InícioGraduaçãoAdministraçãoCarreira de Administração: habilidades de liderança importantes

Carreira de Administração: habilidades de liderança importantes

Você sabe quais são as habilidades de liderança mais importantes para a carreira de Administração?

Antes de mais nada, o que você acha? Qual seria a sua resposta? 

Já que o importante aqui é trazer respostas concretas para qualquer uma de suas dúvidas em relação ao mundo acadêmico e futuras profissões, vamos agilizar o assunto e mostrar que a resposta é um grande “Sim”.

Em uma carreira de Administração, as habilidades de liderança são importantes?

Logo, o curso de administração de empresas ajuda muitas pessoas a melhorarem seus skills de liderança. Todavia, podem também trabalhar do zero o perfil de um indivíduo visando ensiná-lo a tomar decisões ou a extrair o melhor de colegas e comandados em determinada situação.

O que são as habilidades de liderança na carreira de Administração?

Contudo, a dúvida permanece e é super importante explicarmos melhor. 

Entretanto,  se formos analisar por um lado não parece uma pergunta muito clara. Já que no mundo em que vivemos a liderança já pode ser considerada um tipo de habilidade individual. Não é mesmo?

Afinal, uma pessoa que está à frente de outras e possui capacidades de gerenciamento desses recursos humanos é o que chamamos de líder ou pessoas com capacidade de liderança. Entretanto, existem diferentes tipos de lideranças. Assim, como habilidades diferentes que permitem liderar equipes e pessoas. Todas elas fundamentam para a carreira de Administração.

Sobre os tipos de liderança na carreira de Administração

Resumindo, vamos trazer aqui os tipos de liderança quanto aos momentos em que um verdadeiro líder aparece – o que pode ocorrer em momentos de alta pressão e por mérito desta pessoa que se destaca.

Líder situacional ou momentâneo

É o tipo de liderança que surge em momentos de grande pressão e quando a equipe tem demandas a serem realizadas. Mas encontram problemas. Nessas horas surgem pessoas de comando e que analisam uma situação de forma ampla e rápida.

Líder hierárquico

A liderança do tipo hierárquica pode ser considerada a mais comum do mercado de trabalho. Em suma, ela não remete a uma posição natural. Na verdade, ela é imposta pelo setor ou organização. Algo que as pessoas dentro de uma empresa aceitam em função da organização das atividades. Costuma ser considerada insatisfatória e bastante contestada.

Líder democrático

Eleito entre os seus pares, este tipo de líder é a escolha da maioria. Seja pelas suas características singulares no meio de todos ou pura simplesmente por preferências. Assim como o Hierárquico, costuma ser contestado.

Líder agregador

É como um pai. São muitas vezes encontrados em equipes jovens onde um profissional mais velho ou experiente agrega ao redor de si as demais mentes.

Líder pelo exemplo e competência técnica

Neste caso, a cabeça pensante do grupo é o líder. Comparado aos demais membros ele tem habilidades técnicas melhores e é o mais capacitado. Além disso, ele pode alçar a posição de líder mediante uma atitude de coragem quando demonstrou exemplo de qualificação ou atitude em relação à falta de iniciativa dos demais colaboradores da empresa. 

Líder coaching

Um dos casos mais incríveis de liderança vem da pessoa que possui a habilidade de explorar ou tirar o melhor de cada indivíduo fazendo com que o todo funcione em perfeita harmonia para um projeto ou ação.

Enfim, existem outros tipos de lideranças e formas de exercê-las. Certamente, todas elas são vitais para o cotidiano das organizações. Ou seja, importantes para o curso e para a profissão de administrador.

Entendendo algumas habilidades de liderança na carreira de Administração

Dando sequência ao nosso post e consolidando os argumentos de nossa pergunta-chave, vamos falar agora sobre algumas habilidades de liderança na carreira de Administração.

Resumindo, e falando de forma clara, pessoas para estarem na posição de líderes devem demonstrar de forma natural algumas competências.

Boa comunicação oral e escrita

Sempre é importante para um futuro líder saber se expressar e escrever. Quando falamos isso, não queremos dizer que a pessoa tem que ser um rei ou uma rainha da gramática, ou sintaxe. 

Entretanto, estamos falando aqui da pessoa que é clara e sabe verbalizar e escrever o que pensa. Uma pessoa com habilidades funcionais na hora de falar ou redigir.

Conhecimento ou domínio técnico

Definitivamente esta habilidade é um grande trunfo para futuros líderes. Certamente, uma pessoa com grande conhecimento e domínio técnico para utilizá-lo acaba se destacando no que faz. Por isso, estude e se comprometa. Conhecimento é poder.

Inteligência emocional

Se você tem paciência, sabe escutar críticas e lidar com as pressões do dia a dia. Seja bem-vindo a um passo da liderança. 

Atualmente, pessoas que conseguem demonstrar empatia enquanto conseguem conter sentimentos de raiva, frustração, derrota e até euforismo em relação às demais pessoas do ambiente administrativo chamam a atenção de forma positiva.

Mostrar o seu lado humano é super positivo, a questão é medir isso e saber conter os excessos. Portanto, sem choro ou gargalhadas. Empresas não são locais para comportamentos descontrolados.

Capacidade de motivar pessoas

Um líder move pessoas. Em suma, elas são tão difíceis de mover quanto as montanhas. Portanto, se você consegue motivar pessoas ou tirá-las de uma situação de falta de rumos ou apatia rumo a um foco, um projeto e todo o tipo de coisas que acontecem no cotidiano corporativo, saiba que está indo pela direção certa.

Portanto, saber tirar o melhor e, somente, motivar pessoas te faz um farol em meio a uma empresa que está sem uma luz para guiar.

Quer ser um líder na carreira de administração de empresas?

Se a resposta é sim, leia mais sobre o assunto. Teste e treine as suas habilidades de liderança e não esqueça que sua prova de fogo costuma acontecer quando se menos espera. 

Afinal, líderes nascem e são construídos em situação adversas.

Leia mais:

Conheça os cursos da Academia Tech

Como escolher a melhor faculdade EAD

Como aproveitar melhor a faculdade EAD

Quais as áreas de atuação da Arquitetura de Dados?

Qual é a duração do curso de Desenvolvimento Back-end?

O que precisa saber para entrar na faculdade de Arquitetura de Dados?

O que é a lei da cibersegurança?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.