InícioDicasEstágioComo conseguir um estágio em Podologia?

Como conseguir um estágio em Podologia?

Antes de pensar em como conseguir um estágio em podologia, é preciso entender quais são as áreas de trabalho desse profissional. A partir do momento em que você entende tudo que um podólogo faz, você percebe que as oportunidades de trabalho são muito vastas.

Por isso, pensando em te ajudar a entender mais sobre essa profissional. E então entender como conseguir oportunidades, não apenas de estágio, mas também de trabalho depois de formado nessa área, resolvemos montar uma matéria para te explicar tudo isso.

Vamos entender mais sobre o que faz um podólogo. O que ele precisa saber, quais suas áreas de trabalho, e também dicas para conseguir oportunidades de estágio. Vamos lá?

Afinal, o que faz um podólogo?

Ao contrário do que muitos pensam, o podólogo não é apenas um nome diferente para uma pedicure. Esse último é um profissional que vai trabalhar com o cuidado mais estético, principalmente das unhas, como uma limpeza, corte e esmaltação.

Já um podólogo ele vai cuidar da saúde dos membros inferiores de um paciente. Entre as principais funções de um profissional desse ramo, podemos citar:

  •  Promove a ativação da circulação sanguínea;
  • Tratar unhas encravadas;
  • Trata e previne micoses;
  • Contribui para o tratamento do diabetes;
  • Ajuda no desempenho de atletas;
  • Melhora a estética dos pés;
  • Corrige problemas na postura corporal.

O profissional dessa área é capacitado para a atuação profissional em diversos problemas de saúde que tenham a ver com a podologia. Esses problemas são caracterizados como: podopatias e comorbidades que afetam os membros inferiores.

Sendo assim, o profissional atua tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas de saúde. Além disso, o profissional que escolhe fazer o Curso Superior de Tecnologia em Podologia também está apto a atuar de maneira multi e interdisciplinar. Por isso, ele é reconhecido como profissional da saúde e pode ajudar no desenvolvimento de inovação e ação estratégica, capaz de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.

O que estudar para se tornar um podólogo?

Muitas pessoas não sabem, mas existe um curso superior específico de Podologia. O curso foi montado de forma a preparar o profissional, e muni-lo de todo o conhecimento necessário para encarar o mercado profissional. Além disso, o aluno do Curso Superior de Tecnologia em Podologia também aprende outras competências como a ética.

O aluno vai trabalhar buscando sempre a saúde de seus pacientes. Por isso, no final do curso, ele estará apto, ou seja, terá os conhecimentos e as habilidades necessários para identificar e tratar possíveis doenças relacionadas aos pés.

Ao longo do curso o aluno vai aprender mais sobre como os membros inferiores são ligados e se relacionam com o resto do corpo, como sua saúde pode afetar, ou ser afetada pelo resto do organismo do paciente. Além disso, o aluno também vai entender mais sobre como problemas de saúde nos membros inferiores podem afetar o dia a dia dos seus pacientes.

Se você deseja cursar Podologia, a dica é escolher uma instituição de ensino de qualidade. Abaixo separamos três instituições do grupo Kroton que oferecem o curso. Na página de cada uma delas você pode conhecer mais profundamente o que é ensinado no curso, e qual a grade curricular dessa formação.

Áreas de trabalho da podologia

Um profissional que completa o curso de posologia pode trabalhar em diversas áreas e em diversos lugares. Como as opções são muito amplas e diversificadas, vamos separar elas para ficar mais fácil de entender.

As trilhas de carreira consideradas principais para um profissional formado no Curso Superior de Tecnologia em Podologia são diversas, mas podemos dividi-las em:

  • Gestão ética;
  • Empreendedorismo e desenvolvimento sustentável;
  • Podoposturologia e confecção de palmilhas;
  • Podologia clínica;
  • Podologia Preventiva;
  • Podologia Geriátrica;
  • Podologia Infantil;
  • Pé de Risco;
  • Podologia Desportiva;
  • Podologia Laboral.

Dentro dessas áreas, o profissional pode atuar em locais como:

  • Clínicas estéticas e médicas;
  • Bem como, clubes esportivos e sociais;
  • Academias;
  • Salões de beleza;
  • Hospitais;
  • Spas;
  • Atendimento domiciliar;
  • Casas de repousos para idosos.

Independente de onde o profissional escolher atuar ele vai sempre trabalhar focado nos membros inferiores do paciente. Porém, em alguns casos, como por exemplo em hospitais, ele pode atender pacientes que também sofram de outros problemas de saúde. Por isso, é sempre importante que o profissional de podologia converse com os demais membros da equipe que está tratando aquele paciente. Assim, ele garante que seu tratamento vai ajudar a melhorar a saúde do paciente como um todo. Não sendo necessário que ele ignore demais sintomas, para tratar apenas a sua área.

Dicas para conseguir oportunidades de estágio

Como você viu no tópico anterior, os locais de trabalho para o profissional dessa área são muitos. A primeira coisa que você precisa pensar antes de buscar um estágio é: qual área você quer trabalhar. Sendo assim, é importante levar em consideração diversos pontos.  A começar por, qual trabalho você tem mais afinidade, qual você se vê satisfeito fazendo no longo prazo.

Identificada a área em que você quer trabalhar, aí sim começa efetivamente a busca por uma vaga para atuar como estagiário. Converse com colegas, utilize as redes sociais. Aliás, redes sociais profissionais, como o LinkedIn, são ótimas para identificar profissionais da área e ver onde trabalham, quais cursos fizeram. Tudo isso te ajuda a identificar novas oportunidades para você. Seja como estagiário, ou até mesmo, para um trabalho fixo depois de formado.

Converse na sua escola, com seus professores e também verifique quais são as ferramentas que a escola te disponibiliza, que podem ser úteis na busca por um estágio. Existem diversas escolas que possuem parcerias com instituições, ou empresas que oferecem vagas de estágio. 

O mais importante é você não desistir, caso você queira trabalhar em um local que ainda não possui o serviço de podologia, uma boa dica é apresentar as vantagens para quem gerencia a empresa. Faça uma apresentação, uma demonstração do tipo de serviço. 

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 27

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.