InícioGraduaçãoGastronomiaComo empreender em gastronomia?

Como empreender em gastronomia?

Empreender em gastronomia pode ser mais simples do que você pensa. Certamente alguns pontos chave irão determinar as chances do seu negócio alavancar. Inovação, plano de negócios, normas de higiene, estão entre os tópicos de atenção. Quer saber mais sobre tudo isso? Continue então essa leitura.

Gastronomia: um mar de oportunidades

O setor de bebidas e alimentos realmente é algo promissor. Em outras palavras, mesmo com a crise o Brasil cresce nesse ramo. De acordo com o Sebrae, 33% das despesas com alimentação são com produtos que vêm ou são consumidos fora das casas. Isso vale como um poderoso indicativo de que é sim um mercado lucrativo e atraente para o empreendedor.

Sem dúvidas, para conquistar a sua fatia no bolo no ramo da gastronomia é preciso primeiramente pensar em um nicho. De fato há alguns tipos de culinárias ganhando destaque no cardápio de muitos brasileiros.

Para aqueles que desejam trabalhar com um tipo específico, comidas veganas, vegetarianas e orgânicas têm crescido. De acordo com pesquisas na área, o número de adeptos a este tipo de alimentação aumenta cerca de 40% ao ano. Em outras palavras, aparenta ser um segmento bem promissor. Por outro lado, se você não tem interesse neste nicho, a gastronomia oferece outras opções.

O tradicional, comidas brasileiras e orientais, fast food, há espaço para todas elas, porém é fundamental que haja uma boa gestão para dar certo.  A economia em torno do mercado food service, ou seja, a entrega de alimentos à domicílio é muito interessante. Afinal, o volume anual movimenta  em torno de R $300 bilhões.

Passos para empreender em gastronomia

Se até esse tópico aqui você já se animou para empreender, vamos te dar passos importantes para tirar isso do papel. Em síntese, não existe receita de bolo, porém há alguns cuidados que exigem atenção do futuro empreendedor. Mesmo que estejamos em uma época de crise, sempre há alternativas para começar o seu negócio. Os passos que separamos para empreender na gastronomia são:

Inove para empreender em gastronomia

mesmo que o espaço para comidas clássicas seja amplo, inovar no tipo de produto e serviço, chama a atenção. Eventualmente pode atrair uma boa clientela e gerar bons lucros ao seu negócio. Inovar por outro lado pode estar aliado a utilização de tecnologia ou uma forma nova de implementar um serviço. Sem dúvida, os consumidores em sua grande parcela adoram uma boa novidade.

Pesquisa de mercado

Antes de tudo, uma das primeiras ações para empreender na gastronomia é pesquisar o mercado. Pense naquilo que deseja ofertar e verifique a concorrência, o público-alvo, a média de consumo. Além disso, converse com pessoas da área sobre sua ideia e pesquise bem na internet.

Plano de negócio

Planejamento é a alma do negócio. Em um plano de negócios é possível detalhar várias ferramentas, ações e números fundamentais para estruturar tudo.

Pense no marketing

Juntamente com o plano acima, você irá refletir sobre o marketing. Como resultado você poderá visualizar melhor como será a cara da sua empresa. Dê uma atenção especial a isso com campanhas, post e redes sociais que dialoguem com seu negócio, mas também com o público-alvo.

O bom atendimento é essencial

Preze por ele sempre e em todos os meios de comunicação. Procure realmente atender bem e responder rápido o cliente.

Se atente às normas

Primeiramente antes de abrir o negócio verifique se as instalações condizem com os órgãos regulamentadores. Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros são os mais importantes.

Observe os casos de sucesso

Logo após feito os passos acima procure saber e ler mais a respeito de empreendedores de gastronomia que tiveram sucesso em suas jornadas. Buscar inspiração e uma meta é sempre válido.

Quais áreas gastronômicas estão em alta?

Ao mesmo tempo que empreender em gastronomia é uma boa ideia, se informar sobre o que está em alta pode ajudar no empreendimento. Como resultado disso, a escolha do nicho pode gerar maior impacto e conquistar mais consumidores. Nesse sentido, separamos aqui abaixo algumas áreas que estão tendo mais visibilidade e sucesso, confira:

  • Personal chef: seria contratar um ou uma chef de cozinha para elaborar e preparar pratos conforme o gosto do cliente. Isso vale para festas e eventos assim como o consumo diário;
  • Panificação e confeitaria: em virtude de abrir um espaço ou iniciar vendendo por aplicativos de entrega, redes sociais e para os conhecidos mesmo;
  • Cozinha criativa: conforme descrito no tópico anterior a criatividade também está relacionada com a inovação. Estudar o público-alvo, personalizar pratos clássicos, faz parte disso.
  • Consultoria gastronômica: de fato é uma experiência rica. O consultor em gastronomia lida com diversos segmentos, cardápios e pratos da área. Se você gosta da variedade e aprender coisas novas, vale a pena pensar.

Alimentação natural: isso vale para alimentação orgânica, vegana e vegetariana. Deve seguir crescendo nos próximos anos por um movimento de maior consciência e estilo de vida de uma parcela da população.

A faculdade de Gastronomia

Primeiramente, ao buscar um curso superior em gastronomia, certifique-se se a universidade é credenciada pelo MEC. Além disso, vale dar uma olhada nas recomendações na internet. Em virtude de ter matérias bem focadas e práticas, a maioria das instituições oferece na modalidade Tecnólogo, ou seja, de 2 a 3 anos. Juntamente com isso há a opção de cursar semipresencial, com disciplinas a distância e presenciais.

O valor da mensalidade varia de R $600,00 a R$3.000,00, porém em locais como a Anhanguera o valor é em torno de R $463,00. Antes de tudo, é importante verificar as oportunidades de estágio assim que ingressar no curso. O estágio contribui para aumentar o grau de experiência.

Se esse artigo fez sentido para você, que tal dar uma olhadina nesse aqui  com dicas valiosas sobre empreendedorismo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.