InícioDicasFormação acadêmicaComo funcionam as graduações de três anos e quais são as principais?

Como funcionam as graduações de três anos e quais são as principais?

Muitas pessoas se perguntam como cursar graduações de três anos de duração. Isso porque esse tipo de curso é mais curto e, em geral, mais objetivo.

Por esse motivo, essas graduações são ideais para quem quer começar logo a trabalhar. Veja então, quais são as melhores e mais rápidas, de modo que você esteja logo preparado para o mercado de trabalho.

Como funciona uma graduação?

Quando o aluno termina o ensino médio, ele conclui a educação básica. Dessa forma, caso decida continuar estudando, ele pode optar pelo ensino superior, também conhecido como graduação.

Ela é uma qualificação que permite que a pessoa ocupe o cargo profissional do curso que concluiu. De fato, para cursá-la existem dois meios:

  • Prestando um vestibular;
  • Ou entrando em uma faculdade particular.

O aluno só tem acesso a universidades gratuitas quando faz um vestibular. Por isso, o estudante tem que se empenhar mais nos estudos e se esforçar para conseguir a aprovação.

Até mesmo as graduações de três anos geram uma certa concorrência, dependendo do curso. Pois, mesmo sendo mais breve, ainda é um ensino superior, ou seja, é vantajoso tê-lo no currículo.

Entenda a importância de uma graduação

Primeiro, é ela que te prepara para o mercado de trabalho, já que muitas profissões exigem um diploma. Além disso, mesmo quando não é necessário, muitas empresas preferem que o candidato tenha um curso superior no currículo.

Outra vantagem é poder adquirir novos conhecimentos, quando formado o aluno está preparado para lidar com diversas situações relacionadas a sua profissão. Aliás, ele também recebe muitas oportunidades novas depois da finalização do curso, como:

  • Aumento de salário;
  • Mais chances de conseguir uma vaga;
  • Crescimento no mercado de trabalho.

Tipos de graduações de três anos

Existem três delas, bem diferentes entre si e também possuem propósitos distintos. Dessa maneira, para entender como cursar uma graduação de até 3 anos apenas é preciso conhecer em que categoria ela está, confira.

Bacharelado

Em geral, a sua duração varia entre 4 e 5 anos. Afinal, é um estudo mais amplo da área, por isso, tem uma enorme carga teórica e prática.

O seu objetivo é formar profissionais com grandes oportunidades de trabalho, ou seja, alguém que possa competir em várias vagas.

Licenciatura: professores e pesquisadores

Ela dura 4 anos e é totalmente voltada para as disciplinas teóricas. Assim, sua função é graduar profissionais pedagógicos, do ensino fundamental e médio. Em outras palavras, ela prepara o aluno para atuar em salas de aula como professor.

Graduações de três anos: tecnólogo

O curso dura de 2 a 3 anos, tem como foco principal as disciplinas mais práticas. Dessa forma, eles pretendem ensinar sobre os setores mais específicos da área de atuação.

Por esse motivo, ele é mais rápido e direto do que os de bacharelado e licenciatura. Então, aqui o profissional se forma em menos tempo, mas com opções de trabalho menos abrangentes do que as do primeiro.

Vale destacar que isso é ideal para aqueles que já tem certeza do que querem e não precisam sair logo da faculdade.

Como funcionam as graduações de três anos?

Os cursos tecnológicos são voltados para atender as profissões específicas, já que eles ajudam a organizar melhor o mercado de trabalho.

Sendo assim, desse ponto de vista, a prática é mais importante que a teoria, principalmente para quem quer começar a atuar o mais rápido possível.

A forma como essa graduação acontece, no entanto, deixa as pessoas desconfiadas da sua credibilidade. Mas, na verdade, elas são ótimas e formam bons profissionais para o mercado.

Principais graduações de três anos

Existem algumas que se destacam mais, seja pelo ramo de atuação ou pelo salário. Então, confira quais são os principais e melhores cursos tecnológicos.

1 – Área ambiental

O de maior relevância nessa categoria é o de gestão ambiental. Nele o aluno aprende como gerenciar e executar diagnósticos ambientais, como recuperar áreas degradadas, dentre outras funções.

A gestão é uma ótima escolha para quem quer cuidar do meio ambiente e ajudar a preservar o planeta. Além desse, outro curso destaque é o de Saneamento Ambiental cuja proposta é melhorar a qualidade de vida das pessoas.

2 – Graduações de três anos em gestão de negócios

Aqui o aluno aprende como gerenciar, criar estratégias, aumentar a qualidade e produtividade de uma empresa no mercado. Alguns desses cursos são:

Todos têm como foco a parte da administração de um negócio, seja com os funcionários ou com o mercado. Por isso, é uma área muito procurada nos últimos tempos, graças à criação de novos empreendimentos independentes no meio digital.

3 – Lazer e infraestrutura

Essas duas áreas são responsáveis pela logística dos serviços relacionados ao lazer e a infraestrutura. Dessa maneira, conheça alguns deles logo a seguir:

  • Gastronomia;
  • Hotelaria;
  • Gestão de turismo;
  • Transporte terrestre;
  • Gestão portuária.

Outras graduações de três anos

Dentre eles, há as áreas de produção cultural, design e até mesmo o setor de segurança. Estes setores possuem cursos como:

  • Comunicação Institucional;
  • Design de interiores e gráfico;
  • Gestão de segurança privada;
  • Segurança no trânsito e também pública.

Graduações de três anos é o caminho mais rápido e simples

Apesar de a maioria dos cursos não ser tão conhecidos, eles são uma excelente opção para boa parte dos estudantes. Tenha em mente que se trata de uma formação de nível superior, mesmo sendo mais curto. Logo, possui seus benefícios também.

O diploma melhora muito um currículo e garante boas oportunidades, mas a maior vantagem é que em menos tempo, o candidato se qualificará mais rápido.

Muitas empresas valorizam a experiência profissional acima de tudo. Assim, se formando quanto antes, a pessoa pode ir se qualificando cada vez mais. Assumindo então, um perfil mais competente e desejável no mercado.

Decida por si mesmo o seu futuro

Mesmo que as graduações de três anos sejam uma boa opção, cabe a você decidir se é o caminho que quer seguir ou não. Vale destacar que qualquer curso que escolha tem que te dar oportunidades para alcançar o sucesso.

Ser um profissional competente e fazer o que ama é muito importante, além disso, faz toda a diferença.

https://blog.voomp.com.br/dicas/formacao-academica/quais-sao-os-cursos-mais-procurados-no-vestibular

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.