InícioGraduaçãoArquitetura e UrbanismoArquitetura Gótica: você sabe o que é?

Arquitetura Gótica: você sabe o que é?

Antes de tudo, o curso de Arquitetura e Urbanismo é um campo de estudo que reúne disciplinas das ciências exatas e humanas. Com amplo espaço de diálogo, o objetivo é formar profissionais com uma perspectiva bem ampla no mercado de trabalho. Por isso, uma das áreas estudadas é a Arquitetura Gótica, que faz referência a um estilo arquitetônico presente durante a Baixa Idade Média. Também conhecida como a “arte das catedrais”, é encontrada nas igrejas, catedrais, basílicas e mosteiros grandes referências.

Teve interesse pelo tema? Continue a ler esse artigo para saber mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura Gótica e sua aplicação em projetos atuais.

Curso de Arquitetura e Urbanismo 

O estudante que optar pela faculdade de Arquitetura e Urbanismo deve ter em mente que essa é uma graduação que dura, em média 5 anos, e é oferecida no nível de Bacharelado.

Segundos informações do Site Nacional de Empregos (Sine), o salário médio de um profissional capacitado no Brasil fica entre R$ 2.755 e R$ 11.368. No entanto, é importante ressalta que a média salarial do Arquiteto e Urbanista pode variar bastante em todo o país, influenciada por fatores como localização geográfica, área de atuação, competências e tempo de mercado.

A profissão é regulamentada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Segundo definição oficial, “o CAU é a autarquia federal que possui a função de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Arquitetura e Urbanismo. Também é obrigação do Conselho zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional. Bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo”.

O que é Arquitetura Gótica?

A Arquitetura Gótica faz parte da história da Europa. Em outras palavras, é tida como um marco na história do continente europeu e das artes em geral. Esse tipo de arquitetura rompeu com o modelo de construção vigente e se tornou uma vertente inovadora.

Os projetos da Arquitetura Gótica tinham elementos que permitiam a ampliação das dimensões laterais e possibilitavam que as construções fossem mais altas e, consequentemente, maiores. As colunas deixaram de ser largas e grandes para terem formato discreto e visual leve.

Sobretudo, é importante ressaltar que a religião esteve muito presente nesse período por conta do teocentrismo (Deus no centro do mundo). Por isso, é interessante observar que as construções góticas são muito altas e pontiagudas. Essa ideia de verticalidade está associada à proximidade com os céus, no caso, as divindades.

Da mesma forma, alguns de seus aspectos podem ser aplicados nos projetos atuais de decoração.

Principais elementos da Arquitetura Gótica 

Arcos

Arcos de volta quebrada ou os arcos de ogiva eram os mais empregados nas construções góticas

Arcadas

Representam uma sequência de arcos sustentados por colunas e geralmente eram encontrados nos claustros. 

Vitrais

Pedaços de vidros coloridos e com temas religiosos. Foram muito usados pois permitiam maior entrada de luz nas construções. 

Rosácea

Elemento decorativo circular e colorido preenchido com vitrais usado nos portais de entradas das igrejas. Assim como os vitrais, também permitiam maior entrada de luz.

Abóbodas

As abóbodas são estruturas côncavas utilizadas nos tetos e as mais utilizadas foram as abóbadas de cruzaria. 

Florão

Em forma de flor e feitos em pedra, eram colocados em locais altos do exterior das construções.

Arcobotante

Estrutura em forma de meio arco que eram utilizadas para conferir maior sustentação às altas construções góticas. 

Gárgulas

Estrutura situada nas calhas dos telhados com o intuito de escoar água. Normalmente, eram adornadas com figuras animalescas.

Principais características da Arquitetura Gótica

  • Temas religiosos
  • Arte monumental e suntuosa
  • Verticalidade das construções
  • Torres pontiagudas e esguias
  • Grande ornamentação
  • Paredes mais finas e leves
  • Maior número de janelas e portas
  • Grande iluminação interior
  • Planta arquitetônica com formato de cruz latina

Arquitetura Gótica na Europa

  • Basílica de Saint-Denis – França
  • Catedral de Sevilla, Espanha
  • Catedral de Colônia, Alemanha
  • Catedral de Notre-Dame, França
  • Catedral de York, Inglaterra
  • Catedral de Milão, Itália
  • Catedral de Santo Estêvão em Viena, Áustria

Arquitetura Gótica no Brasil

No mesmo período em que a Arquitetura Gótica surgiu, nenhuma construção foi erguida no Brasil com essas características. Portanto, ao falar nesse tipo de arquitetura no país, na verdade, falamos de “neogótico”.

As principais construções que carregam características desse estilo no Brasil são:

  • Catedral da Sé (SP)
  • Palácio da Ilha Fiscal (RJ)
  • Catedral de Petrópolis (RJ)
  • Catedral Metropolitana de Vitória (ES)
  • Catedral de Santos (SP)
  • Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem (MG)
  • Igreja do Santuário do Caraça (MG)
  • Catedral Metropolitana de Fortaleza (CE)

Arquitetura Gótica em projetos atuais

Agora que você já leu bastante sobre o tema, que tal ver como aplicar esses conceitos em projetos atuais? Certamente essas dicas serão valiosas se você pensa em se especializar em Arquitetura Gótica.

Esses tipos de construções carregam história e despertam a imaginação. Dessa forma, trazem ideias para compor ambientes contemporâneos. Novas formas, superfícies, cores e texturas para inovar na decoração farão a diferença nos seus projetos como Arquiteto e Urbanista.

Pé direito alto

Esse modelo de construções, com alturas impressionantes e paredes mais leves, foi um marco. Isso permitiu que a edificação fosse aproveitada de outras maneiras e pode ser uma ótima alternativa para projetos atuais.

Arquitetura Gótica Suave

Se você pretende realizar projetos antenados com as redes sociais, essa pode ser uma excelente iniciativa. Esse tipo de ambiente apresenta paredes com tons mais fechados e escuros, tendendo para o cinza-chumbo, preto, azul-marinho e verde-musgo.

Já na decoração, vale investir em objetos de brechós e antiquários, por exemplo. A decoração é nada óbvia e conta com elementos clássicos e rebuscados, combinados a objetos divertidos e coloridos.

Detalhes

Nesse ponto, vale se inspirar no interior das catedrais e igrejas da época. Essa estética é composta por elementos com muitos detalhes, texturas e desenhos graciosos, que ao mesmo tempo são discretos e combinam com um cômodo claro e calmo.

Minimal Gothic

Nessa proposta os elementos podem ser o centro das atenções. As paredes coloridas ou cheias de detalhes perdem espaço para tonalidades sólidas e cores como o branco, o gelo e o bege.

Gostou? Então não se esqueça, como nós NUNCA devemos esquecer, de ver outros conteúdos da Voompcomo 5 filmes que todo estudante de Arquitetura deve assistir .

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.