InícioDicasEstudosComo criar e usar uma planilha de estudos?

Como criar e usar uma planilha de estudos?

Uma planilha é ótima para organizar seu tempo de estudo e as matérias que precisa ver e rever. Além disso, você sabe o quanto tempo vai levar para dar conta de um conteúdo, e poder se programar para os próximos.

Planilhas são úteis para estudar em vários níveis de aprendizado. Por exemplo, quem faz curso online para concurso, ou faz faculdade no esquema EAD também. Assim, você marca quais dias da semana tem disponibilidade, os horários e os conteúdos. Mesmo para quem estuda no sistema presencial tem a ganhar. Ao saber o que está programado para o dia, fica fácil se organizar.

Vantagens da planilha

São muitas. A organização é uma delas. Você consegue ver quanto tempo tem disponível para cada assunto a ser tratado. Por conta disso, é possível fazer uma estimativa de tempo para as próximas matérias, provas, exercícios e simulados. Com tudo organizado, fica fácil até organizar horas ou dias de descanso.

Mas isso só funciona se houver disciplina. Afinal, se não se manter fiel ao planejamento, a planilha pode ser a mais funcional do mundo, mas não terá sentido. Por isso, consulte-a e siga o que foi planejado. Claro que há imprevistos, e é aí que a organização entra. Dá para remanejar conteúdos que não puderam ser vistos anteriormente.

Com a planilha organizada, conseguimos estabelecer metas para a semana, ou mês. Por exemplo, em uma semana, você se programa para estudar três matérias. Uma vez terminada, você coloca mais três ou mais conteúdos para a próxima, e seu cronograma vai sendo concluído.

Como fazer uma planilha?

O Excel é o programa mais popular de planilhas que conhecemos. Com ele, é possível estabelecer calendários, metas, e até fazer gráficos de estudo. Você faz da forma que for mais fácil e acessível. Nas linhas e colunas, podemos usar informações como data, hora, conteúdo e observações. No final de cada período, é possível até anotar como foi e quais foram os problemas.

Primeiro, vamos organizar os prazos. Pegue um calendário: você vai precisar muito dele. Veja como está sua semana: quais dias eu tenho quais horários livres. Outro detalhe é ver quais matérias precisam ser estudadas primeiro. Uma vez com isso em mãos, estabeleça um tempo para cada assunto.

Isso ajuda a garantir que você estude todo o conteúdo que precisa ser visto. Dá também para fazer a gestão dos horários. Veja os períodos do dia que tem mais tempo livre e encaixe seus estudos nele. Outro detalhe é alternar as matérias entre si. Estude uma por dia ou por semana, dependendo do seu curso. Isso ajuda a refrescar a memória e te deixa menos cansado.

Coloque horário para começar, ter intervalos e terminar. Isso te ajuda tanto! Você vai poder programar o restante do seu dia com essa agenda bastante detalhada. Garante que nada vai ficar de fora e que vai conseguir ver tudo do que precisa.

Modelos de planilha

Falamos do Excel há pouco. É a planilha mais conhecida. Dá para fazer uma programação bastante personalizada, dependendo das suas necessidades e formas de se organizar. É possível colorir linhas e colunas, para visualizar mais fácil o que precisa ser visto. Vamos ver aqui algumas formas de uso.

  1. Planilha impressa

Essa é para quem gosta de ter tudo escrito, visível e à mão. Você pode tanto elaborar uma no Excel e imprimir, deixando espaços livres para anotação, ou fazer uma à mão mesmo. Vale manter uma lista e um papel à disposição, até um caderninho com as tarefas do dia. Como se fosse uma agenda. A vantagem é de não precisar de energia ou internet para acessar. É abrir a folha ou o caderno e está tudo lá. Mas é muito importante saber onde guardar essa lista, para não perdê-la.

  1. Online

Aqui dá para usar o Google Docs para se organizar, no computador ou no celular. Nesse caso, dá para fazer até programações mais complexas, dependendo do nível de conhecimento do programa. Mas, se não for seu caso, não é um problema. Só de ter a planilha à disposição no celular ou computador, em qualquer lugar, já ajuda muito. Dá para anotar observações, colorir células, e colocar até comentários.

  1. Outros aplicativos de estudo

Hoje em dia podemos ter aplicativos para virtualmente tudo. Até para estudar ou trabalhar. Caso não saiba ou queira usar o Excel ou o Google Docs, há outras opções. Uma delas é a Trello, que é um gerenciador de projetos. Dá para adaptar para fazer seu calendário de estudos. Outro é o Evernote, que funciona como se fosse um bloco de notas online. Dá para anotar tudo o que precisa, inclusive suas tarefas do dia.

O Easy Study te ajuda a planejar sua semana, com as matérias que precisam ser estudadas e em quanto tempo. Ele até avisa o que precisa ser visto no dia. Já o Pomodoro é uma técnica na qual você divide seu estudo em ciclos. Assim, são 25 minutos de estudo com cinco minutos de intervalo. O aplicativo conta e te avisa. Dá para organizar bem o tempo assim.

Desafios da planilha

Vamos reforçar: de nada adianta ter uma planilha ou um aplicativo top de linha para estudar se não houver algo muito importante. É a disciplina. Ter em mente que você precisa cumprir aquela rotina de estudos não vai te deixar desapontado ou frustrado. Pelo contrário. Ao seguir o que está na planilha, você conseguirá acompanhar seu desempenho.

Isso é importante. Para quem faz aulas EAD, monitorar o quanto de aulas já fez é fundamental. Há um conteúdo que precisa ser cumprido, para que você possa seguir adiante. Dessa forma, não deixe a planilha de lado e siga o que você programou para a semana. Isso vai te deixar com a sensação de dever cumprido, além de ter em mente que já estudou o que precisava para a semana.

Além da vantagem de poder se organizar, isso facilita nos casos de imprevistos. Caso aconteça algo que te impeça de estudar, com uma planilha organizada, fica mais fácil realocar os conteúdos. E ninguém sai perdendo!

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre 11 mitos sobre EAD que você precisa esquecer.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.