InícioGraduaçãoNutriçãoComo atuar na área de Nutrição Funcional?

Como atuar na área de Nutrição Funcional?

Você com certeza já ouviu a frase: você é o que você come. Não é à toa que ela é super conhecida. A alimentação é um dos principais pilares de uma boa saúde. Por isso, a carreira de nutrição é muito procurada por alunos que querem trabalhar na área da saúde. Se você quer saber como atuar na área de Nutrição Funcional, você está no lugar certo.

Aqui você vai entender mais sobre a Nutrição Funcional. O que você precisa aprender, onde estudar e muito mais, inclusive a diferença entre a Nutrição Funcional e a Nutrição Clínica. Ficou interessado? Então vamos lá.

O que é a Nutrição Funcional?

A Nutrição Funcional é a que avalia o paciente como um todo, não apenas segue um protocolo específico clínico, mas faz uma avaliação personalizada para cada paciente. Além disso, a Nutrição Funcional avalia aspectos que vão além da comida, como ambiente, hábitos e muito mais.

Aqui temos a nutrição aplicada ao bem estar do paciente. Isso mesmo, a ideia é saber como utilizar a alimentação como uma forma de contribuir para a saúde, tanto física quanto mental do paciente. Ajudá-lo no seu dia a dia, com todas as suas atividades. Mantê-lo saudável e com energia para tudo que precisar.

A Nutrição Funcional é relativamente recente, ela foi criada em 1990 nos Estados Unidos. Porém, aqui no Brasil ela só começou a ser utilizada em 2003. Apesar disso, ela possui muitos adeptos, principalmente pelo tratamento individualizado para cada paciente. Além disso, o fato de a Nutrição Funcional tratar o corpo todo como um organismo interligado, tem ajudado muitas pessoas e é também um dos principais fatores que tem levado profissionais a trabalhar com esse sistema ao invés da nutrição tradicional.

Os principais pontos diferenciais da Nutrição Funcional

Existem diversas diferenças entre a nutrição tradicional e a funcional, vamos listar aqui para você as cinco mais importantes e te explicar um pouquinho mais sobre essas diferenças. Portanto, os principais pontos da Nutrição Funcional são:

  • Tratamento focado no paciente;
  • Individualidade bioquímica;
  • Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes;
  • Inter-relações com fatores fisiológicos;
  • Saúde como vitalidade positiva.

A Nutrição Funcional não vai entrar apenas para cuidar de algum problema de saúde, ou para oferecer um tratamento padrão para o paciente. O foco é entender as necessidades específicas de cada um, como o corpo do paciente reage, qual a sua relação com o ambiente em que vive.

É preciso entender como o organismo do paciente funciona, quais nutrientes ele absorve com maior facilidade e quais precisam de uma forma alternativa de ingestão. A Nutrição Funcional busca tratar as causas do problemas, e não apenas os seus sintomas, para isso ela avalia o corpo como um todo e entende que todo ele está interligado, e precisa funcionar de forma adequada.

O que estudar?

Bom, como você já deve imaginar, para trabalhar com Nutrição Funcional, é preciso fazer um curso de Bacharelado em Nutrição. Depois disso é possível se especializar na nutrição funcional. Porém existem algumas faculdades que já oferecem matérias dedicadas à nutrição funcional, que vão te preparar para essa área desde o começo. 

Algumas das faculdades que oferecem esse tipo de ensino fazem parte do grupo Kroton. E nós separamos 3 delas para que você possa conhecer um pouco mais sobre os cursos e sobre tudo que elas te oferecem.

As instituições acima oferecem o curso em duas modalidades, presencial e semipresencial, dependendo da unidade em que você for estudar. O importante é saber que você vai ter um ensino de qualidade, oferecido por uma instituição credenciada e reconhecida pelo MEC. Assim, vai te oferecer todas as ferramentas e conhecimentos que você precisa para se tornar um ótimo profissional.

Como já falamos, uma especialização após a faculdade é uma das melhores formas de melhorar os seus conhecimentos na área, e de conseguir melhores oportunidades de trabalho. Além disso, com as especializações também podem aparecer novas oportunidades de trabalho, e com ganhos maiores.

Portanto, a maior dica é a de nunca parar de estudar, de buscar conhecimento e de se desenvolver na sua profissão. Busque cursos, palestras, workshops. Fique sempre por dentro das novidades na sua área. Isso te ajuda a oferecer um melhor atendimento para os seus pacientes. Sempre utilizando o que há de mais avançado em conhecimento e tecnologia na sua área.

Como trabalhar com Nutrição Funcional?

O profissional formado no curso de Bacharel em Nutrição está apto para trabalhar nos mais variados lugares e situações, abaixo fizemos uma lista de alguns lugares em que se pode trabalhar como nutricionista.

  • atender pacientes em uma clínica;
  • trabalhar especificamente com alguma doença;
  • fazer acompanhamento de casos cirúrgicos;
  • atender crianças e idosos com dietas específicas; 
  • trabalhar em hospitais, elaborando planos alimentares;
  • trabalhar em academias ou centros esportivos;
  • acompanhar atletas de alto rendimento. 

Ao entrar na faculdade você já pode começar a trabalhar na área através do estágio. Essa é a sua melhor chance de conseguir contatos na área. Além de também adquirir experiência profissional na área que deseja trabalhar, antes mesmo de se formar.

Continuando, outro ponto positivo do estágio, é que te ajuda a identificar possíveis locais de trabalho após formado. Por isso, é sempre aconselhável que você busque fazer o máximo de contatos possível durante o seu período de estágio.

Se você deseja realmente trabalhar com Nutrição Funcional, uma dica é conhecer o IBNF (Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional) através dele você aumentar o seu networking, conhecer novas pessoas dentro da sua área. Além de ficar por dentro de cursos e novidades desse ramo.

A profissão oferece boas oportunidades de emprego para bons profissionais, que desejam realmente ajudar as pessoas. De acordo com o site salarios.com o salário médio que um nutricionista ganha aqui no Brasil é de R$ 2.978,62. Além disso, o site também indica o valor de R$ 5.512,05 como o teto salarial para a profissão no país. 

Por fim, se você continua interessado em nutrição, mas ainda quer mais algumas informações, não deixe de verificar essas outras matérias que separamos especialmente para você.

O que é Nutrição Funcional?

O que é Nutrição Comportamental

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.