InícioDicasComo ser inovador nos projetos da faculdade?

Como ser inovador nos projetos da faculdade?

Primeiramente, ser inovador nos projetos da faculdade é essencial para ter sucesso profissional em qualquer área. Afinal de contas, a faculdade nos prepara para a carreira e, quando atingimos os melhores resultados, fica mais fácil conseguir uma vaga seja lá em qual área você for escolher.

Além disso, se você pretende ser mais inovador nos projetos da faculdade, deve saber como usar as melhores ferramentas. Ainda mais porque a palavra “inovação” ganha cada vez mais espaço nas empresas da atualidade. Principalmente porque nunca convivemos com tantas mudanças em prazos tão curtos. Assim, o produto que hoje atende ao consumidor, amanhã, provavelmente, precisará de ajustes.

Dessa forma, inovar na faculdade é um desafio constante para os estudantes. Assim, promover um ambiente criativo, mesmo de forma online ou semipresencial, é um dos fatores que contribui para a inovação de maneira geral. Além disso, hoje em dia muitas empresas levantam a bandeira da inovação e sonham em ter no quadro de funcionários um próximo Steve Jobs ou Bill Gates. Porém, nem sempre as condições necessárias estão presentes para que isso aconteça.

Portanto, dizer que a inovação é um privilégio de uma minoria de empresas é um erro. E esse pensamento faz parte dos muitos mitos que envolvem as pequenas e médias empresas. Mito que indica que este tipo de empresa geralmente não tem espaço para um profissional que foi inovador nos projetos da faculdade. Portanto, a inovação é um processo empresarial. E se baseia em identificar oportunidades no mercado que permitam a introdução de novos serviços, produtos e processos.

Algumas ferramentas para inovar nos projetos da faculdade

Normalmente, uma das dificuldades em ser inovador nos projetos da faculdade é a falta de treinamento das competências que auxiliam isso a acontecer. Por essa razão, como sugestão inicial, é possível realizar a pesquisa de técnicas que possam ajudar a organizar e aplicar as ideias da melhor forma. Dentre elas se encontram os processos criativos e os mapas mentais.

Design Thinking

Dentre essas opções o Design Thinking pode ajudar bastante. Assim, esta técnica permite que o trabalho em grupo seja mais organizado. Além disso, sua metodologia desenvolve as ideias do zero e as tira do papel. Com a finalidade de resolver ou solucionar problemas, esse tipo de técnica é usada em empresas nos projetos de criação ou melhoria de produtos. Aliás, também é válido aplicar esse tipo de conhecimento em tarefas mais simples. Ou seja, é possível usar o Design Thinking para textos nos projetos da faculdade e até mesmo trabalhos acadêmicos podem se beneficiar dessa técnica.

Imersão, Ideação, Prototipação e Desenvolvimento

Dentro do Design Thinking existe a Imersão, na qual o time deve desligar todos os aparelhos durante a reunião e separar um determinado tempo da agenda para o trabalho no projeto sem interrupções. Aqui, a ideia é centralizar os esforços para que os assuntos sejam entendidos mais a fundo. Consequentemente, isso nutre o grupo com todas as informações sobre o projeto ou trabalho em questão. Assim, procure o máximo de referências e, sempre que possível, consulte textos estrangeiros para ter um diferencial.

Depois, serão levantadas algumas ideias por meio das técnicas do Brainstorming. Aqui, todos poderão dar sugestões sobre o que pode ser feito para chegar ao melhor resultado do projeto. Assim como a apresentação, seja ela de forma oral ou mesmo escrita. Posteriormente, é iniciada a Prototipação, que é basicamente um esboço do trabalho que for mais viável e tiver mais chances de sucesso. Isso pode ser descrito como uma lista de tópicos, storyboards, fluxogramas, resumos e versões de produtos, dependendo do caso.

Logo após esses processos, é a hora do protótipo do inovador projeto da faculdade, que estará pronto, ir para testes. Assim, será apresentado um esboço para os professores e colegas, de modo que eles possam opinar e com base nas opiniões você saberá o que funciona e o que não funciona. Aliás, é bom usar as técnicas do Design Thinking inúmeras vezes. O intuito é melhorar o projeto o máximo possível até a data de entrega do mesmo.

Para ser inovador nos projetos da faculdade ouse imaginar

De início, entender como ser inovador nos projetos da faculdade pode ser difícil se ficarmos presos à ideia de que a inovação precisa ser tecnológica. É claro que uma tecnologia pode ser inovadora. Porém, o design, o processo de fabricação e branding fornecem outras maneiras de ser inovador sem arrumar alguma tecnologia disruptiva.

Além disso, vale ressaltar que durante a faculdade você terá vários momentos para exercitar sua inovação. Desde trabalhos acadêmicos, atividades e estágios, até atividades complementares. Nesse caso, aproveite todas as oportunidades, encontrando novas formas mais criativas o possível para realizar as tarefas de sua maneira. Seguindo essa linha de pensamento, o Brainstorming já citado anteriormente poderá fornecer bastante ajuda. Contudo, se você não está acostumado com essa técnica, ela consiste em colocar no papel ou quadro todas as ideias de qualquer forma, até mesmo as improváveis. Logo, este exercício tem o objetivo de exercitar a criatividade de uma maneira geral.

Capriche na comunicação

Por fim, caso você tenha de fato encontrado e conseguido ser inovador nos projetos da faculdade, o passo seguinte será comunicar efetivamente essa ideia. Principalmente para que ela seja entendida e bem recebida pelos profissionais. Uma dica simples é descrever a proposta de valor antes de tudo. Tente listar brevemente quais problemas serão resolvidos com a sua ideia inovadora, ou ainda teste destacar todos os benefícios que ela pode trazer.

Também é recomendado usar a ferramenta Canvas, para que o projeto seja descrito de maneira mais realista. Essa metodologia procura apresentar nove categorias que ajudam a esclarecer a proposta de valor de sua ideia inovadora. Juntamente com os elementos que estão em seu entorno, além de seus recursos necessários, destinatários da solução, parceiros-chave, custos, fontes de receita, entre outros. Então, uma boa apresentação visual faz toda a diferença. Por isso, foque em impressionar neste caso. Não hesite em usar ilustrações e quadros para descrever seu objetivo da melhor forma.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.