InícioCursinhos pré-vestibularComo as Olimpíadas podem cair no vestibular?

Como as Olimpíadas podem cair no vestibular?

Os Jogos Olímpicos foram realmente marcantes. Aposto que você, assim como eu, ficou comovido e sentiu, em meio ao caos que estamos vivendo, um certo acalanto. Mas, para além do bem-estar de ver a capacidade dos atletas, do corpo e do espírito vivo do esporte, será que você sabe como as Olimpíadas podem cair no vestibular?

Aqui, iremos falar não só sobre Tóquio 2020, mas também outros Jogos Olímpicos que ficaram marcados na História. Ainda, é importantíssimo pontuar que um evento dessa magnitude, possivelmente será pautado nos vestibulares.

Enfim, vestibulandos preparadíssimos vão aproveitar a deixa das Olimpíadas no vestibular para se informar e construir um repertório rico, se aproximando, assim, de uma redação nota mil e gabaritos impecáveis.

Vamos lá?

Como foram os primeiros Jogos Olímpicos?

As primeiras Olimpíadas aconteceram há muito, muito tempo. A Grécia antiga, em 776 a.C. sediou os primeiros Jogos. Na época, as Cidades-Estado disputavam inúmeras modalidades entre si e, por incrível que pareça, considerando o momento medieval da história, as Olimpíadas eram uma espécie de trégua pontual.

Ainda, neste período, o aspecto religioso era fundamental para dar “alma” à realização do evento. Inclusive, alegava-se que os atletas que superavam os seus limites estariam mais próximos de Deus. Não à toa, o vencedor do primeiro lugar sobe ao pódio mais alto, aquele que se aproxima do Divino.

Por fim, a trégua entre as Cidades-Estado simbolizava a harmonia entre os povos para que a competição ocorresse. E, esse espírito de união, simbolizado pelas cinco argolas que se cruzam, perdura até os dias de hoje.

Tóquio 2020

A princípio, você deve ter se questionado o porquê do evento usar o ano de 2020 e não 2021, certo? A comissão das Olimpíadas considerou manter 2020, pois, desde 2013 usa-se esta denominação para falar das Olimpíadas. Assim, decidiram não alterá-lo, mesmo com o adiamento por conta da pandemia da Covid-19.

Veja o que falou José Colagrossi, especialista em Marketing esportivo, em uma matéria para a Uol: “Tóquio-2020, como Rio-2016, é uma marca que é patenteada, licenciada, com muito dinheiro e vem sendo usada por patrocinadores e licenciados há anos. O 2020, embora representasse o ano que os Jogos seriam organizados, é maior que a referência ao tempo. É licenciada com contratos de patrocínios, todos os produtos licenciados e a mídia fazem referência. A marca é vendida e não dá para mudar no meio para 2021”.

Conhecida como a “edição da superação” as Olimpíadas de Tóquio trouxeram dados importantíssimos. Confira a seguir:

  • Mesmo sem plateia e com rigorosos protocolos de Segurança contra a Covid-19, 300 participantes foram contaminados. Neste número incluem-se funcionários, equipe e atletas;
  • A cada quatro medalhas, três foram conquistadas por mulheres;
  • 42% dos atletas brasileiros não têm nenhum patrocínio;
  • 13% dos atletas brasileiros, tiveram de fazer vaquinha para participar dos jogos;
  • 7% vive com menos de R$1.000,00 de auxílio-esporte;
  • 10% dos atletas brasileiros de alta performance – e que conquistaram medalhas – não vivem do esporte por falta de condição financeira.

Assim, as Olimpíadas vieram para mostrar vulnerabilidade social e a ausência de políticas públicas que promovam bem-estar e saúde por meio do esporte. Então, confira a seguir informações importantes para você mandar bem quando falar de Olimpíadas no vestibular. Vem!

Importância do desenvolvimento esportivo no Brasil

Antes de mais nada, este tópico é essencial para você, caro estudante. Aqui na Voomp, falamos muito sobre redação e o quanto ter um repertório apurado te ajuda na prova. Desse modo, a pauta em questão irá te auxiliar no desenvolvimento de bons argumentos.

