InícioDicasEstágioComo conseguir um estágio em Letras-Português

Como conseguir um estágio em Letras-Português

Se você está cursando a faculdade para se tornar um letrólogo, deve estar pensando sobre como conseguir um estágio em Letras-Português. É normal que, ao longo da graduação, o estudante procure formas de entrar no mercado de trabalho.

Programas de estágio e trainee podem ser uma boa porta de entrada para os alunos. Isso porque empresas, agências e outros negócios se preparam para receber profissionais com pouca experiência de mercado.

Além disso, o aluno que estagia possui maior chances de encontrar a área de atuação que mais lhe interessa. E isso deve ser corroborado com a atuação no mercado de trabalho. Portanto, você aluno, comece agora mesmo a procurar seu estágio em Letras-Português.

Onde encontrar estágio em Letras-Português?

Uma das primeiras dúvidas que surgem é em qual empresa o aluno pode procurar um estágio na área. E, para responder essa questão, é importante, antes de qualquer coisa, saber que existem muitas coisas que um letrólogo pode fazer.

Entre as principais carreiras, temos a licenciatura, que só deve ser exercida por quem segue esse caminho na graduação. Temos ainda a possibilidade de revisor, tradutor, criador de conteúdo e outras carreiras. Muitas carreiras, o que pode significar muitas possibilidades de atuação.

Veremos agora quais são as instituições em que os alunos de Letras-Português podem procurar um estágio.

Escolas

Como dissemos anteriormente, uma das opções mais escolhidas por esses estudantes é o da licenciatura. Nesse caso, muitos irão procurar por estágio em escolas particulares ou públicas. Dependendo do caso, o processo de admissão tem suas diferenças.

Porém, esta opção deve ser buscada por aqueles que pretendem seguir o caminho do magistério ou a docência. Isso porque dar aulas é algo que exige dedicação e um interesse especial pela área.

Cursos de línguas

Seguindo o mesmo caminho do item anterior, a opção de estagiar em um curso de línguas permite que o aluno comece seu caminho como professor. Neste caso, pode ser que não tenha a exigência de cursar o formato licenciatura, mas é preciso estar matriculado em habilitação da língua estrangeira.

Os cursos livres de língua estrangeira são instituições particulares e possuem um processo de admissão próprio. Sendo assim, pesquise sobre programas de estágio abertos para se inscrever no que mais lhe interessa.

Editoras

Para o estudante do formato bacharelado, é comum que a procura por um estágio em Letras-Português não seja no segmento do ensino. Dessa forma, sua procura irá focar nas outras atividades que o aluno pode desempenhar.

Entre as opções, temos algumas carreiras muito procuradas como revisor, tradutor, diagramador e editor. Nesse caso, para trabalhar com esses segmentos, uma boa opção é começar dentro de uma editora. E, dentro dela, é possível transitar por diferentes áreas.

Agências de publicidade

Mais uma possibilidade para aqueles que não querem seguir o caminho do ensino é a atuação no segmento da publicidade. Isso porque dentro de agências e estúdios publicitários, o estágio em Letras-Português pode ser muito bem visto.

Especialmente para aqueles alunos que querem seguir o caminho da revisão e criação de conteúdo, nessas empresas será possível entender como é possível atuar na área de propaganda. Normalmente, tais empresas abrem vagas quando necessário. Se esse é o seu objetivo, fique de olho em sites de vagas ou nos canais da agência de preferência.

Empresas de tradução

Este é um segmento menos explorado por quem procura um estágio em Letras-Português. Dentre as possibilidades de atuação do letrólogo, a tradução, seja ela juramentada, simultânea ou legendagem, é uma carreira interessante.

Assim como citamos anteriormente, aqui também é necessário que o aluno tenha em sua formação a presença de uma língua estrangeira. Caso não tenha, ele pode atuar como revisor dentro de uma instituição.

Como procurar estágio?

Agora que apresentamos quais empresas e instituições podem apresentar estágios em Letras-Português, chegou a hora de pensarmos em como os alunos podem chegar até elas. Nesse caso, existem algumas possibilidades de atuação. Veja abaixo.

Sites de vagas

Em geral, as empresas usam sites de anúncios de vagas para divulgá-las. Portanto, para pesquisar por um estágio, basta um cadastro simples e a adição de filtros que atendam a sua expectativa.

Nesses sites, também é possível cadastrar o próprio currículo, facilitando o envio do mesmo para as vagas de interesse. Além disso, sites assim ajudam a mostrar para o aluno quais áreas são mais procuradas. Alguns sites são: Catho, Vagas.com e a rede social Linkedin.

Redes Sociais

Existem redes específicas para a vida profissional. Entre elas, destacamos o Linkedin, uma grande rede social que permite, também, o anúncio de vagas. Nesse caso, existe a possibilidade de entrar em contato com a empresa e mostrar o seu perfil.

Além disso, é interessante seguir as empresas que você tem interesse em outros canais. É comum o anúncio de vagas abertas através de postagens. Portanto, você pode ficar sabendo assim que as empresas começam a busca e já enviar seu currículo.

Mural da faculdade

Seja digital ou presencial, é normal que as faculdades possuam canais de comunicação com os estudantes para divulgação de eventos e oportunidades. Nesse caso, se você está procurando um estágio, pode se atentar a esse circuito de informações.

E se você não consegue descobrir qual o meio de comunicação que sua faculdade utiliza, procure o centro acadêmico ou o coletivo estudantil e pesquise essa informação. Através deste contato, quando souberem de vagas, podem entrar em contato diretamente com você.

Faça estágio em Letras-Português

Como apresentamos no texto, a realização de um estágio em Letras-Português pode acontecer em diferentes empresas e instituições. O que irá comandar essa escolha é o objetivo do aluno quanto à carreira profissional.

Portanto, se você está cursando a graduação de Letras-Português, saiba quais são suas possibilidades de atuação, procure empresas que se encaixem na sua busca e siga atrás de estágios que irão te preparar para o mercado de trabalho.

E se você gostou do material que trouxemos para você, não perca nosso conteúdo exclusivo sobre como funciona o estágio obrigatório.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 49

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.