Quais as áreas de Desenvolvimento Front-end e Back-end?

Felipe Cortinas
Comunicador, jornalista, documentariasta e analista de marketing. Especializado em SEO e em estratégias de marketing inbound. Experiência como social media e criação de designs e vídeos em campanhas publicitárias. Gerenciamento de campanhas de Google Ads e SEO Local. Criação de sites e lojas online. Fotógrafo de eventos, videomaker e documentarista.
1

O Desenvolvimento Front-end e Back-end abrange uma ampla gama de áreas e habilidades. Os interessados em ingressar no setor podem achar difícil se restringir a apenas um campo de estudo.

Existem muitas semelhanças e diferenças nas carreiras de Desenvolvimento Front-end e Back-end, incluindo longevidade de carreira e crescimento das vagas de emprego.

Aqui, vamos te ajudar a analisar os detalhes mais intrincados da área de Desenvolvimento Front-end e Back-end para ajudá-lo(a) a decidir em qual área você está mais interessado(a).

O que é o desenvolvimento para a web?

Basicamente, o desenvolvimento web é uma forma de desenvolver um site ou aplicação para a internet.

A princípio, o desenvolvimento web geralmente se trata do aspecto relacionado ao design de um site, para isso, são usadas ferramentas como as linguagens de programação, marcação e script para criar recursos e funcionalidades.

Desse modo, os desenvolvedores buscam se concentrar na área mais técnica da construção de um site, como construção do layout, programação e integração de aplicativos gráficos.

Ainda, os tipos de desenvolvimento web que existem são três: o Back-end, o Front-end e o desenvolvimento web full stack.  Ou seja, são três caminhos diferentes que podem ser seguidos pela carreira dos desenvolvedores.

Ademais, eles são usados de maneira integrada, mas separados podem até parecer um pouco confusos para quem não os conhece.

Em síntese, os desenvolvedores de Back-end são focados em dados, modelagem e Back-end de uma aplicação ou site determinado. E, os desenvolvedores de Front-end ajudam a construir aquilo que os usuários vêem. Por fim, um desenvolvedor full stack realiza as funções dos dois outros caminhos de carreira no desenvolvimento web.

O que é e o que faz o Desenvolvimento Front-end?

O desenvolvimento Front-end é o setor do desenvolvimento web que busca codificar elementos de aparência de um site, sendo os recursos diretamente visíveis e acessíveis para os usuários finais de um site.

Essencialmente, um desenvolvedor de Front-end é o responsável por tudo aquilo que você vê e trabalha para sempre aprimorar da melhor forma a experiência do usuário. Estes, ajudam a criar o design geral e a estética, para garantir que a experiência do cliente seja perfeita ao navegar pelo site criado.

Também, um desenvolvedor de Front-end é o responsável por implementar componentes visuais em um site ou aplicativo, bem como usar recursos interativos de navegação, botões ou qualquer outra coisa que aprimore a sua forma de usar geral.

Neste contexto, HTML, JavaScript e CSS são frequentemente usados para garantir com que o lado visual, ou o lado do cliente, de um site seja executado sem problemas para que os usuários possam interagir de forma confortável e livre com ele.

Por fim, ainda que alguns desenvolvedores Front-end trabalhem com web design, outros trabalham em partes um pouco mais complexas na produção dos sites.

Alguns dos conhecimentos necessários para arrumar um trabalho no desenvolvimento front-end incluem:

  • Um conhecimento de teste e depuração;
  • A capacidade de criar um design responsivo;
  • Um bom domínio de linguagens de programação front-end;
  • Uma compreensão das ferramentas de desenvolvimento de front-end e recursos como; automação, sistemas de gerenciamento de conteúdo, sistemas de controle de versão, APIs e estruturas.

Áreas e empregos do Desenvolvimento Front-end

Os trabalhos do Front-end variam desde desenvolvedores que dominam as linguagens de codificação específica, até aqueles que possuem uma variedade de habilidades além do Front-end.

