InícioDicasMercado de trabalhoCarreiras jurídicas: 3 opções em alta para 2021

Carreiras jurídicas: 3 opções em alta para 2021

Veja aqui as 3 carreiras jurídicas em alta para 2021, e acompanhe conosco tudo sobre as excelentes oportunidades que apareceram na área da advocacia.

Apesar de o Direito ter uma grande gama de profissionais no mercado, estar em sintonia com campos de atuação que demandam especialistas é sempre uma excelente opção para quem deseja se destacar na carreira. Ou seja, todos os anos, por conta dos cenários externos, as áreas do Direito são mais ou menos requisitadas. E esse movimento acontece tanto nas empresas, escritórios e organizações sociais, quanto nos órgãos públicos.

Nessa matéria, preparamos as melhores informações de 3 opções de carreiras jurídicas que estão em sintonia com o mercado de trabalho em 2021. Então, fique por aqui para vermos juntos essas possibilidades.

Reconhecimento profissional e especialidades do Direito

Não só por meio do MEC, o Ministério da Educação, como também, pela OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil, o curso e as especialidades dentro do universo do Direito são regulamentados, fiscalizados e apoiados por essas entidades.

É importante checar o aval do órgão máximo da educação no Brasil dos cursos e das universidades. Ou seja, para entrar no mercado de trabalho, é necessário ter um diploma expedido por faculdades realmente credenciadas.

Por fim, podemos sugerir três grandes centros universitários que oferecem bolsas de estudo e convênios para inserção do aluno no mercado de trabalho: a Anhanguera, a Pitágoras e a Unopar possuem diferentes módulos de ensino e a graduação em Direito.

Mercado de trabalho e as 3 carreiras jurídicas em alta para 2021

Segundo dados do Colégio Notarial do Brasil, o número de inventários sofreu um acréscimo de 44% no ano de 2020. Por isso, todos os itens que costumam acompanhar esse processo recebem agora especial atenção no nosso país. Esse aumento direciona e muito as carreiras jurídicas e se conecta com áreas como: partilha de bens, herança, tributos e testamento.

Essa avaliação pode ser ainda mais robusta e definir mais atuações, tendo em vista novos fatores, como:

  • Mudança da percepção sobre a morte e seu âmbito burocrático;
  • Alterações constantes na legislação tributária;
  • Novas decisões judiciais que interferem na esfera previdenciária;
  • Novas leis trabalhistas e outros.

Portanto, é importante partir desse cenário e ver a seguir as 3 opções de carreiras jurídicas que estão em alta em 2021.

Carreira no Direito do Trabalho e Previdenciário

Geralmente, as áreas do trabalho e da previdência são complementares nos quesitos de leis, normas e jurisprudências. É a partir daí que a advocacia especializada nesses dois campos pode abrir excelentes portas no mercado de trabalho.

Por inúmeras razões, a Justiça no Brasil está repleta de processos trabalhistas, e a previdência sofreu mudanças importantes que impactaram pedidos de aposentadoria. Além disso, a mediação de interesses, por conta do volume expressivo e da morosidade processual, ganha destaque e é uma questão ímpar para a esfera do Direito do Trabalho.

Essas informações desenham o conjunto de vantagens para quem deseja atuar como advogado trabalhista e previdenciário. E colocam essas especialidades no rol das carreiras jurídicas em alta para 2021.

O Direito Tributário como uma das carreiras jurídicas promissoras para 2021

Conforme uma ampla pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação em 2019, foi constatado que existem 403.322 normas tributárias em vigor no Brasil. Atualmente, em 2021, esse número pode ser ainda maior. E tende a se modificar com reformas que são esperadas para aprovação no Congresso.

Tanto as atualizações e reformas, quanto a noção das especificidades dessas normas, abrem um campo enorme de atuação no Direito. Logo, não há como negar que o Direito Tributário está em alta. Por isso, investir nessa carreira da advocacia é uma boa ideia se a sua praia é mergulhar nas regras de impostos.

Vagas em empresas, escritórios de advocacia e contábeis, indústrias e organizações sociais, além de concursos que focam essa matérias. As oportunidades no mercado de trabalho são muitas, e é fato que elas requerem cada vez mais advogados especialistas dos tributos.

Direito Imobiliário e a questão das heranças e inventários

Como já vimos, a pandemia trouxe certa mudança na percepção sobre as questões burocráticas dos inventários e das heranças. Não só as pessoas foram levadas a tratar desses assuntos, como também procuraram itens de relevância do Direito Imobiliário, como realização de testamentos e doações em vida.

Por isso, houve aumento da demanda de especialistas que tenham bons conhecimentos de Direito Imobiliário. E segundo a tabela de honorários da OABSP, as ações de inventário, partilha de bens e arrolamentos devem render, no mínimo, 8% sobre o(s) valor(es) dos bens para um advogado contratado nesses casos.

A atuação profissional deve ser bem feita. Nesse sentido, o profissional vai analisar, propor e fazer documentos. Também, vai tratar de impostos específicos devidos e mediar possíveis conflitos.

É muito importante conhecer os meandros da área para representar o cliente e seus interesses. Assim, as leis específicas e as jurisprudências dos tribunais são conhecimentos fundamentais para trabalhar com o Direito Imobiliário.

Estágio no Direito e as possibilidades de inserção no mercado de trabalho

O estágio no Direito é obrigatório. Todavia, essa ferramenta de prática profissional é um excelente aliado para se inserir no mercado de trabalho. Daí, o aluno pode aprender na vida real e já direcionar a sua carreira em setores específicos.

Dessa forma, um estudante que queira aprender mais sobre o Direito Tributário, por exemplo, poderá procurar estágios que concentrem atividades nesse universo. Ainda, é muito importante que você escolha universidades comprometidas com a carreira de seus alunos. Por isso, veja se a faculdade escolhida dispõe de atividades extracurriculares e disciplinas de prática.

E agora que você já conhece bastante das 3 carreiras jurídicas em alta para 2021, clique aqui e leia uma matéria que fala tudo sobre a advocacia do futuro. Ou seja, as mais importantes tendências do Direito diante da era digital!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.