InícioGraduaçãoAs matérias do curso de Medicina Veterinária

As matérias do curso de Medicina Veterinária

Quer saber um pouco mais sobre a faculdade de Medicina Veterinária? Que tal conhecer as matérias do curso?

Nos últimos anos, o mercado brasileiro de Medicina Veterinária se popularizou de maneira bem expressiva. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Pet Brasil, o país figura como o segundo principal mercado pet no mundo. Ao mesmo tempo, o setor empregou cerca de 2 milhões de brasileiros. Confira a pesquisa na íntegra aqui.

Essa valorização da área está relacionada à mudança dos hábitos culturais da sociedade brasileira. Em outras palavras, com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros e a diminuição do número de filhos, a procura por amigos de estimação cresceu. Como resultado, a busca por profissionais dessa área se popularizou. 

Para você que está planejando fazer parte desse mundo, o que acha de descobrir quais são as matérias do curso de Medicina Veterinária?  

Então, separe alguns minutos do seu tempo e venha com a gente!

Os primeiros anos

Antes de tudo, vale lembrar que a matriz curricular do curso de Medicina Veterinária varia conforme a faculdade ou universidade. A instituição de ensino pode alterar o nome das disciplinas e a ordem que elas são administradas. Portanto, é sempre válido lembrar de estudar a grade curricular de cada lugar para analisar se ela atende às suas expectativas.

Todo mundo sabe que os primeiros anos de graduação são voltados para matérias bem teóricas. Dessa maneira, os estudantes receberão um conteúdo essencial para terem um conhecimento de base sólido e se tornarem excelentes profissionais.

Confira abaixo algumas das principais matérias dos dois primeiros anos:

Bioquímica

A Bioquímica é a área da biologia e química que realiza os estudos de todas as transformações moleculares que acontecem no interior de uma célula. Do mesmo modo, essa matéria também estuda e analisa todas as suas estruturas e organizações. Portanto, todos os processos químicos que ocorrem nos seres vivos são abordados na Bioquímica.

Biofísica

Matéria da ciência que coloca em prática todas as teorias e métodos da física a fim de solucionar questões que envolvem as ciências biológicas. Os níveis estudados são diversos, entre eles:

  • Molecular;
  • Celular;
  • Ecológico;
  • Genética;
  • Reprodução.

Sendo assim, a biofísica procura unir a Biologia e a Física para explicar as reações e transformações energéticas que ocorrem em um ser vivo e no ambiente que ele ocupa.

Embriologia 

Essa área da biologia estuda o desenvolvimento embrionário dos seres vivos. Em outras palavras, ela analisa todo o processo de formação do embrião, desde o seu desenvolvimento inicial, a partir de uma célula, até a origem de um novo ser vivo.

Anatomia Veterinária

Uma matéria muito importante da Medicina Veterinária é a Anatomia Veterinária. Ela é o ramo da ciência que analisa e pesquisa a estrutura e o desenvolvimento dos organismos dos seres vivos. Essa matéria engloba diversos estudos teóricos e práticos sobre os órgãos e os sistemas dos animais. Nesse sentido, os sistemas cardiovasculares, gástricos, pulmonares e, entre outros, são alguns dos campos de estudo. 

Biologia Celular

Essa disciplina da Biologia tem como principal foco de estudo as células, as suas estruturas e as suas funções. Ou seja, ela é essencial para a melhor compreensão e entendimento do funcionamento dos organismos.

Ecologia

Matéria que também faz parte da Biologia e proporciona os estudos das relações entre seres vivos e o meio ambiente.

Sociologia Geral e Rural

Área da sociologia que realiza o estudo da vida social em áreas não urbanas ou metropolitanas. De maneira mais específica, essa disciplina é uma especialização voltada para a convivência do homem com áreas de características ecológicas ou que diferem da organização de uma cidade.

Imunologia

A imunologia é a ciência encarregada de estudar o sistema imunológico e as suas principais funções. Dessa maneira, ela engloba todos os processos relacionados à defesa do organismo contra organismos estranhos. Portanto, ela permite o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de doenças e alergias.

Microbiologia Veterinária

Área da Medicina Veterinária que engloba todos os mecanismos e diagnósticos relacionados à alguma doença. Além disso, essa matéria aborda o estudo das reações do organismo de um ser vivo com microorganismos responsáveis por alguma doença específica. 