Assim, como o Front-end envolve a estética, esses trabalhos normalmente incluem design gráfico e conteúdo. Confira alguns trabalhos da área do desenvolvimento Front-end:

  • Desenvolvedor Front-End;
  • Desenvolvedor CSS / HTML;
  • Front End Web Designer;
  • Especialista SE de front-end;
  • Desenvolvedor Full Stack;
  • Desenvolvedor de UI.

Segundo o site vagas.com, o salário inicial de um desenvolvedor Front-end é de R $1906,00. E, a média salarial para a área no Brasil é de R $3.036. Assim, os salários costumam se basear na combinação entre experiência de trabalho e a educação superior.

O que é e o que faz o Desenvolvimento Back-end?

Os desenvolvedores de Back-end são os responsáveis por fazer funcionar as páginas web e os aplicativos através de linguagens e estruturas de Back-end como o Java ou o Ruby on Rails.

Também, buscam monitorar como o site está funcionando e fazer alterações e atualizações para melhorias nas funcionalidades e nos bastidores dos projetos.

Neste contexto, algumas das habilidades consideradas essenciais para os trabalhos com o desenvolvimento Back-end são:

  • Programação;
  • Utilização de estruturas;
  • Gerenciamento de banco de dados;
  • Conhecimento de acessibilidade e conformidade de segurança.

Os trabalhos na área do desenvolvimento Back-end normalmente precisam de um forte conhecimento em programação.

Do mesmo modo, certas empresas buscam desenvolvedores que tenham habilidades profundas em alguma linguagem específica, enquanto outras podem pedir habilidades de programação em várias linguagens.

A união do Desenvolvimento Front-end e Back-end

Ainda, uma organização menor pode querer alguém que possa trabalhar tanto no Desenvolvimento Front-end e Back-end, ou seja, um desenvolvedor full stack. Confira alguns trabalhos que é possível conseguir quando possuímos conhecimentos em Back-end:

  • Desenvolvedor back-end;
  • Desenvolvedor de Java;
  • Desenvolvedor Full Stack;
  • DevOps Engineer;
  • Engenheiro de software;
  • Desenvolvedor iOS.

Segundo o site Glassdoor o salário médio para um desenvolvedor Back-end no Brasil é o valor de R$4.727 por mês, podendo chegar até R$7.991 em empresas de grande porte. Assim, como mencionado, os salários costumam seguir uma combinação entre, experiência no setor e a educação superior.

Aprenda a escolher o melhor tipo de Desenvolvimento web para você

Desenvolvedores de Front-end e Back-end estão em demanda no mercado, e, aqueles com experiência em um portfólio forte podem conseguir cargos de alta remuneração, mesmo com pouca idade. Dominar as áreas de programação Front-end ou Back-end pode significar um futuro brilhante e seguro, mas por onde começar?

Responder algumas perguntas pode ajudar você a decidir se irá se concentrar no lado do servidor ou no lado do cliente de um site, saber qual é a melhor opção para suas habilidade e paixões é importante.

  • Você gosta de arte?
  • Você foca na capacidade de resposta de um site?
  • Está interessado em criar uma interface para o usuário?

Se você respondeu sim à maioria dessas perguntas, o desenvolvimento Front-end é perfeito para você.

  • Você está interessado(a) nos bastidores de um site?
  • Você gosta de explorar as diferentes estruturas e bibliotecas?
  • Você gosta de usar algoritmos ou matemática para tomar decisões?

Se você respondeu sim à maioria dessas perguntas, o desenvolvimento Back-end seria uma ótima escolha pra você.

Ademais, caso a sua afirmativa tenha sido afirmativa para todo questionário, há grandes chances de tornar-se um desenvolvedor full stack, que integra as duas áreas de uma vez.

Fica claro, portanto, que todas as carreiras aqui mencionadas, ocupam uma

Mas, nosso papo não acaba por aqui. Que tal continuar a sua leitura sobre essa área quentinha? Clique aqui.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 4.6 / 5. Contagem: 5

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.