InícioGraduaçãoAdministraçãoComo fazer a segunda graduação em Administração em um ano?

Como fazer a segunda graduação em Administração em um ano?

Aqui você vai entender os caminhos de como fazer a segunda graduação em Administração em um ano. Procuramos levar em em consideração disciplina, organização e uma grande capacidade gerencial – atributos estes que vão ajudar qualquer futuro administrador.

Uma graduação em administração em um período tão curto é possível?

Sim, realmente é possível. E aqui vamos mostrar como conquistar mais este objetivo em sua vida profissional, e até acadêmica. Afinal, uma nova graduação abre horizontes e amplia nosso mundo de oportunidades profissionais.

Afinal, cursar uma segunda graduação em administração em 1 ano necessita de planejamento e um bom timming no que diz respeito a sua organização e currículo anterior. Este último sendo o mais importante na hora de conquistar este novo objetivo.

Hoje em dia, o mercado de trabalho exige mais de uma graduação.

Dependendo de onde você quer chegar são necessários conhecimentos cada vez mais amplos e diversificados para alcançar esta meta. Além de skills que envolvam gerenciamento, planejamento, liderança e análises estratégicas de um determinado segmento. 

Aprimorar o seu currículo com mais de uma graduação pode ser a diferença entre o sucesso e a dificuldade em evoluir na carreira. E, com certeza, vai gerar mais interesse sobre o seu currículo por parte de recrutadores e headhunters, grandes departamentos de RH e durante as suas entrevistas.

Muitos cursos de graduação são realizados com uma duração entre 4 a 8 semestres. Porém, isso vai depender do tipo de diploma ou instituição de ensino a qual você está pensando ingressar.

Curso de Administração EaD

Oportunidades em instituições que ofereçam Educação a Distância (EaD) podem facilitar muito a sua vida e ajudar a conquistar este tão sonhado objetivo.

Antes de mais nada, ingressar em um curso remoto ou híbrido, como costumamos chamar, devemos partir da premissa de que o estudante tenha que avaliar uma diversidade de fatores. Incluindo conhecimento prévio e disponibilidade de tempo. Já que uma faculdade à distância também é considerada um curso de ensino superior e deve ser levada muito a sério.

Ainda, fatores como a dinâmica do dia a dia e a sua disponibilidade de horário vão ser relevantes na hora de optar por este tipo de graduação em administração. Além da rapidez dos canais digitais, a melhoria dos acessos à educação e a grande concorrência existente dentro do mercado de trabalho. Tudo isso torna o EaD uma opção viável para qualquer pessoa que deseja mudar seu futuro.

Tenha atenção de que essas informações devem ser levadas com muita atenção, já que vão ser fundamentais para você conseguir fazer a sua segunda graduação em administração em 1 ano.

Qual a função do Administrador?

Primeiramente, ele é um profissional completo e tem como uma de suas funções principais: gerenciar, coordenar, implementar, liderar e outras tantas responsabilidades. E não somente em empresas ou instituições. Mas também grupos de pessoas ou colaboradores.

É comum imaginar que o profissional de Administração de Empresas assim que conseguir o diploma vai de cara arranjar um emprego em uma multinacional. Este, chegaria para organizar e gerenciar tudo em matéria de recursos humanos e financeiros. Também, vai começar a focar nos diversos ativos da empresa, cuidar dos investimentos e ainda reduzir custos e ajudar na criação de estratégias.

Bem, este seria um belo começo de carreira. Mas é muito provável que ocorra que ocorra na sua vida em suadas e lentas etapas.

Tenha sempre um objetivo

Esse cenário é bastante possível, mas não necessariamente será tão perfeito assim. Já que para você chegar a este tópico vai precisar ser um administrador com grandes habilidades e capacidades.

Antes de tudo, é preciso ter bem nítido o seu objetivo para aproveitar em 100% a sua segunda graduação e então conquistar tudo isso. E muito mais. 

