InícioGraduaçãoDireitoComo são os primeiros anos do curso de Direito?

Como são os primeiros anos do curso de Direito?

É natural ficar um pouco apreensivo nos primeiros anos do curso de Direito. Muitas vezes não conseguimos saber ao certo o que esperar. Afinal, este é um curso que exigirá muito, ou seja, será preciso muito estudo e dedicação. Para serem formados ótimos advogados.

A área de Direito foca no conhecimento e cumprimento das leis. Sendo assim, desde os primeiros anos o aluno terá contato com todas as leis existentes, assim como as diretrizes jurídicas. Ao longo do curso, o aluno decidirá em qual área de atuação ele deseja seguir.

Está com dúvidas de como serão os primeiros anos do curso de Direito? Neste post você entenderá como funciona a faculdade de Direito e as matérias que serão abordadas nos primeiros anos. Além de saber quais materiais serão necessários. 

Disciplinas dos primeiros anos do curso de engenharia

A grade curricular da faculdade de Direito pode diferir de acordo com cada instituição. Isso ocorre porque cada universidade trabalha de uma forma e, assim, pode trabalhar algumas matérias específicas no início.

É bem comum que algumas instituições trabalhem matérias parecidas nos primeiros anos. Geralmente, pode haver uma pequena mudança no nome da matéria, mas o conteúdo é o mesmo. 

De forma geral, as primeiras disciplinas costumam ser: 

  • Direito Constitucional I
  • Filosofia e Ética
  • Economia
  • Formação Geral
  • Ciência Política e Teoria Geral do Estado
  • Introdução ao Direito e Estrutura da Justiça
  • Direito Penal I
  • Direito Constitucional II
  • Psicologia Forense
  • Direito Civil I
  • Filosofia e História do Direito
  • Direito Romano Atual I
  • Teoria Geral do Direito Privado
  • Introdução ao Estudo do Direito
  • História do Direito
  • Teoria Geral do Estado II
  • Introdução ao estudo do Direito II
  • Teoria Geral do Direito Privado II
  • Introdução à Sociologia para faculdade de Direito.

De antemão, estas disciplinas são geralmente abordadas nos três primeiros semestres da faculdade. Como pode-se observar, nos primeiros anos do curso de Direito são apresentadas as teorias e assuntos do Direito em geral. Nos anos seguintes, os temas serão mais aprofundados.

Ainda, vale lembrar que as faculdades possuem autonomia para modificar a grade curricular, por isso pode haver variações. Portanto, fique atento com a grade da instituição que irá ingressar.

Como é a rotina de um estudante de Direito

O estudante de Direito precisa estar consciente e preparado para uma rotina bem puxada, especialmente nos primeiros anos do curso. Quem entra em uma universidade, independente do curso, tem que se esforçar bastante. Contudo, o curso de Direito exige muito dos alunos.

Antecipadamente, saiba que não basta apenas comparecer às aulas, é preciso ler muito. Portanto, prepare-se: visitas à biblioteca serão comuns. E, carregar livros para todos os cantos também.

Ainda, para além da leitura, o estudante de Direito tem de se preparar para várias outras etapas importantes. Estas, contemplam apresentações, provas e seminários.

Também, pode-se esperar muitas noites e dias de estudo. Não tem jeito, na área de Direito é preciso estudar muito. Pois, assim, você terá sucesso na faculdade e, futuramente, na carreira.

Outro fator, é perceber que gosta ou não do curso logo nos primeiros semestres. De cara, o estudante entende que as dinâmicas tanto na carreira quanto na universidade são intensas. Com base nesses aspectos, percebe-se o panorama do mercado de trabalho.

O que você vai precisar nos anos iniciais do curso de Direito

Apesar do curso exigir muita leitura, os alunos não precisaram gastar muito comprando livros. Pois, as faculdades possuem em suas bibliotecas uma ampla variedade de livros.

Geralmente, o livro mais comprado pelos alunos é o Vade Mecum, onde consta um compilado das leis e da Constituição. É um livro muito importante e que todo o aluno de Direito deve ter.

Apesar de o livro ter um preço um pouco elevado, ele será essencial, pois você o utilizará com frequência. Até mesmo após formado. Ainda, é um item útil para os seus estudos para o exame da Ordem – a prova da OAB. 

Fora esse livro, os professores costumam sugerir outras leituras obrigatórias ou complementares. Além disso, os professores podem disponibilizar textos em arquivos para leitura. 

Frequentemente, também, os graduandos de direito fazem estágios e precisam seguir um certo padrão de vestimenta. Normalmente, roupas sociais. Por isso, prepare-se bem logo nos primeiros anos do curso, pois a rotina envolverá além dos estudos. 

Confira aqui alguns livros usados na graduação de Direito.

O que esperar da faculdade de Direito?

Assim como foi abordado no primeiro tópico, os primeiros anos da faculdade são focados na teoria. Você verá muito sobre questões gerais da área e nos demais semestres os assuntos serão aprofundados. Por exemplo, você verá mais sobre as áreas de atuação de Direito.

Dessa forma, o que você deve esperar é que os primeiros anos do curso de Direito sejam desafiadores. Mas você não deve se espantar, pois, os primeiros semestres são justamente para a sua adaptação. Ainda mais, poderá perceber se é essa carreira que você deseja seguir.

A rotina de uma faculdade para outra difere. Mas, mesmo assim, espere muitos trabalhos. Bem como, novas experiências, certezas e ensinamentos, amizades e novas referências de profissionais para a sua carreira. 

Por fim, aproveite ao máximo o seu tempo na faculdade, bem como as experiências que irá vivenciar.

Está decidido a seguir essa carreira? Então continue lendo as principais áreas para seguir na faculdade de Direito.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.