InícioDicasFormação acadêmicaComo funciona um núcleo de educação continuada em um hospital?

Como funciona um núcleo de educação continuada em um hospital?

Você sabe o que é um Núcleo de Educação Continuada (NEC)? De forma bastante resumida, podemos dizer que se trata de um setor com ações voltadas à educação e aprimoramento dentro das organizações, neste caso hospitais. Em outras palavras, um NCE promove atualizações, cursos e eventos, palestras e treinamentos para os profissionais que trabalham dentro dessas unidades hospitalares.

Hoje, o Voomp foca nos hospitais para explicar como funciona um Núcleo de Educação Continuada em um hospital.

Contudo, todos os locais em que existam trabalhos envolvendo saúde devem ser apoiados por práticas de educação em saúde. Logo, não somente os hospitais, mas também clínicas particulares, postos de saúde e unidades básica de saúde (UBS). Atualmente, policlínicas e até planos de saúde também costumam ter seus próprios Núcleos de Educação Continuada.

Como funciona um Núcleo de Educação Continuada em um hospital?

Geralmente, um NCE, dentro de unidades hospitalares, é mantido por um grupo multidisciplinar de profissionais. Entre eles, enfermeiros, nutricionistas, médicos generalistas e especialistas, funcionários administrativos, segurança do trabalho e etc.

Em síntese, esses programas ou locais de reunião focam na formação, aperfeiçoamento e desenvolvimento dos recursos humanos dentro de suas unidades de saúde.  Definitivamente, visam manter a equipe em um processo de aprendizado constante. Tudo isso com foco no melhoramento da assistência prestada aos pacientes e seus familiares. Sem deixar de lado o bem-estar dos próprios profissionais e suas necessidades.

Educar é preciso, ainda mais na área de saúde

Primeiramente, sabemos que falar de algo tão específico e que envolva a possibilidade de mais horas de estudo pode parecer à primeira vista algo chato. E até cansativo. Porém, saiba que as atualizações de protocolos de saúde e o aprendizado do que chamamos de novas e boas práticas salvam ainda mais vidas diariamente. Além disso, somente os profissionais de saúde sabem o quanto os protocolos de atendimento mudam ao longo dos anos. 

Portanto, saiba que a educação em saúde, quando realizada de forma constante e permanente, demonstra o grau de seriedade com que os profissionais das Ciências da Saúde se dedicam às suas atividades. Finalizando, educar é preciso, ainda mais na saúde. Realmente, um conhecimento, por mais simples que possa parecer, fará a diferença em uma urgência, emergência ou em práticas cotidianos de enfermagem.

Seriedade e comprometimento

Enfim, caso você tenha interesse nos cursos com foco na área de saúde, tenha em mente que a sua ‘curva de aprendizado’ será constante. É por isso que um tema como Núcleo de Educação Continuada (NEC) é fundamental.

Sem falar no comprometimento com os pacientes e na preocupação que  os profissionais possuem ao dar continuidade aos aprendizados obtidos e absorvidos em sua formação superior.  Alguns exemplos dos cursos de formação desses profissionais são:

Educando com saúde, uma boa prática para ensinar saúde e educação

Nossa, que frase confusa, não é mesmo? Leia com mais calma. É importante que você, nosso leitor, compreenda isso antes de continuar a leitura sobre o Núcleo de Educação Continuada (NCE).

Educando com saúde 

Entenda: educando com saúde é realizar e promover a atualização dos milhares de profissionais do setor de maneira salutar, organizada e com as devidas metodologias. Definitivamente, encontros que permitam o debate livre de ideias, esclarecimento de dúvidas e a interação multidisciplinar são sempre bem-vindos. 

Os hospitais como locais de grande circulação de pessoas, rotinas devidamente estabelecidas e alto grau de estresse, resultado do dia a dia de trabalho, devem ter um NCE capaz de renovar conhecimentos. Contudo, sem criar novas cargas de pressão sobre os profissionais da saúde.

Em suma, os núcleos não somente têm a missão de ensinar o que existe de novo dentro da questão técnico-científica. Mas, também, promover uma reciclagem psicológica, motivar e incentivar ao aprimoramento das pessoas em diversos níveis: pessoal, anímico e mental.

Saúde e educação

Lembre-se: a educação, quando aplicada na melhoria dos métodos pedagógicos para o ensino na saúde, pode transformar pessoas, grupos e mudar todo um sistema de saúde pública ou privada. 

Enfermagem, exemplo de Educação Continuada

Em síntese, existe uma área dentro da saúde que está sempre em constante aprimoramento dentro dos hospitais, a equipe de Enfermagem

Auxiliares, técnicos e enfermeiros são muito atuantes dentro dos núcleos. Afinal, esses profissionais estão presentes em todos os setores do hospital. Desde a porta até a alta – como podemos carinhosamente falar. Ou seja, desde a chegada do paciente até a sua alta hospitalar. 

Entretanto, poucas pessoas sabem como são permanentes as reciclagens destas equipes. Seja de forma individual, por setores e especialidades, e principalmente em grandes grupos, o NCE promove a introdução de novos conhecimentos teóricos e práticos. Além de normas e procedimentos para a rotina de saúde em enfermagem. Logo, quando estiver sob seus cuidados, tenha certeza de que esta pessoa que está lhe assistindo percorreu bons caminhos no mundo do aprendizado.

Considerações finais sobre o estudo contínuo 

Certamente, existem estudantes que amam estudar. Outros nem tanto. Para os últimos, deixamos a seguinte dica: é bom mudar de atitude. Afinal, a sua educação será contínua, o aprendizado longo e os conhecimentos sempre renovados à medida que algo novo surja dentro da sua futura profissão. Logo, estudar não se trata apenas de um hábito, mas, sim, de um diferencial e a maneira mais conhecida de mudar a sua vida. Sem esquecer de trabalhar, é claro.

O Voomp apenas deseja mostrar aos milhares de estudantes do Brasil que programas de Educação Continuada são obrigatórios em diversos segmentos do mercado de trabalho. 

Além de você ter que estudar para ingressar no ensino superior, seguirá estudando para obter o seu diploma. E, por incrível que pareça, estudará ainda mais depois de formado. Já que o mercado de trabalho deseja o melhor de cada um de nós como profissionais.

Se gostou do nosso bate-papo de hoje, que trouxe um pouco sobre o curso de Enfermagem, Medicina e outras faculdades ligadas à saúde, aproveite para clicar aqui e ir direto para nossa home.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.