Ciência de Dados na Unopar é bom?

Felipe Cortinas
Comunicador, jornalista, documentariasta e analista de marketing. Especializado em SEO e em estratégias de marketing inbound.Experiência como social media e criação de designs e vídeos em campanhas publicitárias.Gerenciamento de campanhas de Google Ads e SEO Local. Criação de sites e lojas online.Fotógrafo de eventos, videomaker e documentarista.
1

O curso de Ciência de Dados na Unopar foi desenvolvido com o objetivo de capacitar os profissionais em diversas competências relevantes para a profissão, nesse sentido este artigo vai te mostrar o quanto esse curso que a instituição oferece é bom.

Durante esse tipo de graduação, serão apreendidos os conhecimentos mais relevantes para que o aluno saia da faculdade Unopar sabendo criar códigos, organizar bases de dados e desenvolver todos os processos relacionados ao aprendizado de máquina, amplamente conhecido como machine learning.

Para você ser um profissional altamente qualificado em Ciência de Dados e possa exercer sua profissão o melhor possível, a Unopar busca atender todas as demandas do mercado voltadas para os profissionais da área. De modo, que todos os alunos possam sair capacitados e prontos para atuar em organizações públicas e privadas de diversos setores da indústria.

Ao fazer Ciência de Dados na Unopar você aprenderá a valorizar os dados e informações

Como a Ciência de Dados é um campo amplo e difuso, por consequência, ele se torna muito difícil de aprender. Sem motivação adequada, é provável que você acabe parando o curso no meio do caminho. Porém, quando isso acontece, na maioria das vezes, a falha é com o ensino e não com você.

Isso acontece porque a maioria dos alunos precisa de algo que os motive a continuar aprendendo, mesmo quando você estuda até tarde da noite e você começa a não entender as fórmulas corretamente, ou quando busca sentido nas redes neurais. O que você precisa é de algo ou alguém que procure ajudar as conexões entre estatística, redes neurais e álgebra linear. Nesse sentido, os professores da Unopar te orientam e preparam para tudo que virá a seguir, além de dar todo suporte para as dúvidas e questões mais pertinentes.

Os estudos na Unopar

Para motivar os alunos a criarem uma maior afinidade pelos dados, a Unopar faz os alunos criarem e desenvolverem projetos por conta própria, de maneira que eles possam impulsionar seu aprendizado e ainda ensinar na prática os desafios da profissão na Ciência de Dados.

Cada aluno escolhe o ponto de entrada que possui mais afinidade ou interesse, como, por exemplo, prever o mercado de ações ou até mesmo realizar simulações de empréstimos. Dessa forma você começará a codificar os primeiros programas mais simples de modo que comece a entender a dinâmica e aplicabilidade da Ciência de Dados. E, enquanto isso, os profissionais da faculdade irão auxiliar em seu desempenho, usando aquilo que você possui melhor afinidade, para poder aprender e se motivar com a Ciência de Dados.

Então, a faculdade Unopar te ajuda a encontrar o que você mais quer aprender nesse segmento. E a vantagem de aprender e trabalhar com a Ciência de Dados é que existem infinitas coisas interessantes nas quais você pode trabalhar e aprender. É tudo uma questão de perguntas e respostas e no ambiente virtual da instituição você poderá fazer a pergunta que quiser relacionada à Ciência de Dados que será respondido(a). Para resumir, na Unopar você terá um maior controle de seu aprendizado, de maneira a adaptá-lo ao que você pretende fazer e não o contrário.

Na Unopar você aprende Ciência de Dados fazendo

Aprender sobre machine learning, algoritmos e redes neurais é importante para conseguir um ótimo cargo na Ciência de Dados. Afinal, conhecer técnicas de ponta te colocará na frente de diversos profissionais em processos seletivos da área. Porém, a maior parte do trabalho do cientista de dados não envolve apenas isso, também existe muito trabalho operacional que deve ser feito e que não é tão interessante assim. Pensando nisso, a Unopar já te prepara com a execução de algumas tarefas que fazem parte do trabalho de um cientista de dados ativo.

Do mesmo modo, você vai aprender na prática como executar uma limpeza de dados efetiva, já que 90% do seu trabalho no segmento será desse tipo. Outro fator importante ensinado, é que conhecer bem os algoritmos é mais importante do que saber pouco sobre muitos algoritmos, e isso é mostrado na prática para os alunos do curso de Ciência de Dados da Unopar. E, na maioria das vezes, os algoritmos que serão usados virão de uma versão de biblioteca, você raramente criará do zero as próprias implementações, já que é necessário bastante tempo para isso.

Isso significa que, a melhor forma de aprender é realizando projetos. Ao fazer isso, você aprenderá habilidades que são imediatamente úteis e aplicáveis. Os cientistas de dados que estão na ativa precisam conhecer os projetos do início ao fim, e a maior parte desse trabalho se baseia em gerenciar e limpar os dados. Trabalhar em projetos da faculdade Unopar será a melhor maneira de aprender trabalhando, além de ser uma ótima maneira de construir seu portfólio profissional.

Ao fazer Ciência de Dados na Unopar você aprenderá a comunicar ideias de forma correta e efetiva

Como os cientistas de dados constantemente precisam apresentar os resultados de suas análises para outras pessoas, aprender a fazer isso de forma correta poderá ser a diferença entre um bom e um ótimo cientista de dados. Isso acontece porque a análise de dados só tem valor em um contexto de negócios, onde você precisa conseguir convencer as pessoas da empresa a agir conforme o que você descobriu.

Parte do que se baseia na comunicação de insights é entender o tópico e a teoria em questão, pois você nunca será capaz de explicar para os outros algo que não entendo por si só. Outra parte é entender como organizar claramente seus resultados, e depois explicar sua análise com clareza. É difícil ser bom(a) em comunicar certos conceitos complexos para aqueles que não possuem conhecimento na área, por essa razão a Unopar incentiva que os alunos sejam ativos em comunidades como Quora, GitHub e os fóruns internos da instituição. Para que aprenda a compartilhar as suas ideias e conclusões desde a graduação.

Se você precisa de uma certificação de Ciência de Dados em seu currículo a Unopar é a melhor solução, a duração do curso é de dois anos e meio com uma grade curricular completa. Após a graduação o profissional poderá atuar em empresas de tecnologia, hospitais, no mercado financeiro e até mesmo órgãos públicos. Para ingressar no curso superior em Ciência de Dados da Unopar é possível realizar o vestibular da instituição ou usar sua nota do Enem. Você também poderá escolher, dependendo de sua localidade escolhida, se você realizará o curso na modalidade de ensino à distância ou semipresencial.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.