Os dados das Olimpíadas refletiram aspectos importantes da sociedade brasileira. A prática de exercícios físicos é fundamental para uma saúde em dia e uma vida de bem-estar. Sendo assim, deveria ser uma pauta de saúde pública, bem como a implantação de políticas que estimulassem o brasileiro a praticar atividades físicas.

Dados e estatísticas importantes

Neste contexto, o cenário atual aponta alguns dados do porquê brasileiros e brasileiras não conseguem exercícios. Veja a seguir:

  • Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), a população está dormindo cada vez menos: os brasileiros dormem em média 6,4 horas por dia, duas a menos do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS);
  • Segundo uma pesquisa da Rede Nossa São Paulo, aponta-se que o paulistano gasta em média 1h56 min para deslocar-se diariamente. E, este dado é agravado pela seguinte informação da mesma pesquisa: A percepção de aumento do tempo de espera pelos ônibus cresce e é a maior registrada na série histórica da pesquisa. 53% afirmam que o tempo de espera aumentou (12% a mais do que em 2019); 33% afirmam que está igual; e 8% que diminuiu. Quem mais cita que o tempo de espera pelos ônibus aumentou são pessoas da classe D/E (64%); renda familiar mensal de até 2 salários mínimos (60%); pretos(as) e pardos(as) (60%); de 16 a 24 anos (58%);
  • O IBGE apontou que 90% dos brasileiros tem uma dieta pouco nutritiva e muito calórica, deixando de lado os grãos, legumes, frutas e verduras. Ainda, estudiosos do esporte apontam que a alimentação não-nutritiva afeta o desenvolvimento no esporte, assim como aumenta a possibilidade de doenças de diferentes naturezas;
  • Uma matéria da Folha apontou que devido a uma queda na renda, a venda de miojos irá crescer mais de 10% até o final do ano.

Fica claro, portanto, que estes fatores em conjunto apontam vulnerabilidade social e ausência de políticas que movimentem o esporte e a saúde.

Olimpíadas que fizeram história

Confira a seguir, alguns dos Jogos Olímpicos que marcaram a história da humanidade. Ainda, não deixe de criar associações a contextos históricos e geopolíticos. Certamente o bom uso destas informações contribuirá para a sua aprovação.

Olimpíadas de Berlim – 1936

O ano de 1936 na Alemanha marcava a ascensão do Partido Nazista. Ainda, houve perseguição interna a judeus, negros e ciganos. E, por fim, não foi permitido que judeus representassem a Alemanha.

Mas, por ironia do destino – ou não, quem levou a maior quantidade de medalhas para casa, foi Jessie Owens, um atleta negro vindo dos Estados Unidos.

Olimpíadas do México – 1968

Antes de mais, segue uma dica de livro sobre esse ano importantíssimo na história: o livro chama-se “1968: O Ano que Nunca Acabou”.

Estas Olimpíadas e o ano de 1698 são tão importantes, pois marcam uma efervescência histórica. Aconteciam manifestações no Brasil contra a ditadura militar, conflitos no Vietnã e manifestações francesas contra o conservadorismo.

E, por fim, foi a primeira Olimpíada sediada na América Latina.

Olimpíadas do Brasil – 2016

Os Jogos Olímpicos no Brasil foram sediados pela cidade do Rio de Janeiro. Apesar do êxito da Copa do Mundo, a prefeitura do Rio de Janeiro preocupou-se em especial com a questão da mobilidade urbana.

Neste contexto, uma das medidas para a diminuição do tráfego de pessoas foi decretar férias escolares durante os Jogos. Por fim, houve um grande investimento em transporte e segurança pública, visando suprir a necessidade da vinda de tantos turistas.

Assim, encerramos o nosso papo de hoje. Mas, caso queria continuar lendo outra matéria interessante, clique aqui e veja o que faz um profissional de Jogos Digitais.

Até breve!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.