Parasitologia Veterinária

A Parasitologia veterinária é a disciplina que estuda os  parasitas animais, principalmente as relações entre os parasitas e hospedeiros animais. 

Nutrição Animal

Essa disciplina irá abordar o conjunto de processos que o organismo animal realiza ao ingerir algum alimento. Além disso, ela também analisa os nutrientes disponíveis nos alimentos ingeridos pelos animais, com a intenção de utilizá-los para seu crescimento e produção.

Os anos finais

Após dois anos de matérias teóricas e de base, o curso de Medicina Veterinária começa a apresentar matérias relacionadas à prática da Clínica Veterinária. Ao passo que a partir do terceiro ano, os estudantes começam a ter a oportunidade de realizar as primeiras aulas de práticas hospitalares, além de aprenderem a realizarem exames clínicos. Confira as principais disciplinas, dos últimos anos, do curso de Medicina Veterinária abaixo:

Anatomia Patológica Veterinária

Matéria que explora os estudos de diagnósticos de doenças, baseando-se nos resultados de exames. 

Patologia Clínica

Essa disciplina possui como objetivo a realização e interpretação de exames laboratoriais. Em outras palavras, ela prepara os alunos para a realização de um diagnóstico correto e para o acompanhamento de várias doenças.

Diagnóstico por Imagem

Área da Medicina Veterinária que opera equipamentos tecnológicos para conseguir imagens do interior do corpo do animal. Por meio dela, é possível identificar anomalias e doenças.

Técnica Cirúrgica

Matéria que faz a introdução dos alunos à prática de cirurgias. 

Inspeção de Carnes e Derivados

A área de inspeção de carnes e derivados busca ensinar as exigências necessárias para preencher os requisitos mínimos da qualidade das carnes. Além disso, essa disciplina acompanha as transformações culturais e econômicas no Brasil, buscando atender toda a população humana.

Clínica Médica e Cirúrgica de Animais

A matéria Clínica Médica e Cirúrgica de Animais oferece um programa de atividades práticas, em que os alunos possam aplicar todo o conhecimento teórico adquirido ao longo dos primeiros anos. Como resultado, os estudantes se tornam aptos a realizar cirurgias em animais de pequeno e grande porte. 

Teriogenologia de Grandes Animais

Essa disciplina da Medicina Veterinária visa compreender e aprofundar os conhecimentos a respeito da reprodução animal em grandes animais. Ao decorrer dos estudos, os alunos poderão compreender distúrbios e alterações que afetam o sistema reprodutivo dos animais de grande porte.

O último ano

Após 04 anos de muita teoria e prática, os estudantes dedicam o seu último ano ao estágio supervisionado e ao famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Algumas instituições podem oferecer matérias e atividades complementares. A realização do estágio varia de acordo com cada instituição de ensino, podendo ser realizado em clínicas, hospitais, empresas, entre outros.

Estágio Obrigatório

Como o próprio nome sugere, o estágio obrigatório é essencial para finalizar a graduação de Medicina Veterinária. Assim como, os alunos recebem o diploma somente após tê-lo completado. A carga horária determinada para o estágio varia de acordo com cada instituição.

 Atividades Complementares

Disciplina que abrange obrigações que não são disponibilizadas na grade curricular, com o intuito de agregar experiências complementares aos alunos. O seu objetivo é auxiliar no desenvolvimento social e profissional do estudante. As atividades  podem variar, mas as mais comuns são palestras, cursos online, workshops, entre outras.

Trabalho de Conclusão de Curso

O famoso Trabalho de Conclusão de Curso ou TCC é realizado na conclusão da faculdade de Medicina Veterinária, ele é essencial para a formação do aluno. O trabalho consiste em uma produção de finalidade acadêmica e, geralmente, é apresentado no formato de monografia. 

E aí? Você se sentiu como um aluno de Medicina Veterinária?

Agora que você já descobriu algumas das matérias mais importantes da faculdade de Medicina Veterinária, você já pode começar a analisar se esse curso é para você. Caso ainda esteja com algumas dúvidas sobre qual caminho seguir, separamos uma matéria super especial para você. Confira abaixo.

Como descobrir qual graduação mais combina com você.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.