Como são os primeiros anos em Arquitetura e Urbanismo?

João Victor Chiaratti Maissen
Profissional graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM com experiências em Marketing Digital, Relações Públicas, Produção de Eventos e Comunicação em negócios das áreas de educação, entretenimento, e-commerce, varejo, entre outros. Estou disposto a ser um grande pensador criativo com uma mentalidade estratégica.
1

Crédito: Foto de Armin Rimoldi no Pexels.

Quer fazer arquitetura? Descubra como são os primeiros anos da faculdade.

Para você que pensa em construir um futuro em Arquitetura e Urbanismo, temos uma ótima notícia: o mercado é bem abrangente e possui alta demanda em várias regiões do país.

Dessa forma, a profissão do arquiteto passou a ser cada vez mais valorizada, pois, ele exerce um papel fundamental na qualidade de vida das pessoas e das cidades. Em outras palavras, através de suas criações e construções, ele consegue impactar positivamente a vida de todos. 

Está pensando em prestar vestibular para Arquitetura?

 

Preparamos um teste para você descobrir se o curso combina com você

 

Além disso, o mercado de Arquitetura e Urbanismo está em constante transformação, novos modelos e formas de trabalho sempre estão surgindo. Então, os arquitetos devem desenvolver uma postura competitiva, sempre de olho no que o mercado de trabalho pode exigir. 

Outro fator muito importante sobre o que saber antes de iniciar a faculdade de Arquitetura e Urbanismo, é conhecer um pouco mais sobre a graduação e como são os seus primeiros semestres. 

Então, se você quer seguir carreira nessa área, separe alguns minutos e venha conhecer um pouco mais sobre como são os primeiros anos em Arquitetura e Urbanismo.

A faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a carga horária mínima da graduação em Arquitetura e Urbanismo deve ser de 3.600 horas. Nesse sentido, a maioria das instituições divide essa carga horária em cinco anos de estudo. Contudo, isso pode variar conforme a faculdade ou universidade, há certas instituições que podem oferecer a graduação em menos tempo.

Ao longo da faculdade de Arquitetura e Urbanismo, o curso oferece uma grade curricular bem equilibrada entre as áreas das ciências exatas e humanas.

Algumas pessoas pensam que a graduação pode ser bem técnica e metódica, porém há bastante conteúdo teórico e prático. Dessa forma, os alunos saem totalmente preparados para o mercado de trabalho. Sendo assim, no começo da faculdade, os alunos terão bastante contato com matérias bem teóricas e de base.

Portanto, com o passar dos semestres, os futuros arquitetos começam a ter contato com matérias mais específicas de Arquitetura. Além disso, eles começam a ter aulas em laboratórios, aprendendo a desenvolver maquetes e grandes projetos.

Os primeiros anos em Arquitetura e Urbanismo

Visto que os primeiros semestres de Arquitetura e Urbanismo são bastante teóricos, com bastante matérias de base. Assim, conheça algumas das principais matérias abordadas nos primeiros anos:

Desenho de Arquitetura e Urbanismo

Nessa disciplina, os alunos terão contato com os desenhos de arquitetura, aprendendo a desenvolver o desenho técnico para a execução e a reprodução de projetos de arquiteturas.

Estudos Sociais Econômicos

A matéria de Estudos Sociais Econômicos irá apresentar aos alunos todos os processos que contribuíram para a estruturação da sociedade brasileira. Dessa forma, os estudantes conseguirão compreender toda a configuração dos espaços urbanos e como os modos de ocupação ocorreram.

Geometria descritiva aplicada à Arquitetura

Essa disciplina é muito importante nos primeiros anos em Arquitetura e Urbanismo. E, isso acontece porque é com ela que os alunos irão aprender como melhor entender os objetos no espaço, desenvolvendo a visão espacial.

Ademais, a aplicabilidade se dá na descrição gráfica de projetos arquitetônicos. Ponto para os perfis criativos!

Estética e história da arte

A matéria Estética e a História da Arte irá abranger todos os aspectos estéticos, históricos e socioeconômicos das artes ao longo dos anos. Assim, os alunos irão compreender como ocorreu toda a produção artística em décadas passadas até o presente.

Fundamentos da topografia

Para qualquer categoria de obra ou projeto, o levantamento topográfico é essencial para determinar todos os detalhes de qualquer terreno.

Dessa maneira, com essa disciplina, os alunos de Arquitetura e Urbanismo irão ter contato com os conhecimentos necessários para compreender a importância dessa área e como realizar um levantamento topográfico.

Maquetes

Essa matéria irá proporcionar aos alunos formas de analisar e investigar os espaços e as suas representações. Em resumo, ela irá instrumentalizar o uso de maquetes como ferramentas essenciais na Arquitetura. 

História e teoria da arquitetura, urbanismo e paisagismo

Nessa disciplina, os alunos realizarão uma viagem no tempo e conhecerão as origens da história da arquitetura, urbanismo e paisagismo.

Ao longo das aulas, os futuros arquitetos devem conhecer a origem da arquitetura a partir da evolução das civilizações. Portanto, é uma forma de entender o presente com o que foi moldado no passado.

Urbanismo de baixa complexidade

Essa matéria apresenta projetos de baixa complexidade em Arquitetura e Urbanismo. Sendo assim, os alunos começaram a ter contato com a realização de projetos, porém de baixa complexidade.

História e Teoria da Arquitetura

Outra matéria muito importante para os primeiros anos em Arquitetura e Urbanismo, com certeza, é a História e Teoria da Arquitetura. Em resumo, ela irá apresentar todas as tendências da teoria da arquitetura, em ordem cronológica, ao longos dos anos. Logo, ela abrange desde a Antiguidade até os dias atuais. 

Informática aplicada à Arquitetura e Urbanismo

Essa disciplina irá mostrar toda a importância das ferramentas técnicas dos softwares para os arquitetos. Nesse sentido, os alunos terão contato com os principais programas utilizados, como o AutoCad, por exemplo. 

Esses são somente alguns exemplos de disciplinas que você pode encontrar nas instituições de ensino. Porém, tenha em mente que cada faculdade ou universidade possui uma matriz curricular própria.

Então, pesquise bastante antes e veja qual você prefere.

Áreas de atuação para Arquitetura e Urbanismo

Além de conhecer sobre a graduação de Arquitetura e Urbanismo, é muito importante saber quais são as suas principais áreas. Sendo assim, o mercado de trabalho de Arquitetura é bem diverso.

Conheça as principais áreas abaixo:

  • Urbanismo
  • Interiores
  • Paisagismo
  • Restauração de obras e edifícios
  • Gerenciamento de obras
  • Arquitetura sustentável
  • Design de móveis
  • Luminotécnica
  • Área acadêmica
  • Design de video games
  • Design gráfico.

E, aí? Gostou de descobrir um pouco mais sobre como são os primeiros anos em Arquitetura  e Urbanismo? 

Nós separamos outras matérias que podem ser interessantes para o seu futuro profissional em Arquitetura e Urbanismo, confira:

Entenda o que faz um arquiteto e sua área de atuação

O que o mercado de trabalho exige de um Arquiteto?

Saiba a duração do curso de arquitetura

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.