InícioGraduaçãoDireitoComo desenvolver o raciocínio em Direito?

Como desenvolver o raciocínio em Direito?

A construção do raciocínio é de extrema importância para o profissional de Direito. Como desenvolver o raciocínio em Direito?

A graduação de Direito é uma das mais populares no Brasil, há mais de 1.200 instituições de ensino que oferecem o curso no território brasileiro. Nesse sentido, conforme o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, há mais de 1,2 milhões de advogados atuantes no Brasil, sendo que há em média um advogado para cada 174 pessoas. Dessa forma, esse número parece ser pequeno. Porém, não se engane! Pois, comparado com os Estados Unidos, o Brasil apresenta bem mais profissionais atuando na área de direito. Confira mais detalhes aqui.

Um dos grandes motivos da graduação de Direito ser uma das favoritas dos brasileiros é que ela permite atuar em várias áreas, oferecendo diversas oportunidades, tanto públicas quanto privadas. Enquanto ela oferece especializações em diferentes setores, todos com um bom valor de remuneração.

Portanto, para aqueles que querem construir uma carreira na área de direito, é preciso ter em mente que é necessário desenvolver certas aptidões. Nesse sentido, uma das grandes habilidades necessárias para um advogado é a construção do raciocínio. Por isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre como construí-lo e, porque ele é extremamente importante para o profissional de Direito. Confira.

A importância do raciocínio no direito

Nós devemos esclarecer porque a construção do raciocínio é tão importante no curso de Direito e no dia a dia de um advogado. Em resumo, o raciocínio está presente em todos os momentos da nossa vida. Afinal, há várias situações em que é necessário parar para pensar e refletir. Além disso, você já esteve em certas discussões em que foi necessário desenvolver a construção de um raciocínio, de modo a defender seu ponto de vista?

Dessa forma, os profissionais de direito, no dia a dia da profissão, terão que criar ótimos argumentos para defender seus clientes. Mas, como fazer isso? Por meio da construção de um ótimo raciocínio, ele é uma das ferramentas de trabalho mais importantes para o advogado. Em outras palavras, com uma ótima argumentação, o advogado irá defender seu posicionamento e auxiliar seus clientes. 

Contudo, um bom raciocínio não se aprende na graduação de Direito. Afinal, não haverá uma matéria específica, ensinando o passo a passo para construir um raciocínio. Então, é uma habilidade que os alunos já podem ir trabalhando na graduação. Assim, os futuros advogados chegam ao mercado de trabalho mais preparados. Portanto, continue nesse post para descobrir como desenvolver o seu raciocínio em direito.

Treine bastante a sua memória 

Chegou a hora de deixar a preguiça de lado e colocar seu cérebro para funcionar. Então, você precisa exercitar bem a sua mente. Mas, como fazer isso? Simples, comece a memorizar telefones, nomes de ruas e avenidas, datas de aniversário, receitas, entre outras coisas. 

Um ótimo exemplo é, por exemplo, quando você for de carro ou a pé para algum lugar, comece a não utilizar o celular, tente ir por conta própria, sempre memorizando os nomes dos lugares. Além disso, ao realizar contas diárias, não utilize calculadora. Temos certeza que com esses pequenos exercícios do dia a dia irão ajudar o seu cérebro e memória bem ativos. 

Leia bastante

Sabia que cultivar o hábito da leitura estimula o seu cérebro e desenvolve o seu raciocínio? Isso mesmo, ler sobre coisas novas diariamente irá aumentar muito o seu repertório de argumentos e conhecimento. Portanto, saia da sua zona de conforto e leia sobre assuntos e tópicos que estão fora do seu entendimento. Afinal, ficar lendo sobre as mesmas coisas todos os dias pode causar uma certa desmotivação. Assim como ler coisas muito difíceis também. Logo, vá gradualmente. 

Promova debates informais

Outra dica muito importante para desenvolver seu raciocínio em direito, é realizar discussões saudáveis entre amigos e familiares. Sendo assim, você irá conseguir desenvolver o seu raciocínio e o seu poder de argumentação. Afinal, em discussões e em debates, é necessário pensar rápido, apresentar ideias e desenvolver reflexões. 

No começo não vai ser nada fácil. Porém, tenha calma e vá aos poucos, sempre é bom começar, não é mesmo? Comece a anotar seus pensamentos e argumentos, antes e depois de uma discussão. Nesse sentido, você começa a analisar seu raciocínio e o que você pode fazer para melhorá-lo. Além disso, o importante aqui é sempre aprender. Discussões e debates sempre nos ensinam algo.

Escreva bastante

Sabia que escrever também é uma ótima maneira de desenvolver seu raciocínio em direito? Hoje em dia ficamos tanto tempo na frente do computador, que acabamos perdendo um pouco do hábito. Por isso, é preciso praticar diariamente a escrita. Desse modo, quando escrevemos, nosso raciocínio se desenvolve, nossa linguagem se torna mais robusta e trabalhamos nossa memória também. O advogado precisa ter uma ótima ortografia e redação, pois ele precisa elaborar processos e defesas. Afinal, a capacidade do raciocínio dele será testada no dia a dia da profissão.

Tenha bastante foco

Tenha em mente que você vai precisar ter muito foco para alcançar os seus objetivos. Assim, estabeleça seus objetivos e saiba onde você quer chegar. Por isso, ter foco é extremamente importante. Ao saber onde você quer chegar, você conseguirá ordenar o seu pensamento estratégico. 

Crie um mapa de raciocínio

Para aqueles que sentem dificuldade ao desenvolver o raciocínio, uma ótima opção é criar um mapa. Essa prática se baseia na criação de um mapa gráfico, ele irá te ajudar a organizar as suas ideias e conceitos. Além disso, você pode relacioná-los a uma questão central. 

Em resumo, a principal função desse mapa é a visualização e a classificação do seu raciocínio, ele organizará seus argumentos e informações. Então, pegue um papel e anote as suas principais ideias e assuntos, sempre relacionado a algum tema. Por fim, escolha temas diversos, para assim, desenvolver seu raciocínio em diferentes campos e áreas.

Pronto, agora que você conheceu um pouco sobre como desenvolver o seu raciocínio! O que acha de descobrir um pouco mais sobre a área de direito? Confira abaixo algumas matérias que separamos especialmente para você. 

Faculdade de Direito: Tudo o que você precisa saber

Melhores Faculdades de Direito e como escolher

Tudo que você precisa saber para ter sucesso no vestibular para Direito

Conheça 10 profissões de Direito que estão em alta

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.