Como são os primeiros anos em Farmácia?

João Victor Chiaratti Maissen
Profissional graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM com experiências em Marketing Digital, Relações Públicas, Produção de Eventos e Comunicação em negócios das áreas de educação, entretenimento, e-commerce, varejo, entre outros. Estou disposto a ser um grande pensador criativo com uma mentalidade estratégica.
1

Crédito: Foto de Karolina no Pexels.

A profissão de farmacêutico não é apenas lidar com medicamentos! Conheça um pouco mais sobre essa faculdade e saiba como funciona os primeiros anos em Farmácia.

O curso de Farmácia é uma dos queridinhos da área de biológicas, ele sempre figura entre as graduações mais procuradas no Brasil. Além disso, o mercado é bastante promissor. Afinal, você sabia que o Brasil possui o sétimo maior mercado farmacêutico do mundo e deve chegar à quinta posição em 2023?

Além disso, são muitas oportunidades para quem quer cursar essa graduação. O farmacêutico pode trabalhar com fármacos, pesquisas, desenvolvimentos de produtos, produção e análise de alimentos, entre outros.

Você sabe qual área da Farmácia mais combina com você?

Preparamos um teste especial para você conhecer seu perfil

Dessa forma, que tal descobrir como são os primeiros anos em Farmácia? Para você que está querendo seguir carreira nessa área, essa é uma grande oportunidade de sair na frente.

Como é a graduação de Farmácia?

Antes de tudo, vamos falar um pouco sobre como é essa graduação e o que você pode esperar dela. A faculdade de Farmácia deve oferecer um ensino bem completo para os estudantes. Em outras palavras, ao longo da graduação, os alunos têm a oportunidade de conhecer várias áreas e setores da farmácia. Logo, eles receberão a base necessária para poderem escolher o setor que eles mais se identificam. 

De acordo com Ministério da Educação (MEC), o curso de bacharelado em Farmácia deve ter duração média de 05 anos e ser regulamentado pelo governo. Além disso, ao finalizar a graduação, os futuros farmacêuticos devem solicitar o registro profissional junto ao Conselho Regional de Farmácia (CRF). Então, para conseguir exercer a profissão, você deve conquistar o seu diploma em uma instituição de ensino credenciada.

Durante o curso, as disciplinas das áreas de Biologia e Química estarão bastante presentes em todos os semestres da graduação. Porém, ao longo dos primeiros semestres, é comum ter matérias de outras ciências, como Ciências Sociais e Humanas e até Ciências Exatas.

Vale ressaltar que a grade curricular de Farmácia varia de acordo com cada instituição, então analise com bastante cuidado e veja qual atende todas as suas expectativas.

Ao concluir a graduação de Farmácia, o farmacêutico recém-formado conseguirá:

  • Estudar e analisar substâncias;
  • Compreender como funciona o organismo e as reações que ocorrem nele;
  • Saber combater infecções;
  • Entender a composição de remédios e alimentos industrializados;
  • Realizar testes e análises clínicas.

Além de tudo isso, os estudantes devem realizar estágios e defenderem um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para conquistarem o sonhado diploma.

As matérias dos primeiros anos em Farmácia 

Ciências morfofuncionais dos sistemas digestório, endócrino e renal

Nessa disciplina, os alunos terão contato com os conceitos sobre o sistema urinário e suas principais funções. Logo, temas muito importantes serão abordados, como a importância desses sistemas para o ser humano, como funciona a excreção de substâncias do organismo, entre outros.

Ciências morfofuncionais dos sistemas tegumentar, locomotor e reprodutor

Essa matéria irá iniciar o estudo pelo entendimento dos sistemas tegumentar, locomotor e reprodutor, analisando quais são suas composições, origens e funcionamentos. Portanto, esses sistemas englobam as áreas do conhecimento de anatomia macroscópica, fisiologia, histologia e embriologia.

Genética

Em resumo, a genética é o setor da biologia que estuda todos os mecanismos da herança biológica. Sendo assim, nessa disciplina, os alunos de farmácia terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre informações genéticas e assuntos relacionados, como a biologia molecular, a ecologia, entre outros. 

Microbiologia básica

A microbiologia básica apresentará aos alunos o estudo de todos os organismos microscópicos e suas funções, analisando todas as suas estruturas, reproduções, fisiologia e metabolismo. Dessa forma, os principais grupos estudados são: protozoários, fungos e bactérias.

Ciências moleculares e celulares

Nessa disciplina, os alunos terão contato com os estudos relacionados às moléculas e céluas –unidades básicas de qualquer organismo. As partes estruturais e as principais funções delas serão contempladas nesta matéria. 

Química Geral

A química é super importante em vários aspectos do conhecimento humano, conseguindo se relacionar com outras áreas, como a biologia, física, medicina, etc. Em resumo, a química é a ciência responsável pelo estudo de todas as estruturas de substâncias e as suas composições.

Saúde Coletiva

O estudo da saúde coletiva é extremamente importante para os alunos das áreas biológicas, especialmente aqueles que irão lidar com pessoas no dia a dia da profissão. Nessa matéria, os alunos de farmácia aprenderão estratégias de combate às doenças. Sendo assim, ela pode ser dividida em grande quatro áreas: epidemiologia, promoção da saúde, análise dos serviços de saúde e saúde da família.

Bioquímica

Outra disciplina muito importante nos primeiros anos em farmácia é a bioquímica. Ela é o campo de estudo da biologia e química responsável pela análise e estudo dos processos químicos que ocorrem em todos os organismos vivos.

Química orgânica aplicada à Farmácia

A química orgânica irá estudar todas as composições e propriedades dos elementos que apresentam o carbono como principal elemento químico na sua constituição. 

Farmacologia

Essa matéria pode ser bem complexa, porém é essencial para os primeiros anos em Farmácia. Em resumo, a farmacologia é a ciência que irá estudar todas as propriedades físico-químicas, bioquímicas e fisiológicas de substâncias químicas. Além disso, ela também estuda todos os seus mecanismos de ação, absorção e distribuição no organismo.

Psicologia aplicada à saúde

A matéria de Psicologia aplicada à saúde busca a melhor compreensão das questões relativas à saúde. Em outras palavras, ela busca aprofundar os conhecimentos da psicologia no desenvolvimento e preservação da saúde. Portanto, ela é bastante utilizada na profilaxia, causas de doenças, cura das enfermidades, etc.

Então, esses foram alguns exemplos das principais disciplinas nos primeiros anos da faculdade de Farmácia. Contudo, tenha em mente que a grade curricular varia conforme a instituição de ensino. Ou seja, esses são somente alguns exemplos, ok?

E aí? O que você achou dos primeiros anos de Farmácia?

Separamos algumas notícias para descobrir mais sobre a carreira em Farmácia.

Faculdade de Farmácia EaD: tudo o que você precisa saber

O que faz um farmacêutico?

Vestibular de Farmácia: como funciona?

 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.