InícioGraduaçãoEducação FísicaComo conseguir um estágio em Educação Física?

Como conseguir um estágio em Educação Física?

Inicialmente, durante a graduação da faculdade, muitos alunos vão tentar um estágio em Educação Física. Por mais que a graduação e o estágio exijam bastante dos alunos, o final desta trilha é recompensador.

Além disso, enquanto o aluno se prepara para provas, seminários ou ensinos mais complexos como a biomecânica dos exercícios, precisa arrumar tempo e dinheiro para a leitura de vários artigos científicos. E, de preferência, conseguir manter uma alimentação equilibrada, sem esquecer do lazer. A boa notícia é que é possível manter uma qualidade de vida, ser um bom aluno e ainda conseguir realizar um estágio em Educação Física.

Por outro lado, escolher onde começar a carreira profissional, principalmente com um estágio remunerado, não é uma tarefa fácil. Afinal, são muitos os detalhes a serem pensados antes de você tomar uma decisão definitiva em qual área realizar seu estágio em Educação Física.

Antes de mais nada, tudo vai depender se você está cursando a formação no grau de Licenciatura ou Bacharelado. Dito isso, existem algumas diferenças importantes na área de atuação dos estudantes dos dois tipos de graduação.

Além dessas, existem mais outras questões que o aluno deve ter em mente. Enfim, apenas uma profunda análise reflexiva de planos de carreira profissionais poderá te ajudar a decidir qual o melhor tipo de estágio para o seu perfil profissional.

Isso não é uma tarefa fácil, afinal, quando o estudante entra no curso de Educação Física, se depara com uma nova rotina, com matérias teóricas e práticas. Além disso, com leituras e a preparação periódica para os exames. Seja na modalidade de licenciatura ou bacharelado, as aulas estão longe de serem apenas práticas de futebol o dia todo. É preciso persistência para conseguir estudar, tirar notas boas e ainda ter um estágio em Educação Física.

Planeje em qual área você pretende conseguir um estágio em Educação Física

Se você está na modalidade de licenciatura, não poderá estagiar em academias, por exemplo. Apenas em escolas e instituições do tipo. Por outro lado, a formação em bacharelado permitirá que você consiga um estágio em Educação Física em academias, spas e espaços que envolvem a prática de atividades físicas em geral. Isso, por consequência, acabam ampliando seu campo de atuação.

Então, o planejamento é uma fase chave para o seu sucesso. Assim, antes de você começar a estagiar na área, já terá uma ideia e planejamento. Ou seja, se você está no grau de Licenciatura em Educação Física, pense para qual nível de ensino você pretende atuar.

São diversas opções, entre o Ensino Básico, Fundamental e Médio. Além do mais, também é possível escolher se a instituição em que você pretende estagiar é pública ou privada. Em escolas públicas, normalmente existem órgãos atrelados ao governo que disponibilizam vagas por meio de concurso público ou inscrição.

Nesse contexto, quando tratamos dos alunos que pretendem um estágio em Educação Física, mas estão em uma graduação de grau bacharelado, recomendamos que ocorra alguma espécie de especialização em mente. Isso quer dizer, se tornar especialista em algum tipo de segmento.

Tornar isso evidente desde o princípio é uma grande vantagem, que poderá ser usada ao seu favor. Por exemplo: certos alunos se especializam em exercícios funcionais, já outros em musculação. Além de certas pessoas que focam em determinados esportes e afins. Portanto, se você quiser estagiar em um bom lugar que siga com o que você acredita, realize um planejamento com antecedência.

Pesquise pelas empresas em que pretende estagiar

Antes de mais nada, para descobrir os caminhos e oportunidades que um Estágio em Educação Física poderá criar para você, será preciso realizar uma breve pesquisa de mercado. Dessa forma, comece realizando pesquisas em sites de emprego.

Recomendamos começar pelos mais conhecidos, fazendo o cadastro e atualização de seu currículo. Logo após, comece a determinar suas opções de busca. Foque na região em que você pretende estagiar, o período e, o mais importante, o tipo de empresa em que você pretende ingressar.

Assim, faça de tudo para encontrar algum tipo de organização que esteja alinhada com o que você acredita ser bom para sua experiência profissional no futuro. Também é recomendado escolher o grau salarial que você pretende adquirir ao realizar o estágio.

Então, faça uma lista das empresas nas quais você pretende estagiar na área, determine as qualidades que criaram seu interesse na empresa. Uma outra forma bem efetiva de se fazer isso é por meio das redes sociais e pelo LinkedIn.

Este último site é criado especificamente para candidatos e empresas poderem se comunicar de maneira ativa. Ele permitirá que você siga os perfis de empresas em que esteja interessado, além de criar alertas de vagas periódicos baseados em seus filtros de pesquisa.

Personalize seu currículo e prepare-se para a entrevista

De maneira geral, quando um aluno se candidata para um estágio em Educação Física, é pedido o envio de um currículo ou carta de apresentação. Logo, indicamos que você personalize seu currículo de acordo com a vaga que pretende adentrar.

Por exemplo: se você quer arrumar um estágio em uma academia, destaque suas habilidades comunicativas e habilidades empáticas em geral. Afinal, o relacionamento com o cliente é uma parte importante dessa função.

Por outra perspectiva, caso você opte por fazer um estágio em Educação Física em alguma instituição de ensino, destaque suas habilidades pedagógicas com a exibição de conceitos e atividades que possam incrementar suas habilidades pedagógicas.

Além do mais, a criação de uma carta de apresentação é um diferencial, no qual você, mesmo sem experiência, poderá descrever suas intenções e planos profissionais, para o que seu futuro empregador conheça um pouco mais sobre você antes de te ver.

Portanto, quando um futuro empregador te chamar para uma entrevista de emprego, realize a leitura da descrição da vaga de emprego repetidamente, e também veja todos os perfis da empresa. Isso te dará base argumentativa sobre o porquê você pretende adentrar naquela organização em específico.

Também é recomendado vestir-se para impressionar, sem fugir muito do padrão profissional. Mostre proatividade e disposição. Essas são qualidades bastante valorizadas no segmento. De qualquer maneira, boa sorte em sua entrevista de estágio em Educação Física!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 42

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.