InícioDicasRedaçãoComo fazer uma introdução perfeita em sua redação?

Como fazer uma introdução perfeita em sua redação?

Se você está se preparando para o Enem, certamente entre suas preocupações está fazer uma boa produção textual. Contudo, pode ser que você não saiba como fazer uma boa introdução em sua redação, e por isso esteja ainda mais inseguro com o exame. No entanto, aqui, na Voomp, podemos te ajudar com essa e outras questões relacionadas ao Enem e a todo o contexto que envolve o seu ingresso no ensino superior. Vamos?

Em um primeiro momento, é importante ressaltar o tipo de texto cobrado pelo Enem. Assim como na maioria dos vestibulares, o gênero dissertativo-argumentativo é o eleito para avaliar algumas habilidades dos candidatos deste exame. Mas, afinal, quais são as características fundamentais deste tipo de texto?

Para não fugir da estrutura textual exigida, os candidatos precisam construir um texto que tenha como base a defesa de um ponto de vista frente ao tema proposto pela avaliação. Sendo assim, aqueles que querem se dar bem na prova precisam focar em argumentos relevantes para uma proposta de intervenção, isto é, sugerir meios para solucionar ou amenizar os problemas apresentados pelo Enem.

Entretanto, para conquistar uma boa pontuação na redação, é necessário atender a outros critérios. Nos próximos tópicos te contaremos mais a respeito desses quesitos e, sobretudo, daremos ênfase na construção de uma boa introdução. Bora?

Quais as competências avaliadas na redação do Enem?

De acordo com o site do Ministério da Educação e Cultura – MEC, para ter êxito nas cinco competências cobradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) os candidatos precisam demonstrar alguns conhecimentos. São eles:

  • Domínio da escrita formal da língua portuguesa;
  • Compreender o tema e não fugir do que é proposto;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Respeito aos direitos humanos

Dessa forma, os futuros universitários terão suas habilidades pontuadas entre 0 e 200 em cada uma dos tópicos requisitados, podendo somar até 1000 pontos na íntegra. Cá entre nós, o sonho de qualquer candidato, não é?

Agora que você já se recordou das exigências, que tal irmos direto ao ponto? Então, vamos à introdução do texto!

Como fazer uma introdução certeira para a sua redação do Enem?

Assim que os participantes do exame terminam de ler os textos motivadores, logo imaginam como dar início ao texto. Para muitos, este momento não é nada fácil. Eles não sabem como começar e tem dificuldades para manter uma estratégia textual e não se perderem  durante a escrita.

Uma boa opção é, de antemão, logo após uma contextualização,  refletir a respeito das propostas de intervenção que você fará para auxiliar na solução do problema apresentado e já apresentá-las, de forma resumida, na introdução. Fique tranquilo, te daremos um exemplo.

Suponha que o tema abordado seja: “A distribuição de renda no Brasil”. Logo, provavelmente, entre os textos motivadores estarão estatísticas apresentando dados que demonstram como a riqueza nacional é má distribuída entre a população. Por isso, você já estará familiarizado com o assunto, e poderá explorar este tema se baseando em seus conhecimentos e nas informações oferecidas pelos textos motivadores. No próximo tópico apresentaremos uma ilustração para dar uma noção de como construir uma boa introdução. 

Introdução: contexto e proposta de intervenção para a redação

“A distribuição de renda no Brasil”

“O Brasil é considerado um país continental. Ele figura entre os cinco maiores em dimensão territorial. No entanto, toda essa magnitude não se mantém se pensarmos em como a população brasileira é castigada pela má distribuição de renda. A riqueza nacional se concentra nas mãos de uma minoria, enquanto a grande massa sobrevive com bem menos que o necessário.”

Note que até aqui abordamos apenas o problema, os fatos já apresentados pelos textos motivadores. Ainda não apresentamos nenhum argumento que demonstre nossa opinião pessoal. Portanto, nos resta dar continuidade a introdução e esboçar nosso ponto de vista. Sigamos com um exemplo possível:

“Este é um fato que causa grande revolta na população. Com isso, nos últimos anos, muitos especialistas têm apontado uma crise estrutural no capitalismo, motivada também pela insatisfação com a divisão desigual do capital. Portanto, algumas atitudes precisam ser tomadas a fim de tornar mais justa a partilha de riquezas em nosso país. Para isso é necessário investir em programas e reformas que tenham como finalidade uma maior taxação das grandes fortunas, no intuito de minimizar um pouco esta desigualdade gritante. Além disso é necessário educar a população de forma que possam escolher representantes políticos que tenham entre suas metas de mandato minimizar as desigualdades, por meio da criação de leis que promovam a equidade”

Conclusão

No modelo de introdução, acima citado, contextualizamos nosso leitor a respeito do tema proposto. Trouxemos para nossa introdução elementos que colaboram para a discussão da temática, por isso citamos a crise estrutural do capitalismo. Também destacamos dois argumentos que nortearão a defesa de nosso ponto de vista, a maior taxação das grandes fortunas e a urgência em educar a população. P

or isso, aqueles que lerem essa introdução já saberão logo de início, que tema abordaremos e de que forma pretendemos  dar sequência a nossa produção textual. 

Por fim, independente do tema da redação, aposte em algumas dicas para dar início a sua escrita:

  • Recorra a fatos reais marcantes, tais como: notícias, episódios políticos, casos policiais ou mesmo descobertas científicas para alavancar seu texto;
  • Aposte em fatos históricos para dimensionar o problema ao longo do tempo;
  • Utilize as citações de autores relevantes para o tema discutido;
  • Aproveite seu repertório ficcional para fazer uma ponte entre aquilo que acontece nos filmes, séries e outros gêneros ficcionais e as questões sociais da realidade; 
  • Demonstre como a temática abordada é tratada em diferentes países ou regiões do país.

Então, se você gostou deste conteúdo e quer saber ainda mais a respeito de como mandar bem no Enem, escolher uma carreira e ainda se familiarizar com as questões do ensino superior, clique aqui! Bons estudos e boa sorte no Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.