Como saber se devo fazer carreira em tecnologia?

Ana Paula Schuster
Colaborador do Hora Da Facul

Seguir carreira em tecnologia é uma das coisas mais promissoras para o futuro. Afinal, é um dos setores que mais cresce em todo o mundo. Além disso, é muito atrativo pela grande variedade de opções de campos de trabalho.

Neste artigo, veja quais as habilidades necessárias para investir nesse setor. Por isso, se você tem interesse em profissões da área, fique atento.

Profissional com carreira em tecnologia do futuro

Cada dia mais o setor tecnológico ganha força. Seja através de um aplicativo de transporte, seja pelas casas inteligentes. Então, não há dúvida que a carreira em tecnologia é uma das que mais prometem para o futuro.

Qual a faculdade combina com o seu interesse? 

Preparamos um teste para você

Com o crescimento dessa área, quem deseja se destacar precisa de um diferencial. Aliás, antes era exigido apenas os conhecimentos técnicos. Mas, hoje, é preciso ter uma atuação com mais estratégia.

É possível perceber que o mercado de trabalho está sempre se renovando. Por isso, quem não se adapta a suas transformações pode acabar sendo engolido. Ou seja, buscar se reciclar quanto às novidades que surgem é importante.

Setores da carreira em tecnologia mais solicitados

Os profissionais em tecnologia mais solicitados hoje são aqueles que possuem uma maior qualificação. Mas, as principais ocupações procuradas são:

  • Especialistas no cloud computing;
  • Cientistas especializados em dados, como o Big Data;
  • Especialistas em segurança da informação;
  • Profissionais em mobilidade corporativa;
  • Desenvolvedores e gestores de software.

O perfil para seguir carreira em tecnologia

Como em toda profissão, é preciso ter alguns atributos para trabalhar em certas áreas. Porque a identificação torna o ofício menos difícil. Logo, você precisa buscar fazer o que combina com você e com o seu perfil ou o que gosta.

Algumas qualidades unem os indivíduos com carreira em tecnologia. Com isso, você verá quais são elas e como se aplicam nesse setor.

Autodidata

Muitos falam sobre essa qualidade, mas não sabem o que ela significa de fato. Então, os autodidatas são pessoas que buscam conhecimento de maneira autônoma. Ou seja, buscam pesquisar e entender o trabalho a ser feito.

Isso é algo muito valorizado dada a rapidez das transformações digitais. Por isso, buscar conhecimento e estar se reciclando é necessário.

Habilidade em trabalhar em equipe

Uma boa relação com a equipe é uma capacidade muito apreciada na carreira em tecnologia. Porque ajuda a atuar de maneira estratégica e concluir os trabalhos com excelência.

Ser fluente em inglês

Isso é algo apreciado em qualquer trabalho atualmente. Afinal, o inglês é a língua mais falada no mundo. Por isso, garante destaque em qualquer vaga de emprego na área da tecnologia.

Ter visão ampla

O profissional em TI, está ligado às estratégias de qualquer empresa. Já que ele ajuda o grupo a se colocar e ter destaque no mercado. Logo, ter visão ampliada do negócio em que trabalha ajuda a ter melhores resultados.

Quais os rumos da carreira em tecnologia

O mercado tem buscado cada vez mais profissionais com carreira em tecnologia mais capacitados. Sendo assim, o especialista precisa ter facilidade em sair da sua zona de conforto. De modo a saber lidar com clientes e colegas.

Outro fator importante é ter noções de negociação para aplicar tecnologia nesse setor. Assim, ele consegue resultados melhores. Enfim, as exigências da sociedade é que vão ditar as transformações do mercado de trabalho da tecnologia.

Inovação é a palavra do momento, porque é ela quem dá o diferencial nos mais diversos setores. Já que as campanhas de divulgação estão mais competitivas e atendem a esse quesito.

Mesmo os órgãos públicos têm investido pesado no setor tecnológico. Assim, a tendência é que os concursos nesse ramo aumentem.

Campos de trabalho para carreira em tecnologia

Escolher uma área para seguir carreira em tecnologia está cada dia mais difícil. Visto que são muitas as opções que existem. Mas, para te ajudar nessa tarefa, a seguir estão listadas algumas delas.

Carreira em tecnologia corporativa

Esse setor é para quem tem interesse em trabalhar em uma empresa e crescer dentro dela. E existem duas opções nessa atuação. Logo, a primeira é se especializar e trabalhar como técnico em um assunto.

A outra opção é estar na área de gestão e ir se destacando. Até que o colaborador vira líder e depois há a oportunidade de administrar um setor.

Atuação como freelancer

É a modalidade que ganhou mais destaque nos tempos de pandemia. Já que possibilita o profissional trabalhar em casa com home office. Assim, ele tem mais liberdade em organizar seus horários, além de autonomia e pode decidir tudo com liberdade.

Abrir uma empresa própria

Para ser empreendedor é necessária uma dedicação maior nas questões burocráticas. Porque aqui você começa a lidar com pagamento de impostos. Então, o mais indicado é buscar um contador para auxiliar nessa parte.

Existem algumas áreas que estão tendo maior destaque nessa modalidade. Por fim, confira elas a seguir:

  • Design;
  • Pagamentos online;
  • Consultoria em informática.

Competências para seguir carreira em tecnologia

Adaptação é a principal palavra para a carreira em tecnologia. Afinal, a cada novo cenário mundial existem inovações, ainda mais na área de TI. Até mesmo em órgãos públicos, esses profissionais são necessários.

Alguns aspectos técnicos são essenciais para esse setor. Com isso, se você pretende ter essa atuação profissional, precisa dos conhecimentos a seguir. Assim, os principais são:

  • Conhecimento em MOS (Microsoft Office Specialist);
  • Entendimento em MCSE;
  • Habilidade com CISA (Certified Information System Auditor);
  • Project Management Professional (CAPM).

3 opções de carreira em tecnologia para o futuro

As oportunidades na carreira em tecnologia possuem uma variedade muito grande. Mas, para atuar em alguma delas, é preciso conhecê-las e saber se combinam com você. Por isso, veja três opções a seguir.

1 – Ciência de dados

Trabalhar nesse setor significa saber interpretar e utilizar dados presentes na internet. Com o intuito de tornar a atuação das empresas mais estratégica.

2 – Computação na carreira em tecnologia

Na carreira em tecnologia, os cursos de ciências e engenharia da computação são os mais procurados. Assim, costumam ser mais concorridas as vagas para eles. Além de que são os principais e mais requisitados trabalhos nas empresas.

3 – Desenvolvedor mobile

O crescimento na venda de smartphones foi o que deu o impulso para esse setor. Assim, o foco desse profissional é criar aplicativos. Além de trabalhar para atender as necessidades dos usuários.

Veja dicas para seguir carreira em tecnologia

Agora você já sabe se o seu perfil se encaixa no setor de tecnologia. Então, você precisa saber como ingressar nesse ramo e ter uma carreira de sucesso.

A princípio, você precisa se identificar com a área. Em seguida, comece com um curso superior para ser um bom profissional. Então, na faculdade Kroton você encontra diversos cursos relacionados a esse setor.

Estudar e participar de eventos é também algo essencial para a carreira em tecnologia. Afinal, é assim que você consegue contatos e fica conhecido no mercado.

Enfim, invista na sua formação para ser o melhor no que faz. Assim, não terá apenas sucesso em sua carreira, como também será muito feliz.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.