Como conseguir estágio em Inteligência de Mercado e Análise de Dados

João Victor Chiaratti Maissen
Profissional graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM com experiências em Marketing Digital, Relações Públicas, Produção de Eventos e Comunicação em negócios das áreas de educação, entretenimento, e-commerce, varejo, entre outros. Estou disposto a ser um grande pensador criativo com uma mentalidade estratégica.
1

Foto: Descubra como conseguir estágio em Inteligência de Mercado e Análise de Dados.

Comece a construir seu futuro no mundo da tecnologia e descubra como conseguir um estágio em Inteligência de Mercado e Análise de Dados.

As mudanças tecnológicas chegaram para ficar, impactando vários aspectos da vida moderna. Nesse sentido, grandes inovações também alteraram as configurações do mercado de trabalho.

Assim, diversos setores tradicionais tiveram que adotar mudanças profundas para se adaptarem a ferramentas digitais no dia a dia. Dessa forma, várias áreas ganharam destaques nos últimos anos e, dentre elas, as áreas de Inteligência de Mercado e Análise de Dados se tornaram essenciais para o sucesso competitivo das empresas.

Atualmente, os dados assumiram papéis fundamentais nas empresas. Afinal, todos os dados coletados são utilizados na criação de planos e táticas competitivas de mercado, na análise do público-alvo, no estudo das estratégias adotadas pelos concorrentes, entre outros. Ou seja, as possibilidades são muitas. 

Além disso, a área de tecnologia se mostra um setor muito estável, mesmo diante de crises no Brasil ou no mundo. Em outras palavras, é uma área que oferece diversas oportunidades e possibilidades.

Portanto, se você está pensando em construir carreira em inteligência de mercado e análise de dados, hoje nós iremos falar como conseguir estágio nessas áreas tão promissoras.

Afinal, o que é Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

A Inteligência de Mercado e Análise de Dados são estratégias e ferramentas que empresas de todos os tipos e setores vêm adotando.

Em resumo, elas correspondem a processos de coleta de dados e informações, desde o seu armazenamento à sua organização e análise. Assim, é possível realizar diversos tipos de estudos e insights, o que gera grande vantagem competitiva para a empresa.  

Desse modo, o processo de coleta de dados não é nada simples e precisa ser realizado através de ferramentas tecnológicas. Dessa forma, os profissionais da área conseguem realizar estudos e gerar grandes resultados.

Ainda, vale ressaltar que a natureza desses dados pode ser de diversos tipos, como e-mails, planilhas, vendas, entre outros. Veja abaixo algumas das principais ferramentas utilizadas:

  • SAS;
  • R;
  • Python;
  • Tableau;
  • Google Analytics;
  • Orange.

Vale lembrar que a inteligência de mercado e análise de dados não são áreas novas, elas surgiram décadas atrás. Porém, o que mudou foi a facilidade que a transformação digital trouxe com ela. Como, por exemplo, grandes plataformas de armazenamento de dados, banco de dados, ferramentas digitais, entre outros.

Como é o curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Para aqueles que querem seguir carreira nessa área, é importante ressaltar que não existem cursos do tipo bacharelado para a área de inteligência de mercado e análise de dados. Contudo, é possível realizar cursos tecnólogos, especializações, pós-graduações e MBAs. 

Em suma, os cursos são voltados para o mercado de trabalho, onde os alunos saem 100% preparados para colocarem a mão na massa.

Contudo, vale lembrar, que há determinadas instituições que oferecem  a graduação tecnológica em Inteligência de Mercado e Análise de Dados, como a Anhanguera, Unopar e Pitágoras. Independente do tipo de curso escolhido, eles devem preparar os alunos para:

  • Analisar e prospectar elevadas quantidades de dados desestruturados;
  • Realizar estratégias para tomada de decisões;
  • Identificar oportunidades no mercado de trabalho;
  • Desenvolver pensamento estratégico;
  • Criação de relatórios e dashboards;
  • Saber utilizar o raciocínio lógico para solução de problemas reais.

Grade curricular do curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados 

Os cursos de Inteligência de Mercado e Análise de Dados devem abordar assuntos ligados à programação, gestão de dados, matemática financeira, Marketing digital, entre outros.

Ademais, vale lembrar que a grade curricular varia de acordo com cada instituição de ensino. Confira algumas matérias:

  • Algoritmos e Programação Estruturada;
  • Lógica Computacional;
  • Modelagem de Dados;
  • Linguagem de Programação;
  • Projeto de Software;
  • Probabilidade e Estatística para Análise de Dados;
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
  • Data Mining;
  • Engenharia de dados;
  • Desenvolvimento e Monitoramento de Dashboards;
  • Fundamentos de Machine Learning;
  • Banco de Dados em Nuvem;
  • Web Analytics.

Como conseguir estágio em Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

A melhor maneira de conseguir colocar todo conhecimento em prática, é trabalhando, não é mesmo? Então, o primeiro passo para começar a construir uma carreira em inteligência de dados é conseguir um estágio.

Afinal, ele é o período em que os futuros profissionais terão a oportunidade de dar os primeiros passos no mercado de trabalho, sendo um complemento do aprendizado. Dessa forma, confira abaixo nossas dicas de como conseguir estágio nas áreas de inteligência de mercado e análise de dados.

Procure anúncios de vagas nas instituições de ensino

Entre em contato com a sua instituição de ensino e procure saber se há algum mural no quadro de avisos com anúncios de vagas de estágio. Além disso, há instituições que possuem parcerias com grandes empresas, facilitando todo o processo.

Converse com professores e colegas de classe

Converse com seus amigos de curso ou com os professores, pergunte se eles sabem de alguma oportunidade ou se há alguma para indicar. Em resumo, professores são profissionais experientes e que possuem uma grande rede de contatos. Sendo assim, eles podem te ajudar.

Construa um ótimo currículo 

Invista bastante em seu currículo, ele será o primeiro ponto de contato com os empregadores. Sendo assim, coloque todos os seus conhecimentos, experiências, cursos complementares, conquistas, projetos, etc. Além disso, peça ajuda para seus professores, eles irão fornecer ótimos feedbacks.

Procure por vagas nos lugares certos

Comece a procurar por vagas de estágio. Afinal, há vários sites de busca de empregos, temos certeza que você irá encontrar ótimas oportunidades. Confira alguns deles:

Portanto, essas foram nossas dicas de como conseguir estágio em inteligência de mercado e análise de dados. Contudo, não esqueça de escolher uma instituição de ensino que atenda as suas expectativas.

E, aí? O que achou de como conseguir estágio em Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Mas, o papo não acaba aqui. Separamos algumas notícias para você, confira:

Computação em Nuvem e Internet das Coisas: entenda essa relação

Arquitetura de Dados: tudo sobre essa profissão

O que é Ciência de Dados?

Quais são as melhores faculdades em Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Inteligência de mercado e análise de dados: qual é a grade curricular?

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.