Independente da duração dos cursos de Administração, sejam eles com 4 anos, 2 ou 1 ano, a quantidade de oportunidades e a diversidade de conhecimentos é semelhante. Logo, há poucas variações de matérias.

Por isso, é bom saber como é o curso que você vai fazer, seja presencial ou EaD. 

Sempre busque informações junto à instituição de ensino ou acesse nosso site.

Como é o curso de Administração de Empresas?

Normalmente, cursos de bacharelado costumam ser extensos e abrangem matérias fundamentais aos desafios do futuro administrador.

No caso de ser a sua intenção realizar a segunda graduação em Administração em 1 ano, saiba em primeira mão que muitas matérias podem ser “puladas”, ou seja, aproveitadas de acordo com a sua primeira graduação. 

Este pode ser o caso das disciplinas que envolvem matemática, informática, estatística, conceitos de marketing e contabilidade. Assim, existe grande chance de diminuir o seu tempo de graduação, reduzindo-a para menos de dois anos.

Dependendo da instituição, pode-se ocorrer sem dificuldades, já que determinadas matérias e disciplinas são consideradas gerais e presentes em quase todas as grades curriculares. Sendo assim, ocorre a eliminatória dentro dos diversos tipos de cursos superiores de Administração de Empresas existentes no Brasil.

Qual a duração da faculdade de Administração?

Geralmente, o bacharelado em Administração de Empresas tem duração de 8 semestres (4 anos).

Desde o início do curso de Administração, o aluno começa com uma grande variedade de disciplinas, que vão desde Introdução à Administração I, Contabilidade I, Conceitos Iniciais de Marketing, Matemática, Administração Pública até Comércio Internacional e Recursos Humanos.

Existem cursos de administração que abrangem algumas matérias mais específicas que envolvem o Marketing. Exemplo disso podemos citar o Marketing Digital e o E-Commerce. Entretanto, algumas escolas de administração trazem conhecimentos que remetem ao mercado de ações, por exemplo, a Bolsa de Valores, macroeconomia e noções de finanças. Em síntese, o curso de Administração evoluiu muito para acompanhar o mercado, englobando novas disciplinas e absorvendo conhecimentos.

Essas mudanças graduais têm por objetivo auxiliar o futuro administrador junto aos diversos cenários econômicos nacionais e internacionais em constante mudança. Incluindo a diversidade de empresas e instituições.

Disciplinas que abrangem vastos conhecimentos de comércio exterior, bolsa de valores, corporações internacionais e o marketing estratégico costumam ser as preferidas dos estudantes de Administração. E todas elas têm milhares de oportunidades para quem realmente está preparado e interessado por essas grandes carreiras.

Como fazer a segunda graduação em Administração em um ano?

Para chegar ao seu objetivo que é fazer a segunda graduação em administração em 1 ano, vamos começar fazendo com uma pergunta: 

Qual foi a sua primeira graduação ? 

Você certamente sabe esta resposta. 

Mas, o mais importante, é saber o que isso tem a ver com sua futura graduação.

Dependendo da grade de disciplinas e atividades que você estudou no curso anterior, será possível solicitar o aproveitamento desses conteúdos. Ainda mais se você é um aluno egresso de um curso da mesma área, ou melhor, um curso que seja considerado semelhante ou dentro da ampla área das Ciências Administrativas.

Cursos como o Marketing, Contabilidade, Matemática, Comércio Exterior, Recursos Humanos, Informática e tantos outros têm em seus respectivos programas disciplinas iguais às oferecidas nas graduações de Administração. Por isso, as suas chances são muito boas, em especial, se houver um diploma dentro destas acima citadas.

Portanto, seja otimista. As chances de encurtar o curso são bastante viáveis. Os cursos de Administração, com 2 anos de duração, têm sido reduzidos para 1 ano conforme o aproveitamento de disciplinas seja validado pela instituição de ensino em que você deseja ingressar. Mas, lembre-se, tudo depende do grau de seriedade com que você deseja conquistar esse novo canudo.

