InícioCursinhos pré-vestibularComo funciona a lista de suplentes do vestibular?

Como funciona a lista de suplentes do vestibular?

O período do vestibular é um momento de muita ansiedade e dúvidas para os estudantes. Sendo assim, um termo utilizado pelas instituições que pode gerar confusão entre os vestibulandos é o de “suplentes do vestibular”.

Então, você está se preparando para provas de vestibulares, esbarrou nesse tema e não entendeu? Saiba que está no lugar certo! O Voomp preparou um artigo para te explicar tudo sobre o vestibular. Além disso, você terá a oportunidade de entender todos os direitos que os estudantes que ficam nessa posição nas listas de chamadas têm perante as faculdades.

Por isso, siga a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre vestibular e  suplentes do vestibular. Além disso, é um bom momento para aumentar a sua preparação para as provas necessárias ao ingresso na tão sonhada faculdade.

O que significa ser suplente do vestibular?

Após as provas de vestibulares, as universidades divulgam a lista de candidatos aprovados no processo seletivo. Dessa forma, os estudantes nessa primeira lista de convocação estão aptos a se matricularem nos cursos universitários escolhidos.

Contudo, além da lista de aprovação, as universidades também divulgam a lista de suplentes do vestibular. Digamos que você fez a prova e encontrou o seu nome nessa segunda chamada. Calma, não precisa se desesperar julgando que já perdeu a oportunidade.

Dessa forma, a lista de suplentes no vestibular significa que você ficou na lista de espera da instituição de ensino. Então, caso os estudantes que foram aprovados para começar o curso universitário decidam não se matricular, você será o próximo candidato a ser chamado para ingressar na faculdade.

Por exemplo: a sua faculdade do sonho aprova 100 estudantes para a primeira chamada em cada curso. Entretanto, você ficou na 105° posição e se encontra na lista de suplentes do vestibular. Assim, se cinco alunos desistirem de cursar a graduação, então, você terá a oportunidade de se matricular.

Como saber se você foi convocado para a lista de suplentes do vestibular?

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que cada faculdade trabalha de formas diferentes. Além disso, contam com regras próprias para os vestibulares e aprovação dos estudantes. Por isso, é essencial sempre pesquisar nos meios de comunicação oficiais da sua instituição de ensino de preferência quais são os métodos escolhidos pela faculdade.

Contudo, de forma geral, as instituições de ensino divulgam a lista de aprovados no vestibular e já disponibilizam as datas para anunciar a lista de estudantes que foram escolhidos como suplentes no vestibular.

Além disso, existem faculdades que preferem entrar em contato com cada aluno pessoalmente para informar sobre a lista de espera e saber da disponibilidade do estudante. Por isso, no período de matrícula, é essencial ficar atento ao site da instituição, ligações e email. Dessa forma, se você for convocado para lista de espera, não vai perder a sua oportunidade.

Então, para ilustrar como funciona a lista de suplentes do vestibular, vamos demonstrar como funciona o cadastro no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Governo Federal. Sendo assim, podem participar da seleção os alunos que se inscreveram para o SiSU no prazo regular e não foram convocados em nenhuma das opções de cursos.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o período de inscrições é aberto logo após a divulgação da chamada regular, através do site do programa. Portanto, após divulgada a chamada regular, os estudantes devem acessar a área do candidato e marcar a opção “participar da lista de espera”.

Dessa forma, o MEC, repassa a relação de interessados às instituições participantes com o objetivo de preencher as vagas remanescentes. Para saber se foi convocado, o estudante deve estar atento aos meios de divulgação utilizados pela própria instituição.

Quais as etapas da lista de suplentes do vestibular?

Acima, você conheceu como funciona a lista de espera do Governo Federal. Entretanto, como já foi esclarecido, cada instituição de ensino funciona seguindo as suas próprias regras

Porém, em geral, as listas de espera para suplentes do vestibular contam com etapas fixas para cada momento da convocação. Por isso, confira abaixo cada etapa do processo seletivo:

1° – A divulgação da lista de espera acontece em conjunto com a relação dos estudantes aprovados na chamada regular. Ou, logo após o encerramento do período de matrícula dos estudantes chamados na primeira lista do vestibular;

2° – A lista de suplentes segue a ordem de colocação do vestibular. Então, se a instituição de ensino convocou em um primeiro momento os 50 primeiros, a chamada continua pelo candidato 51° em diante;

3° – Logo depois, é estipulado o período para a matrícula dos estudantes que ocupam as primeiras posições da lista de suplentes do vestibular;

4° – Se após a matrícula dos primeiros candidatos da lista de suplentes do vestibular continuar sobrando vaga, a faculdade segue chamando os candidatos que participaram do processo seletivo;

Dessa forma, a lista de chamada dos suplentes pode acontecer em 2,3, 4 e quantas listas de estudantes forem necessárias. Por isso, se você participou do vestibular, é importante não perder as esperanças e continuar atento aos comunicados da faculdade.

Quais as chances de ser chamado pela lista de espera?

Você pode estar lendo este artigo e pensando: “quem vai desistir da vaga na universidade após passar pelo vestibular?”. Então, saiba que as chances dos estudantes que estão na lista de suplentes do vestibular serem chamados são grandes.

Assim, o principal motivo para um estudante optar por não se matricular na instituição de ensino é ter sido aprovado em outra faculdade e escolher a segunda opção. Dessa forma, a lista de suplentes do vestibular gira e mais candidatos têm a oportunidade de se matricular.

Contudo, existem mais justificativas para a lista de espera no vestibular ser uma grande chama de esperança para os estudantes. Por isso, veja os principais motivos abaixo:

  • Perda do prazo de matrícula;
  • Erro na documentação exigida pela faculdade;
  • Bolsas de estudo em outra instituição;
  • O estudante desistir da graduação;

Dessa forma, se você se encontra na lista de espera após realizar a prova do vestibular para a sua sonhada faculdade, não desista! Há uma grande chance de você conseguir ingressar na faculdade e já começar o curso.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 31

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.