InícioDicasEstudosComo “A Arte da Guerra” pode te ajudar no vestibular?

Como “A Arte da Guerra” pode te ajudar no vestibular?

Atualmente, os textos de Sun Tzu em “A Arte da Guerra” continuam sendo um dos textos militares mais famosos do mundo. Mesmo 2.500 anos depois de terem sido publicados por seu autor, que era um conselheiro, entre a primavera e outono de 776-471 A.C.

O livro é celebrado por gurus de negócios até os dias de hoje e é muito útil para muitas áreas. Inclusive para você que pretende passar no vestibular. Mas, se você ainda não leu A Arte da Guerra de Sun Tzu, ou se já leu e pretende ver um resumo, você está no lugar certo.

Além do mais, este livro é amplamente considerado por muitos, não apenas como uma “bíblia” para o campo de batalha. Mas também uma grande fonte de lições para a vida em geral. A vida em si, assim como os estudos, é uma luta constante, não apenas para se ficar no topo. Mas também para superar desafios, como o vestibular, por exemplo.

Nesse sentido, se sujeito à interpretação pessoal, A Arte da Guerra, pode ser uma grande fonte de inspiração e orientação para estudantes que pretendem passar na faculdade desejada. No processo de vestibular, você poderá aplicar importantes ensinamentos que poderão ser aplicados tanto na vida pessoal, quanto no trabalho, como na busca por auto-aperfeiçoamento.

Sun Tzu e a Arte da Guerra: dicas que podem te ajudar no vestibular

Inicialmente, não havia líder de guerra e estrategista maior do que o general chinês Sun Tzu. Sua filosofia sobre como ser um grande líder e garantir que você vença na gestão da vida, trabalho e vestibular.

Um bom exemplo disso, pode ser explicado pelo CEO do Snapchat, Evan Spiegel. Quando se sentiu ameaçado pela invasão do Facebook no mercado, ele deu a cada um de seus funcionários uma cópia de “A Arte da Guerra”, para que eles pensassem em termos de competição implacável.

Seja de forma externa ou externa, as batalhas de um indivíduo consigo mesmo, com concorrentes ou com o ambiente. O uso deste livro oferece conselhos abrangentes para lidar com conflitos e a grande concorrência do vestibular. Confira algumas dicas que este trabalho universal pode te proporcionar.

A Arte da Guerra de Sun Tzu – Lição 1: Saiba escolher suas batalhas (ou seja, o curso do vestibular)

Antes de mais nada, “o lutador vencerá ao saber quando lutar e quando evitar a batalha”. Da mesma maneira que Sun Tzu argumenta que os exércitos só devem se engajar quando tiverem uma vantagem direta. Temos que aprender a escolher as nossas batalhas na vida real.

Assim, enquanto que uma criança pode fantasiar em se tornar um jogador profissional de esportes, bombeiro, CEO e presidente ao mesmo tempo. Porém, à medida que envelhecemos, percebemos que há limitações de tempo e recursos para o que você poderá alcançar.

Para isso, devemos saber o que podemos alcançar e em quais áreas teremos mais sucesso no vestibular. Se aproveitando ao máximo do tempo e dos recursos disponíveis para você. Então, Sun Tzu recomenda que os comandantes militares evitem espalhar muito suas forças. Pois isso tornaria o exército ainda mais fraco por toda parte.

Da mesma maneira, quando for escolher para qual curso vai prestar o vestibular, se você focar em habilidades diversas, poderá não ser bom em nada. Mas é claro que isso não significa que se você não tiver habilidades novas não irá conseguir uma boa faculdade. Mas você precisa diversificar suas habilidades de maneira inteligente.

Nos estudos, você precisa diversificar suas habilidades o tempo todo, seja escolhendo entre propostas de estudos. Ou então, priorizando solicitações acima de outras escolhas. Logo, muito do conteúdo do livro “A Arte da Guerra” se dedica a aconselhar como escolher a hora e o local corretos para resolver seu conflito.

Portanto, os ensinamentos de Sun Tzu podem ser aplicados às batalhas pessoais de nós, estudantes. Nos ajudando a compreender que o auto aperfeiçoamento não é só uma questão de pura força de vontade. Quando temos bons hábitos que queremos desenvolver, eliminar o que nos atrapalha é a melhor forma.

A Arte da Guerra de Sun Tzu – Lição 2: O tempo é crucial (principalmente nos estudos)

Primordialmente, como diz a obra “a qualidade da decisão é como a investida oportuna de um falcão que lhe permite atacar e destruir a sua vítima”. Mas você sabe o que isso quer dizer?

Nesse sentido, Sun Tzu argumenta que é importante ser extremamente prudente na escolha do momento certo de se enfrentar o inimigo. Então, ter uma boa estratégia em mente será essencial, um plano é tão importante quanto apropriado para os estudos. Ou seja, ter um bom “timing” quer dizer que por mais que você não hesite em executar quando for a hora certa. Também não se apressou, a menos que as condições favorecessem.

Por exemplo, no vestibular é essencial estar atento aos assuntos que estão em alta antes de se prestar a ele. Assim, ficando por dentro de tendências e respondendo a elas em tempo real. Seja por meio de questões ou mesmo temas de redação.

Lição 3: Tenha um plano único (seja de carreira ou vestibular)

Inicialmente, quando falamos que, “toda guerra é baseada em engano”, por mais que a citação pareça um pouco sinistra. Ela possui um significado profundo que poderá ser usado para o estudante que deseja ingressar por meio do vestibular.

Também é sabido que, se torna crucial diferenciar sua estratégia de negócios para sair por cima. O conhecido cálculo militar era feito de forma que os generais conseguissem incorporar a perspectiva única de cada um. Para que o inimigo não conseguisse antecipar nenhum plano.

Da mesma maneira, os alunos de vestibular fazem pesquisas sobre as diferentes faculdades, mas se fizerem as mesmas, suas chances de passar seriam reduzidas. Imagine se todas as pessoas optarem por seguir o mesmo plano de estudo. A concorrência ficaria acirradíssima.

Por essa razão, é importante nos desafios da vida fazer todo o trabalho de preparação, até mesmo nos estudos. Mas se você realmente pretende vencer, deve se preparar de uma maneira que seja mais ampla ou inovadora do que qualquer pessoa.

Enfim, faça uso destes conhecimentos milenares que poderão te ajudar bastante no vestibular. Desejamos boa sorte e sabedoria!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.