Organize sua documentação

Mesmo em tempos de EaD e a chamada internet das coisas, o Brasil permanece um país muito burocrático. Portanto, você vai precisar de papéis para tudo. Assim, recomendamos que comece juntando todos os documentos necessários e aproveite também para digitalizá-los e quem sabe salvar em drives na nuvem.

Ainda, não se trata somente de organização, mas sim da concretização de um sonho seu. Enfim, mostre dedicação. Tenha disciplina e mantenha tudo em ordem. Esta, facilita na hora de comprovar as horas dedicadas para aproveitamento de várias disciplinas.

Neste contexto, comece organizando e mantendo atualizados os seus papéis e documentos acadêmicos (histórico, diploma, certificados, etc). Guarde em um local seguro e com a devida identificação para que na hora certa você encontre com facilidade.

O desejo em fazer a segunda graduação em Administração em um ano vai necessitar conclusão ou comprovação da graduação anterior ou quem sabe de que realmente você já esteja fazendo a sua primeira graduação.

O Aproveitamento de disciplinas e o histórico escolar

Antes de tudo, recomendamos que você se organize para depois pedir o aproveitamento de disciplinas. Tenha o seu histórico escolar em mãos, sem falar no diploma da graduação anterior.

Em muitos casos, você precisará ter ambos os documentos para “pular” aquelas matérias consideradas semelhantes ou com programas afins. Mas isso tudo pode depender basicamente do coordenador do curso de administração ou mesmo da reitoria da universidade. 

Também, o histórico escolar varia de curso para curso, de faculdade para faculdade, e assim vai. 

As disciplinas nem sempre possuem o mesmo nome em suas grades curriculares, ou seja, a mesma nomenclatura. E isso fica ainda mais complexo quando nos aprofundamos no programa de conteúdos – o que varia de campus para campus.

O que você tem que saber sobre o mercado de trabalho e não te contaram!

Primeiramente, é sua função como futuro administrador estar preparado para um mercado de trabalho em constantes mudanças. As oportunidades em Administração de Empresas são muitas, porém, é sua responsabilidade estar atualizado e com os conhecimentos em dia.

Diante disto, não basta estar formado, você tem que estar capacitado para realizar qualquer tipo de tarefa.

Isso ocorre em qualquer área de atuação, o que não seria diferente na sua nova profissão de administrador. Fique sempre antenado em relação ao que os diversos segmentos dela estão exigindo em relação à conhecimentos, domínios de tecnologia e, também, postura de trabalho. 

Prever o futuro é estudar

Você jamais vai poder prever o futuro e saber o que o mercado vai necessitar de você. Mas é importante tornar o seu aprimoramento algo normal, ter metas estabelecidas, focar em tudo que acontece em determinado segmento e ver como atingir resultados com eficiência. A tendência, inclusive, é exigir ainda mais do seu perfil e conhecimentos.

Ter um diploma de administração não vai lhe ensinar a dominar o uso de um software de gerenciamento, dominar línguas novas ou fornecer uma receita de como resolver os problemas de uma equipe. Tem coisas que somente você vai mudar e é bom ficar bastante motivado. Enfim, o profissional e a pessoa vão se mesclar em inúmeros momentos de sua carreira.

Lidar com pessoas

Se você tem dificuldades em relacionar-se, está na hora de começar a ser um pouco mais social. O administrador de empresas integra e lidera equipes de todos os tipos e tamanhos. Inclusive, pessoas que moram em países diferentes e possuem culturas e línguas completamente diversas.

Resumindo, você terá que aprender a trabalhar alguns aspectos da sua formação pessoal.

Dessa forma, a inteligência emocional e a empatia serão bastante utilizadas por você na hora de presenciar e saber como lidar com conflitos dentro da empresa e com os clientes. Todo o tipo de trabalho ganha um peso a mais quando o relacionamento entre pessoas é um fator de decisão e que envolva resultados.

