InícioGraduaçãoAdministraçãoComo são os primeiros anos em Administração?

Como são os primeiros anos em Administração?

Planejando cursar Administração e está na dúvida de como são os primeiros anos da graduação? 

Você sabia que a graduação de Administração é uma das favoritas dos brasileiros? Isso mesmo! Atualmente ela ocupa a segunda colocação, ficando somente atrás da faculdade de Direito. A faculdade é responsável por mais de 800 mil matrículas por ano. Incrível né?!

O administrador é o profissional responsável por garantir o bom funcionamento de uma empresa ou organização, tanto no setor privado, quanto no setor público. Sendo assim, o administrador deve planejar, organizar, liderar e controlar determinada área ou setor de uma empresa. Além disso, ele determina metas e objetivos a serem seguidos, buscando alcançar grandes resultados para a empresa. 

Então, se você planeja ser um administrador de sucesso, conheça abaixo como são os primeiros anos na faculdade de Administração.

A faculdade de Administração

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a graduação em Administração é do tipo bacharelado e deve possuir carga mínima de 3.600 horas. Dessa forma, na maioria das instituições, os cursos são administrados em quatro anos. Porém, isso pode variar conforme a faculdade ou universidade. 

Ao longo dos primeiros semestres, os alunos terão contato com disciplinas mais introdutórias e generalistas. Sendo assim, as disciplinas são relacionadas à contabilidade, direito, matemática, economia, entre outras. Contudo, com o passar dos anos, os semestres começam a ser mais focados em temas mais específicos sobre a profissão de Administração e o dia a dia do mercado.

A graduação conta com bastante atividades, como análise de casos, apresentação de trabalhos e realização de seminários.

No final da graduação, os alunos devem apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e realizar o estágio obrigatório. O recomendado é o aluno estagiar após o quarto semestre. Porém, não é recomendado deixar para estagiar no último semestre da graduação. 

Os primeiros anos em Administração

Um dos grandes mitos sobre a graduação de Administração é que o curso é voltado somente para ciência exatas e números. Porém, isso não é verdade! Pois, o curso abrange diversas áreas.

Assim sendo, conheça algumas das principais matérias dos primeiros anos em Administração:

Economia para Negócios

Nessa matéria, os futuros administradores terão o primeiro contato com o conceito de economia. Em resumo, a economia é uma ciência social que estuda e analisa a utilização de recursos para a produção de bens e serviços. Portanto, os alunos irão compreender como a economia funciona no mundo dos negócios.

Legislação Empresarial Aplicada

A disciplina de Legislação Empresarial Aplicada apresenta todos os princípios da atividade econômica e empresarial. Dessa forma, por meio dela, os alunos irão ver com detalhes a teoria geral dos títulos de créditos e contratos mercantis. Além disso, tudo que estiver relacionado à natureza da empresa, como função social e natureza jurídica, serão abordados nessa matéria.

Métodos quantitativos

Nessa matéria, os alunos aprenderão sobre os métodos quantitativos para a obtenção de informações, através de pesquisas e questionários. Assim, após todos os dados serem coletados, uma análise é realizada para estudar os resultados.

Teorias da Administração

Uma disciplina muito importante para os primeiros anos em Administração, com certeza, é a Teorias da Administração. Em resumo, as teorias administrativas são várias e podem ser aplicadas em diversos tipos de situações. Portanto, os estudantes irão conhecê-las muito bem, para assim, conseguir aplicá-las em diversos tipos de situações e problemas.

Conheça alguma delas:

  • Teoria da Burocracia;
  • Teoria Clássica;
  • Teoria das Relações Humanas;
  • Teoria Estruturalista.

Matemática Financeira

A matemática financeira é a área da matemática que estuda e analisa o comportamento do valor do dinheiro ao longo do tempo. Então, é uma área que estuda diversas operações ligadas ao dia a dia das pessoas e empresas. Logo, ela é fundamental para os futuros administradores.

Metodologia Científica

Na matéria de Metodologia Científica, os estudantes aprenderão sobre o estudo dos métodos e os instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. Assim, tenha em mente que ao longo da faculdade de Administração, os alunos devem realizar diversos tipos de trabalhos e seminários. Então, essa é uma matéria muito importante para os próximos semestres do curso.

Gestão de pessoas

Essa disciplina irá abordar diversos conjuntos de técnicas de Recursos Humanos, com o objetivo de desenvolvimento do capital humano nas organizações. Em outras palavras, os alunos compreenderão como a gestão de pessoas é um processo importante, e que visa melhorar o desempenho dos funcionários e da empresa.

Modelos de gestão

O mercado de trabalho pode apresentar diversos tipos de modelos de gestão. Dessa forma, os futuros administradores devem conhecê-los muito bem. Em resumo, essa matéria abordará um conjunto de estratégias que contribuem para a melhor captação de resultados de uma empresa.

Pesquisa e inteligência de marketing

Nessa disciplina, os alunos terão contato com conceitos de marketing. Sendo assim, a pesquisa e a inteligência de marketing são estratégias que consistem na coleta de dados e informações para gerar insights e resultados.

Desenvolvimento de pessoas

Outra matéria que engloba os conceitos de Recursos Humanos e é muito importante para os primeiros anos em Administração, é a disciplina de Desenvolvimentos de Pessoas. Isso acontece, porque os alunos compreenderão as dinâmicas que envolvem as pessoas nas organizações. Logo, eles aprenderão técnicas e soluções que visam o aumento da produtividade dentro de uma empresa. 

Esses são alguns exemplos de matérias que você pode encontrar nos primeiros anos em Administração. Contudo, lembre-se que elas variam conforme a instituição de ensino desejada. Então, veja qual se enquadra melhor nos seus objetivos. 

O perfil do aluno de Administração

Além de saber como são os primeiros semestres em Administração, você também deve analisar se você possui afinidade e interesse pela área. Logo, para ser um bom administrador, há algumas características que fazem parte do perfil desse profissional. Conheça algumas delas abaixo:

  • Ser comunicativo;
  • Ter apreço pelos números;
  • Ter disciplina;
  • Saber trabalhar em equipe;
  • Ser proativo;
  • Ter visão analítica;
  • Ser um bom líder;
  • Ser capaz de engajar e motivar as pessoas;
  • Inteligência emocional;
  • Possuir um ótimo relacionamento interpessoal.

E aí? O que achou dos primeiros semestres de Administração? Está pronto para embarcar nessa jornada?

Confira outras matérias sobre a faculdade de Administração:

O que saber antes de iniciar a faculdade de Administração

Administração x Marketing: qual carreira seguir?

O que a pandemia trouxe de mudanças para a área de Administração

Qual o valor da faculdade de Administração?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.