no Brasil? Então, conforme dados do Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), a graduação ocupa a nona posição. Além disso, a área conta com mais de 160 matrículas por ano.

Vale ressaltar, que o curso de Arquitetura forma profissionais preparados para projetar espaços externos e internos. Além de focar em todos os trabalhos nos critérios de conforto, estética e funcionalidade dos projetos.

Se você tem interesse em ingressar na área, mas tem medo que o mercado de trabalho esteja saturado, está no lugar certo. Neste artigo, A Voomp vai esclarecer tudo sobre as oportunidades de trabalho para profissionais formados em Arquitetura. Além disso, você vai poder conhecer quais habilidades são importantes para se destacar na profissão.

Então, siga lendo o artigo e descubra se a graduação em Arquitetura é perfeita para você!

O que é Arquitetura?

A área de arquitetura é um setor muito diversificado e diferentes métodos de trabalho. Por isso, o profissional formado na graduação pode desde montar a decoração de um cômodo de uma residência a projetar um aeroporto.

Sendo assim, é essencial que o arquiteto tenha uma mente criativa para se dar bem no mercado de trabalho. Além disso, o profissional é responsável por projetar edifícios. Como, por exemplo, residências, prédios, espaços públicos, parques, museus e shoppings.

Contudo, o papel do arquiteto não é somente de desenhar. Então, para executar os trabalhos no setor é preciso entender sobre clima, solo e os melhores materiais para usar em cada projeto.

Além disso, o profissional precisa dominar as regras e exigências dos locais em que a obra está sendo realizada. Por isso, o arquiteto precisa se dedicar a estudar  química, matemática e física. Além da  densidade, resistência de materiais, técnicas de estruturação e segurança.

Então, por conta do amplo leque de estudos do profissional de arquitetura, é possível exercer a profissão em diversos setores. Dessa forma, um dos requisitos importantes para o arquiteto é ser um profissional  multitarefa. Além disso, quando são realizadas reformas em residenciais que exijam alteração na estrutura do imóvel é obrigatório a presença de um arquiteto.

Por isso, entre os setores que profissionais formados em arquitetura podem trabalhar estão:

  • Planejamento e gerenciamento de reformas;
  • Paisagismo;
  • Design de interiores;
  • Projetos para casas e edifícios;
  • Desenho de móveis sob medida;
  • Gerenciamento de reformas;
  • Decoração;
  • Móveis sob medida.

Como é o mercado de trabalho para Arquitetura?

Como você já percebeu, a área de arquitetura é muito procurada pelos estudantes universitários por isso conta com um número alto de profissionais. Dessa forma, o mercado de trabalho conta com 202.588 arquitetos em condições de exercer a profissão no país. Vale ressaltar que os dados são do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Contudo, não há motivo para se desesperar devido ao mercado de trabalho concorrido para arquitetura. Dessa forma, somente nos últimos três meses de 2020 o setor apresentou ótimos resultados de desenvolvimento.

Segundo dados do software SICCAU do CAU,  o número de atividades realizadas por arquitetos cresceu 12% em  2020, em comparação ao mesmo período de 2019. Então, foram executados mais de 1,5 milhão de serviços do setor durante esse período.

Além disso, entre o segundo e o terceiro trimestre do ano passado ocorreu um crescimento de 52% nas atividades realizadas por arquitetos. Já em novembro, o volume de serviços registrados através de Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) estava em um patamar 15% maior que no ano anterior. Em dezembro, o crescimento foi de 14%.

Então, os projetos arquitetônicos representam mais da metade do total de serviços realizados no ano passado, cerca de 53% do total. Já as execuções de obras correspondem a 32% do total.

Os dados do CAU apontam que o setor já vem em uma crescente há anos. Por isso, nos últimos três anos foi possível perceber a expansão do setor. Sendo assim, a área teve um crescimento de 2,5% em 2017, 5,4% em 2018 e 8,2% em 2019.

Como se destacar na área de Arquitetura?

Então, é possível perceber que o mercado de trabalho para o setor de arquitetura é bem concorrido. Por isso, é essencial se preparar para trabalhar no setor e se dedicar aos estudos na área. Contudo, a preparação para conseguir sucesso não começa só após iniciar as aulas na universidade.

Dessa forma, para conseguir boas oportunidades de trabalho após completar a formação na área, é preciso escolher uma boa instituição de ensino para cursar a graduação. Além disso, para seu diploma ter validade, é importante que a faculdade seja reconhecida pelo MEC.

Por isso, quando chegar o momento do vestibular, pesquise bem as suas opções de instituição de ensino. A decisão de qual universidade optar para cursar nos próximos cinco anos é de extrema importância.

Entretanto, esse não é o único requisito para se destacar na área de arquitetura e conseguir se tornar um profissional de sucesso. Então confira abaixo as dicas importantes para se desenvolver na profissão. Além de vencer um mercado de trabalho tão acirrado.

Se atualize 

 A área de arquitetura sempre está em evolução. Por isso, para se manter relevante no setor é preciso se manter atualizado. Dessa forma, é preciso continuar estudando. Então para isso, o profissional pode se dedicar a cursos livres, workshop e pós-graduações.

Olhar analítico 

Quando um profissional de arquitetura erra em um projeto pode comprometer a funcionalidade do local e até mesmo a segurança. Por isso, é importante desenvolver um olhar analítico para analisar todos os detalhes do projeto.

Relacionamento com clientes 

Um pilar importante para o Arquiteto é desenvolver uma boa relação com clientes durante o trabalho. Dessa forma, é possível conseguir indicações para novos projetos e em outras obras. Sendo assim, é importante ser paciente, educado e não se aborrecer com os clientes.

Afinal, vale a pena investir na graduação?

Como você pode perceber, a área de arquitetura vem em crescimento nos últimos anos no país. Apesar de contar com um mercado de trabalho com um número de profissionais especializados no setor.

Por isso, somente você pode decidir se vale a pena ingressar em uma graduação de Arquitetura. Por isso, é importante pesquisar bastante sobre o setor e o mercado de trabalho. Além disso, é essencial entender se a área se enquadra nos objetos para sua futura profissão.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.