InícioDicasComo conseguir a automotivação para estudos e carreira?

Como conseguir a automotivação para estudos e carreira?

Qual a importância e como conseguir a automotivação para estudos e carreira? Veja aqui dicas preciosas para alavancar a rotina acadêmica e os seus projetos de vida!

Não é sempre que, durante a correria do dia a dia, logramos êxito nos programas de estudo. Além disso, para quem já está pensando em empreender ou crescer profissionalmente, sabemos das dificuldades que podem surgir. Especialmente nos contextos da organização, do foco, da resiliência diante de cenários externos, e outros.

Nesta matéria trataremos sobre os principais desafios que podem surgir no caminho de um estudante ou empreendedor e como contorná-los. A importância da automotivação para estudos e carreira tem ligação direta com o modo como nos enxergamos no mundo. Também, essa análise o levará a considerar novas escolhas e acreditar mais no poder do encorajamento interior.

O caminho da coragem para conseguir automotivação profissional

Primeiramente, é possível enxergar que da automotivação surge uma pessoa corajosa. Isso porque alguém motivado é alguém que age. E agir é se relacionar e se projetar para o mundo. Assim se constrói o caminho de um estudante ou profissional encorajado.

Esse caminho, que pode ser chamado também de carreira, é sempre novo e cheio de possibilidades. Desde a escolha do seu curso e da faculdade, a carreira começa a ser edificada. Então, é necessário enxergar que você mesmo deve empreender energia e prosseguir.

Por fim, se conhecer é experimentar também a esfera interior. Isso não quer dizer alterar a personalidade, porém, encontrar dentro de si motivos que o façam percorrer o cenário da vida profissional. 

Além disso, muito dessa automotivação para estudos e carreira está na observação e na construção de objetivos.

Uma história de automotivação na carreira

Muitos falam sobre liderança. Mas, você já pensou em se tornar o líder de si mesmo? Pois é! Contaremos aqui um pouco da história de O monge e o executivo, um livro para entender que partir do zero gera grandes aprendizados!

O título traz a saga de John, um executivo de sucesso que vai para um retiro quando vê sua carreira abalada por agitações externas. Nessa história, John passa a entender, por meio de lições práticas da rotina, que a liderança é um item antes de tudo interior.

Ou seja, a automotivação é conectada invariavelmente ao autoconhecimento. É claro que a vida é repleta de provas, e o livro que indicamos trata justamente disso. Nunca estaremos livres de novos desafios, porém, a maneira pela qual os enxergamos é também o modo pelo qual vamos resolvê-los.

No final, o protagonista do mundo dos negócios observa que ser um líder é muito mais que chefiar uma equipe, mas, sim, liderar, antes, os seus pensamentos e atitudes. 

Automotivação nos estudos e na carreira e a construção de objetivos

Partindo do que já discorremos sobre o autoconhecimento, falaremos um pouco sobre a motivação. Conhecer a nós mesmos exige um esforço, mas bastante necessário para visualizarmos os objetivos de vida. E também entender melhor a nossa própria vocação.

Assim como as situações diversas colocam provas a ser superadas, a vocação é o que mais envolve superação interna. Mas, ter prazer no que se faz é justamente o ponto da charada. O auto estímulo é também fruto do exercício de se auto-observar na prática de uma atividade.

Por isso, construir objetivos é algo mais constante do que normalmente imaginamos. E, ainda, pode ser aquele sonho que, como vimos, depende das revisões da automotivação. Porém, ainda que algumas matérias ou exercícios na profissão não tragam tanta satisfação, é necessário focar para enxergar o objetivo final.

A importância do foco para impulsionar os estudos e a carreira

Tanto para os estudos quanto para a carreira, é muito importante estabelecer algumas regras. Ou seja, limitar outras rotinas e hábitos para organizar horários mais definidos. Por isso, o foco e a atenção nas matérias e nas atividades que envolvem o que você faz é muito importante.

Os resultados de empregar foco não só resolvem a observação da vocação, como também geram prazer ao compreender os benefícios práticos no dia a dia. São eles que vão ajudá-lo a entender cada vez mais o poder da automotivação para estudos e carreira.

Abertura da mente para ideias novas

Muito se fala sobre abrir a mente para as novas ideias, mas pouco se diz sobre como fazer isso de modo que essas novas ideias sejam realmente captadas. Isso porque a concretização de uma ideia depende de ação. E as ações dependem da organização do que se pensa e do que se sente.

Elencamos algumas atividades que exigem pouco tempo, mas que fazem a diferença no curto e médio prazo para você, o que pode ser fundamental para conseguir automotivação para os estudos e carreira:

  • Criar filtros mentais: saber que as opiniões alheias podem ajudar, mas não depender exclusivamente delas e não deixar que as conversas e interações habituais perturbem as suas regras e cronogramas de estudo ou organização;
  • Dormir bem: afinal, a gente sabe que uma noite bem dormida é tudo para um novo dia. Procure serenar os pensamentos antes de dormir e ter um sono tranquilo;
  • Meditar: hoje em dia, as práticas de meditação são muitas e você pode encontrá-las em vários canais na web;
  • Criar cronogramas de atividades e finanças: no mundo do trabalho e do estudo, quanto mais organizado, menos problemas de curto prazo aparecem. E isso ajudará você a confiar mais nas suas decisões;
  • Saber mudar: mudar de curso, de área e de atividades são ações comuns. E, muito embora devam ser feitas com cautela, é bom saber que todo tempo pode ser o momento de mudar;
  • Confiar em si: apesar de eventuais erros, confiar nas ações a partir do autoconhecimento e, assim, lapidar cada vez mais o seu feeling diante das situações.

O poder da escolha em qualquer época da vida

Como já vimos acima, cada um tem o poder de escolher o que é melhor para si em qualquer momento. E, apesar disso, muitas pessoas têm dificuldade para exercer a escolha. Todas as dicas que trouxemos convergem para que você se conheça e se automotive para escolher sempre o que é o melhor.

No caso dos estudantes, por exemplo, na saga pelo vestibular, escolha de curso e faculdade, podemos orientar também algumas referências. Grandes universidades, como a Anhanguera, a Pitágoras e a Unopar, além do reconhecimento, possuem inúmeros cursos e módulos de ensino. Isso ajuda muito quando se pretende mudar de graduação ou de metodologia.

E para você que já se inscreveu no Enem 2021, clique aqui e leia uma matéria sobre os possíveis temas da redação deste ano.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.