InícioDicasOrientação vocacionalCarreira em Y: o que você precisa saber

Carreira em Y: o que você precisa saber

Se você já ouviu falar sobre carreira em Y, mas tem dúvidas sobre o que realmente se trata, a Voomp preparou este texto para ajudá-lo a entender tudo o que você precisa sobre o assunto. 

É de conhecimento geral como os caminhos tradicionais da evolução de carreira sempre se direcionavam aos cargos de gerência. Durante muitos anos, a concepção de cargo gerencial foi sinônimo de sucesso. Nesse sentido, caso uma pessoa não alcançasse esse patamar, a ela restaria a estagnação na posição ocupada e, possivelmente, a demissão.

Diante desse cenário, muitos profissionais se viam limitados a um padrão linear. Nesse padrão, havia, no “topo da pirâmide”, uma posição que demandava um determinado perfil. Ora, se o único caminho de sucesso exigia um profissional com qualidades de um líder e gestor, como ficavam os profissionais com outras competências e vocações? 

Nesse sentido, reconhecendo a importância da diversidade para o funcionamento de uma organização, cria-se o conceito de carreira em Y. Essa mudança surgiu com o objetivo de ressignificar a ascensão profissional. Além disso, busca oportunizar outros muitos indivíduos a contribuírem no crescimento da empresa, bem como em seu sucesso. 

O que é carreira em Y?

Antes mesmo de falarmos sobre carreira em Y, é importante entendermos o motivo do surgimento desse modelo. Como vimos anteriormente, foi a partir de um determinado padrão que esse desenho ganhou forma e espaço no mercado de trabalho.

Durante muito tempo, a evolução linear de carreira foi a protagonista nas corporações. Em outras palavras, a partir de promoções — que eram resultados do esforço e bom desempenho do profissional — o funcionário crescia rumo ao cargo gerencial. Nesse sentido, atribuía-se ao profissional com função gerencial o “título de sucesso”. 

Problemas da evolução linear de carreira

Este modelo de evolução linear de carreira passou a apresentar diversos problemas. Veja, como exemplo, alguns listados pelo site gestaodeequipes.com.br:

  • Não valoriza a diversidade de perfis pessoais e competências apresentadas pelos colaboradores, muitas delas essenciais para o sucesso de uma empresa;
  • Não é necessário ser um grande estatístico para perceber que a quantidade de postos gerenciais é menor do que a de funções para liderados. Uma equipe de várias pessoas pode ser conduzida por um único líder. Logo, faltariam cargos de liderança para um percentual considerável de profissionais competentes;
  • Nem sempre um colaborador, mesmo que extremamente competente, se identifica com uma função de liderança ou a almeja. Isso não deve significar que ele é um profissional estagnado ou que não merece a devida valorização;
  • Muitos apresentavam interesse em assumir cargos gerenciais devido ao status e benefícios diferenciados. Porém, sem real identificação com a função;
  • Para reconhecer o comprometimento de um colaborador esforçado, muitas empresas o promovem a uma função gerencial sem que ele tenha o perfil apropriado para o cargo. O resultado é o estresse por realizar atividades incompatíveis com seu perfil e a impossibilidade de produzir resultados satisfatórios para a companhia — uma situação desgastante e insatisfatória para ambas as partes.

Foi a partir desses e de muitos outros problemas que a carreira em Y ganhou forma. Assim, percebeu-se, nas limitações do primeiro modelo, a necessidade de desenhar um outro que levasse em conta a diversidade, ou seja, as aptidões e vontades de cada profissional. 

Carreira em Y: como funciona?

Como você deve ter percebido, esse modelo permite que o profissional não limite seu crescimento na empresa rumo ao cargo gerencial. Na carreira em Y, o indivíduo conta com a possibilidade de progredir profissionalmente em diferentes áreas. A área técnica de um setor específico é um excelente exemplo. 

Com isso, o profissional poderá contará com três vantagens:

  • exercer o cargo com o qual se identifica;
  • desenvolver as suas aptidões trabalhando com o que gosta;
  • ser tão reconhecido e valorizado como aqueles que ocupam cargos gerenciais. 

Para elucidar, a Universidade Norte do Paraná (Unopar) traz um exemplo interessante. Imagine que você esteja cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas e comece a trabalhar nessa área. Ao ser reconhecido pelo seu excelente desempenho, a empresa consegue te promover a um cargo superior. Em algum momento, considerando a sua performance, a única alternativa é o cargo gerencial, no qual você deverá agir como gestor e líder de equipes.

Se considerarmos a sua então atuação na área de TI e seu desejo em aprimorar a sua formação com cursos e especializações, o modelo de carreira em Y é o ideal. De acordo com a Unopar, trata-se de uma alternativa que permite você atuar na sua área de formação, como especialista, ganhando bons salários e benefícios, ou se tornar gestor.

Vantagens para o profissional

A Faculdade Anhanguera também se preocupa em trazer sempre informações importantes sobre diferentes temas. Em relação à carreira em Y, a instituição destaca algumas vantagens desse modelo para o profissional. Veja dois exemplos:

Aprimoramento de competências

Nesse ponto, é possível ressaltar o desejo dos profissionais em aprimorar as suas respectivas competências. Além disso, muitos buscam ser referência em sua área. Aqui, não se considera apenas alcançar os melhores cargos como sinônimo de sucesso de carreira. Considera-se, também, exercer as suas competências em um ambiente promissor onde o indivíduo poderá se sentir realizado como profissional.

Ascensão de carreira

Aqui, a Faculdade Anhanguera recorda uma pesquisa realizada pela Robert Half que traz um levantamento interessante. Os dados demonstram que 81% dos recrutadores afirmam a carência de profissionais qualificados nas empresas. Nesse sentido, considerando a alta procura por profissionais capacitados, “maiores são as chances de ascensão e de encontrar um mercado receptivo para as suas habilidades”. É por esse motivo que investir no seu desenvolvimento profissional é imprescindível para seu crescimento no mercado.

Carreira em Y: o seu ideal

Primeiramente, é importante pensar nos seus objetivos profissionais. Caso você tenha se identificado com o que conversarmos sobre a carreira em Y, talvez seja a hora de você traçar planos nessa direção. A Voomp tem certeza de que você se sentirá realizado pessoal e profissionalmente!

Se você gostou desse texto, te convidamos a conhecer também sobre o tema: Qual a importância do perfil no Linkedin atualizado? Boa sorte e até logo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.