InícioPós-graduaçãoGestão de PessoasCoaching educacional: saiba mais sobre a área

Coaching educacional: saiba mais sobre a área

Em resumo, um coaching educacional é o profissional que pode ajudar professores e alunos a evoluir e vencer as dificuldades.

De acordo com a ICF (International Coach Federation), o setor de coaching no Brasil chegou a crescer 300% nos últimos quatro anos. Afinal, este é um segmento que atrai milhares de profissionais que desejam mudar e buscar um novo posicionamento em sua carreira. Como essa profissão é bastante comum no ambiente empresarial, acaba por atingir o meio escolar. Esse, por sua vez, acaba sendo conhecido como o coaching educacional. E a profissão ainda mostra para muitos estudantes como vale a pena trabalhar com educação hoje em dia. Essa carreira se encontra em plena ascensão mundial e muitas instituições de ensino adotaram esse modelo como uma forma de motivar seus profissionais. Como consequência disso, o desempenho dos alunos também irá melhorar bastante.

Além disso, o coaching educacional é uma excelente área para uma especialização. Assim, a profissão cresce juntamente com a necessidade de qualificação e ensino, de maneira que objetivos pessoais possam ser atingidos mais facilmente. Portanto, são oferecidas ótimas oportunidades em diversas instituições de ensino e empresas.

Na realidade, o coach é o responsável por ajudar as pessoas a definir metas, desenhar estratégias e gerenciar projetos. Logo, como a maioria das metas atuais passa pela educação e desenvolvimento de competências, o profissional do coaching educacional ganha cada vez mais espaço no concorrido mercado de trabalho. Dessa forma, a escola também é um ótimo ambiente para a aplicação dos conhecimentos do coaching. Se utilizados por professores, por exemplo, durante as aulas serão discutidos variados aspectos do ensino, assim como as práticas educacionais, metodologias e aspectos emocionais que melhorem a interação.

O que é o coaching educacional?

De maneira geral, o coaching educacional é uma vertente da profissão que procura promover o desenvolvimento de alunos e profissionais do setor educativo. Como tal, foca em metodologias que levem em conta a realidade acadêmica em questão. Assim, o coaching educacional busca aprimorar as competências e habilidades técnicas, emocionais e comportamentais dos indivíduos. O objetivo é que esses conquistem suas metas de vida e de carreira.

É importante lembrar que o coaching educacional substitui o trabalho de psicopedagogos e não tem caráter clínico. Na verdade, o coaching educacional adota técnicas e ferramentas que ajudam as pessoas a evoluir para que possam alcançar o máximo de potencial que sua escolha profissional oferece.

Em outras palavras, o coaching educacional está muito focado em oferecer métodos para que as pessoas possam e consigam elaborar planos. Ou, até mesmo, comportamentos também. Estas ferramentas de mudança podem ser contextualizadas de acordo com a finalidade das atividades exercidas. Já do ponto de vista dos alunos, o trabalho está relacionado à tutoria e orientação para o mercado de trabalho e desenvolvimento de competências. Enquanto que, para os profissionais da educação, é mais voltado para superação dos desafios encontrados na preparação dos estudantes. Principalmente aqueles enfrentados pelos professores em diversos assuntos.

Por vezes, a principal vantagem em fazer um curso de coaching educacional é, sem dúvidas, a promoção de melhorias efetivas no ambiente educacional como um todo. Por analogia, o coaching voltado para a educação pode significar até mesmo a mudança de espaços. Sua finalidade é atuar nos detalhes oferecendo uma maior abrangência para os resultados positivos. Assim, os resultados positivos só se tornam possíveis porque o professor com formação no coaching educacional faz o uso de técnicas específicas para lidar com todos os envolvidos no sistema de ensino.

Benefícios do Coaching Educacional como uma pós-graduação

Constantemente, a pós-graduação em Coaching Educacional tem como objetivo desenvolver competências e conhecimentos importantes para a aplicação do treinamento em alunos, gestores e professores na educação. Além disso, algumas dessas habilidades incluem: gestão de equipe, escuta e, principalmente, os feedbacks. Ainda, outras funções essenciais como o gerenciamento de tempo, criatividade, inovação, produtividade, relacionamento interpessoal e outros.

Portanto, o curso é direcionado aos profissionais que já atuam na área escolar ou universitária: pedagogos, professores e diretores. Porém, quaisquer outros profissionais com nível superior e que desejam aprofundar seus conhecimentos em coaching educacional podem se beneficiar do curso. Veja algumas das vantagens em ter essa formação em seu currículo:

  • Oportunidades para crescimento no mercado
  • Desenvolvimento de novas habilidades e metodologias de trabalho
  • Capacitação profissional
  • Diferencial competitivo no mercado

Além dessas, é possível com o coaching educacional conseguir desenvolver habilidades de terceiros. Isso acontece porque o desenvolvimento individual é um excelente exemplo de trabalho de coaching educacional. De maneira a capacitar estudantes, professores e profissionais são formados para promover mudanças e perseguir seus objetivos.

O que é ensinado durante o curso?

Felizmente, o curso de pós-graduação pode ser feito na modalidade a distância, presencial ou semipresencial. Dessa forma, o estudo poderá ser realizado da maneira que for mais cômoda para você. Em contrapartida, as disciplinas da grade curricular estão relacionadas a conhecimentos dos mais variados. No entanto, focam nas melhores práticas de liderança educacional, desenvolvimento pessoal e profissional, juntamente com ensinos sobre produtividade e organização. Veja algumas das matérias da grade curricular do curso de Coaching Educacional:

  • Coaching e Programação Neurolinguística para Educadores
  • Gestão da Mudança — Como Ser um Agente de Mudança nos Ambientes Educacionais
  • Projeto de Vida do Estudante
  • Comunicação e Inteligência Emocional no Cuidado de Educação
    Coaching e Liderança na Educação — Autodesenvolvimento e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance
  • Coaching e Design Thinking como Modelos de Inovação em Educação

Para finalizar, a carga horária do curso de especialização em coaching educacional é de 400 horas, de acordo com o Ministério da Educação. Aliás, não existe mais a obrigatoriedade de elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Mas, caso o aluno queira fazê-lo, se somam 60 horas à carga horária final. Desta forma, a especialização pode ser feita do jeito que você preferir, na medida certa que precisar. Vale lembrar que os ensinos de modalidade a distância sempre são bem mais flexíveis aos alunos. Isso porque esses permitem que mesmo professores atuantes consigam realizar a especialização em coaching educacional facilmente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.