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Como será a advocacia do futuro?

O profissional que deseja exercer a advocacia do futuro deve se preparar para as mudanças, já que as transformações digitais e na lei trazem novidades para o curso de Direito e para o trabalho a todo momento.

Saber integrar novas tecnologias e modelos para o seu negócio precisa ser uma prática constante. Assim, os formandos precisam se adaptar às relações profissionais e a todas as alterações. A seguir, você verá o que esperar para os próximos anos da advocacia.

A advocacia do futuro e as formas de se comunicar

É crucial que o advogado consiga equilibrar a interação da tecnologia com a conexão pessoal. Afinal, muitas vezes a distância pode tornar a atividade mais indiferente e automática.

A advocacia do futuro precisa que os profissionais entendam como manter os seus valores mesmo com as mudanças. Com isso, os aspectos técnicos serão afirmados por um convívio positivo com seus clientes.

É essencial seguir melhorando as suas formas de conversar, suas atitudes e entendimento. O contato humano é uma área importante para que o trabalho possa ser realizado com excelência. Dessa forma, algumas das características que devem ser aprimoradas são:

  • Resiliência;
  • Negociação;
  • Liderança;
  • Boa comunicação;
  • Empatia;
  • Inteligência emocional;
  • Gestão de tempo;
  • Resolução de conflitos;
  • Motivação.

A advocacia do futuro precisa conseguir entender como equilibrar a sua atuação com as técnicas, pois, dessa forma será possível se destacar no setor e oferecer bons serviços.

A advocacia do futuro e o lado humano

Mesmo que os processos envolvam uma grande quantia de papéis e burocracias, eles são sobre pessoas. Então, quem trabalha precisa estar sempre em busca de manter o lado humano presente.

É preciso que, mesmo quando o serviço é remoto, se tenha um alto nível de empatia. Isso é importante para o trato com os clientes ou para o desempenho de outros profissionais, afinal, todos podem ter dificuldades em se adaptar no início.

Quem pretende exercer a advocacia do futuro deve saber passar confiança e motivar os outros ao redor. Isso irá melhorar os seus resultados e tornar o seu trabalho mais interessante.

Retornos

A longo prazo, conseguir seguir esse princípio pode trazer um bom retorno financeiro. Além disso, faz com que os clientes e colegas deem o reconhecimento que você merece. Ter uma boa relação com a OAB também ajuda a se destacar no setor.

O relacionamento é importante para que as experiências sejam mais profundas. Logo, as soluções encontradas deverão ser melhores para a advocacia do futuro.

A advocacia do futuro e o relacionamento interpessoal

O profissional precisa ter uma rede de contato evoluída, portanto, é essencial estar sempre em crescimento. É interessante saber como conversar com diferentes tipos de pessoas do seu dia a dia.

Esse comportamento está associado com quem tem uma boa visão de negócios e sabe ser empreendedor. Com isso, as indicações são para manter as suas funções e melhorar o seu trabalho. Sem dúvida, a advocacia do futuro precisa de relações profundas e amplas.

A advocacia do futuro e o serviço personalizado

O Direito é uma área muito grande e que precisa de tato para oferecer bons resultados. Para isso, o formando deve saber que cada caso, processo e serviço precisa ser tratado de uma forma única.

Encontrar soluções adequadas é importante para que a experiência de cada cliente seja completa. Portanto, cada situação deve ser personalizada para que exista uma chance maior de sucesso.

Para fazer isso, é preciso ter precisão, inteligência emocional e a capacidade de se adaptar. A advocacia do futuro necessita que as qualidades de comunicação estejam nas diversas áreas de atuação.

Como a OAB entende essa necessidade?

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) considera ideal que o profissional consiga desenvolver todas as competências de sua formação. Portanto, o saber precisa estar aliado com a empatia, entendendo cada necessidade.

É crucial que o advogado consiga desenvolver as habilidades que considerar mais difíceis para o seu perfil. Isso ajuda para que o seu resultado, onde quer que você atue, melhore.

A advocacia do futuro, de acordo com a OAB, precisa ter uma qualificação a mais. Em outras palavras, as universidades precisam se adaptar às novas mudanças e melhorar a sua forma de ensino.

Faculdades de Direito e o mercado do futuro

O curso de Direito deve seguir as necessidades do mercado atual e também futuro. Com isso, os especialistas devem rever os novos processos e estudar meios de implementá-los nas grades curriculares.

Acompanhar as tendências no setor é importante para os alunos e professores da graduação. Logo, busque ficar atualizado com as mudanças da tecnologia, pois, cada uma delas pode implicar em uma alteração constante no processo.

Um bom exemplo disso é a área digital que ganhará cada vez mais espaço na profissão. Portanto, quem cursa Direito precisa entender os métodos para dominar a prática e crescer como advogado.

As faculdades precisam atualizar cada conteúdo para atender à advocacia do futuro. É preciso gerar um processo de adequação dos alunos para que esses encarem todos os desafios da carreira.

Como a advocacia trouxe a necessidade de novas leis

O processo de mudanças no setor tornou necessárias algumas atualizações nas leis. Isso porque o mundo digital trouxe novas perspectivas para lidar com várias questões do dia a dia.

A Lei Geral de Proteção de Dados é uma novidade que precisou surgir por conta dessa realidade. Essa lei regula as atividades de tratamento de dados pessoais e garante a segurança virtual. Assim, cumpre o princípio de proteger e preservar a privacidade dos seus usuários.

Quem deseja exercer a advocacia do futuro precisa garantir que a lei será aplicada de forma correta. Logo, várias atuações do Direito têm se destacado no momento como:

  • Tributário;
  • Imobiliário;
  • Cibernético.

Fique por dentro das novas alterações do curso e da OAB. Além disso, as tecnologias usadas precisam ser dominadas para que o trabalho se torne mais completo.

O profissional que se adequa às necessidades que o mercado impõe consegue se destacar. Essa realidade precisa se unir a suas habilidades de comunicação para que o serviço seja bem feito.

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