Entendendo a necessidade de preparação: o caso da Bolsa de Valores

Um exemplo prático é se você decide trabalhar na Bolsa de Valores. Antes de tudo é preciso ter um olhar estratégico profundo. Não basta gostar e vai dar tudo certo! 

Pelo contrário, você tem que ter um entendimento de tudo que envolve o mercado de ações, títulos do governo e mercado imobiliários. Além disso, é fato que um futuro profissional de administração que deseje atuar neste segmento deve entender de macroeconomia tanto dentro do território brasileiro como nos quatro cantos do mundo.

Outro detalhe importante é entender os setores da economia, a influência política e o domínio de diversos tipos de tecnologia. Sem falar no olhar analítico.

Enfim, o mercado exige o melhor de você e um pouco mais. Isso é um fato.

Como você pode se diferenciar em relação aos outros administradores?

Atualização, inovação e persistência. Estas são algumas das características que devem ser levadas em conta na hora do administrador pensar em começar a fazer a diferença como profissional. Em função da mutação constante do mercado, é preciso que você dê um jeito ou outro acompanhe este processo para não ser engolido pelas frustrações ou mesmo pelo desemprego.

Ser dinâmico é vital para a sua sobrevivência, além da necessidade de estar sempre se adaptando. Não importa se você é jovem ou velho, o essencial é adaptar-se e buscar um aprendizado constante para ter aquele “algo a mais”. 

Outro fator que vale a pena enumerar aqui é entender que apenas saber sobre uma determinada tecnologia ou conhecimento novo não lhe garante um diferencial. O recomendado é o profissional dominar e saber aplicar todas estas novas competências perante aos desafios que se apresentarem. 

Concorrência, aprimoramento e atitude

A sua concorrência também está evoluindo e até se capacitando ainda mais rápido. Por isso, dedique-se em aprender e dominar o máximo de saberes que vierem até você. Todo o tipo de conhecimento ajuda na hora de você se diferenciar e encontrar um emprego melhor, com salários mais atrativos e possibilidades de crescimento. 

Com o acesso às diversas fontes e uma imensa quantidade de dados, o administrador pode se atualizar no conforto de sua casa ou durante suas férias se quiser. Mas, como não estamos falando do mundo ideal, mas sim de trabalho e estudo, convém a você organizar-se e escolher algo que se encaixe na sua vida atual.

Especializações, MBA e a necessidade de se continuar estudando

Por isso, saiba que grande parte das áreas estudadas dentro da Administração podem oferecer um tipo de curso específico. Em relação a isso ele pode ser desde um MBA em Marketing ou quem sabe uma Pós-Graduação em Logística. As possibilidades são gigantes e as áreas de estudo ainda maiores quanto mais específicas.

Primeiramente, na hora de escolher uma especialização mais adequada a sua necessidade é vital que você tenha em mente que ela seja útil ao seu objetivo futuro. Se for realmente utilizar este conhecimento novo vai valer a pena cada centavo investido.

Atualmente, existem milhares de cursos de especialização disponíveis no Brasil e em inúmeras instituições de ensino e também empresas. As possibilidades são muitas e cada uma engloba conhecimentos específicos. Entre eles o marketing digital, o gestão de pessoas, gerenciamento de franquias, liderança e empreendedorismo, comunicação e vendas, etc

Em suma, os cursos de especialização podem ajudar você a mudar de vida e conseguir um novo emprego ou abrir a sua visão em relação ao mercado.

Mas qual é o seu porquê para escolher o curso de Administração?

Formação ampla e diversificada

Com duração média que varia entre 3 e 4 anos, esse curso superior possibilita uma inserção relativamente rápida no mercado, em comparação a outras graduações, conferindo capacitação técnica ampla e bastante diversificada.

O administrador é um empreendedor e um visionário

Se você está optando em fazer uma segunda graduação em administração em 1 ano, pode ser um sinal de que tenha um veia empreendedora, o que é natural a qualquer futuro administrador. É normal profissionais de diversas áreas optarem pelo curso com o objetivo de iniciar a sua própria empresa. Neste caso, é muito importante organizar o seu tempo em função da carga horária do seu novo curso com o trabalho. 

Além desse cenário de autonomia, podemos encontrar aqueles estudantes que apenas desejam ter mais domínio sobre gestão de negócios. Ou mesmo pessoas que desejam ter noções maiores sobre o marketing e a bolsa de valores. A isso podemos chamar também de empreendedorismo.

Últimas recomendações

A princípio, quando a universidade ou instituição de ensino validar o seu aproveitamento já vai facilitar bastante o seu caminho para fazer a segunda graduação em administração em 1 ano. Porém, o trabalho mais árduo vai ser seu. 

Comece estudando os cursos de administração com duração menor, sejam eles presenciais ou EaD. Estes últimos vão abrir diversas possibilidades e ampliar seus horizontes na hora de decidir.

Mantenha o foco, saiba quais disciplinas dos cursos anteriores aproveitar, organize suas documentações e pesquise a grade do curso de administração que deseja fazer. Independente do caminho que você trilhar dentro do curso de Administração saiba que ele lhe dará um considerável nível de realização pessoal. 

Isto ocorre porque a faculdade de administração é muito completa. Além de permitir ao aluno um futuro profissional em diversos mundos diferentes.

Exatamente isso: mundos

Desde que você entra no curso até a conclusão, a sua visão do mercado de trabalho e sobre a área se ampliam de uma forma gigantesca. Consequentemente, também o aumento da quantidade de oportunidades dentro de vários segmentos econômicos. Saiba que esses começarão a fazer parte de suas ambições e escopo laboral.

Ademais, irá se tornar ainda mais concreto e viável, como por exemplo, trabalhar em uma multinacional de grande porte.

O curso de Administração pode abrir a sua mente

Isso tudo fará com que você descubra capacidades que antes não afloravam na sua vida profissional e pessoal. Todo curso superior muda drasticamente a nossa vida, proporcionando uma base sólida para lidarmos com os problemas e as decepções durante nossa vida, seja pessoal, seja profissional.

Ao fazer uma segunda graduação em administração você estará ainda mais apto a resolver e liderar. Já que será bastante comum a resolução de conflitos e problemas de gestão. Assim como a necessidade de desenvolver novas estratégias entre outras centenas de situações diferentes. 

Nada é perfeito

Sim, nós sabemos que nada será perfeito e seu trabalho árduo antecede todo o tipo de vitória. Ser resiliente e nunca desistir faz parte do dia a dia de qualquer profissão.

Portanto, você terá que lidar com todo o tipo de adversidade referente ao mundo acadêmico e também do mundo corporativo. Ainda, se o seu caminho levar você a prestar serviço em uma instituição pública, os obstáculos serão ainda mais desafiadores. 

Equipes Multiprofissionais

Aliás, é importante ao administrador saber trabalhar com diversos tipos de profissionais, não só outros administradores mas, sobretudo, de outros segmentos. Quanto maior a empresa, mais diversas e numerosas serão as suas relações profissionais. E, consequentemente, maior será a sua necessidade de trabalhar em equipe e ter inteligência emocional para lidar com sentimentos, opiniões e situações de alta pressão. Afinal, é papel do administrador tomar decisões junto a esses contextos.

Por fim, tudo isso leva tempo, então seja persistente e faça a sua nova graduação com um bom aproveitamento e aproveite todas as oportunidades que ela pode lhe oferecer.

Aprenda a como fazer a segunda graduação em Administração em 1 ano com efetividade e se prepare para ter ainda mais sucesso no mercado do trabalho.

Quer saber mais sobre outros cursos ? Aproveite e acesse outros artigos abaixo:

5 habilidades importantes para área de Direito

Recomendações de livros da área de Agronomia

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.6 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.