InícioDicasEstudosComo utilizar o método Pomodoro para aprender a ter mais foco nos estudos

Como utilizar o método Pomodoro para aprender a ter mais foco nos estudos

O método pomodoro é conhecido no mundo todo por proporcionar um aumento na produtividade. Aliás, são mais de dois milhões de pessoas que aplicam a técnica.

Seu uso não fica restrito ao trabalho, podendo agregar também aos estudos. Então, a seguir, entenda como ele funciona e os benefícios que traz para o dia a dia.

Método pomodoro: o que é e qual sua origem?

O método pomodoro é uma técnica criada na década de 1980 por Francesco Cirillo. Consiste em um modo de gestão de tempo para qualquer tipo de tarefa, por exemplo, para os estudos.

A intenção com esse método é de melhorar a produtividade, diminuindo hábitos de procrastinação. Assim, torna-se possível o aumento do foco e a qualidade de produção das atividades.

Cirillo nomeou a técnica assim por tê-la aplicado usando um cronômetro em forma de tomate. Ou seja, em italiano, “pomodoro” é como chamam a fruta.

Sobre o autor

Ele é o fundador e diretor da Cirillo Consulting, uma empresa de consultoria de negócios e sua sede fica em Berlim. Além disso, ela trabalha com diversas companhias ao redor do mundo.

O método pomodoro criado por ele caiu no gosto de diversos especialistas em produtividade. Aliás, atualmente são mais de dois milhões de adeptos em diversos países pelo mundo.

Francesco Cirillo também escreveu um livro dedicado somente a esta técnica, chamado “A Técnica Pomodoro”. Portanto, com uma avaliação de quase 5 estrelas, a obra é uma das mais vendidas da categoria.

Para quem é o método pomodoro?

Essa técnica foi criada para otimizar o tempo e diminuir a procrastinação. Ou seja, é para pessoas que possuem o hábito de adiar suas tarefas. Alguns exemplos de quem pode usar o método são:

  • Estudantes;
  • Profissionais;
  • Vestibulandos;
  • Concurseiros.

Essas ocupações são as que geram atividades que exigem concentração por um tempo. Então, a técnica resulta em usar melhor o tempo gasto nessas tarefas.

A relevância aumentou ao ponto dela ser recomendada por posições altas, por exemplo:

  • Chefes;
  • Professores;
  • Colegas de profissão.

Como colocar o método pomodoro em prática?

O método pomodoro é muito simples de aplicar e pode funcionar com apenas alguns passos. Mas, antes de chegar na prática, primeiro você vai precisar de:

  • Uma lista com as tarefas que você deve fazer;
  • Timer, relógio ou despertador (seu celular deve ter um);
  • Papel, borracha e caneta ou lápis.

Com tudo preparado, hora de começar a aplicar a técnica para produzir melhor. Assim, os passos que deve seguir são os seguintes:

  1. Defina uma das tarefas para executar;
  2. No cronômetro ou timer, faça o ajuste para 25 minutos;
  3. Faça sua atividade sem distrações até o alarme tocar;
  4. Independente de concluir ou não a tarefa, faça uma pausa de 5 minutos;
  5. Siga esse mesmo procedimento por mais três vezes;
  6. Depois da quarta vez, a recompensa é poder descansar mais tempo, cerca de 30 minutos.

Durante os descansos no método pomodoro

A cada tempo que você tirar para descansar, o ideal é não se distrair totalmente. Ou seja, faça algum exercício, veja suas redes sociais, tome um copo d’água. Esse momento é seu e você pode relaxar como achar mais confortável.

Sobre as interrupções

Cirillo recomenda que, durante a aplicação do método, você anote todas as interrupções que surgirem. Aliás, elas podem ser externas (pausa para banheiro) ou internas (causadas por distração).

Benefícios de utilizar o método

Em seu livro, o autor fala também sobre as vantagens em utilizar o método pomodoro e elas podem, por exemplo, ajudar como:

  • Alívio em problemas de ansiedade;
  • Melhoria na concentração e aumento do foco;
  • Ajuda na hora de tomar decisões;
  • Mantém o usuário motivado por mais tempo;
  • A pessoa torna-se mais determinada para alcançar seus objetivos;
  • Trabalhar e estudar passa a ter melhorias durante o processo;
  • Simplifica tarefas.

Usando a técnica para descobrir problemas

Esses benefícios ainda não são tudo o que a técnica pode oferecer ao usuário. Assim, seguindo esse raciocínio, o método pomodoro ainda pode ser ótimo para identificar os problemas produtivos.

O ato de anotar no papel as interrupções, por exemplo, pode ser uma arma muito eficaz, porque você saberá o que atrapalha sua concentração durante as atividades.

Estudar para vestibular ou Enem se tornaria algo mais simples e prático com o método. Não apenas pela organização, mas também para o desenvolvimento pessoal do estudante.

Como saber se preciso do método pomodoro?

A técnica é uma maneira de gerenciar o tempo gasto nos seus afazeres. Então, é normal ficar confuso e questionar se realmente precisa aplicar o método em suas tarefas.

Sendo assim, um caminho para saber é se perguntando sobre:

  • Você ser uma pessoa que faz intervalos frequentemente;
  • Estudar e trabalhar sem descanso;
  • O que pensa sobre fazer lista das atividades necessárias;
  • Os motivos que interrompem seu trabalho;
  • A sua eficiência em terminar os trabalhos no tempo que definiu;
  • Conseguir manter a qualidade da tarefa mesmo contra o tempo.

Sobre o livro da técnica

Francesco Cirillo escreveu um livro sobre o método pomodoro e a obra contém cerca de 144 páginas e foi traduzida para o português.

Caso você queira comprar o título para aprimorar seus estudos, pode encontrá-lo em livrarias. Aliás, as plataformas online de diversas lojas comercializam o livro trazido pela editora Sextante.

Vale também destacar a avaliação do Wall Street Journal, que comentou positivamente sobre a obra. Então, segundo o veículo, o método descrito pode fazer qualquer um aprender a ter foco.

Ferramentas e aplicativos para aplicar o método pomodoro

Atualmente existem ferramentas e aplicativos focados na aplicação do método, tornando-o ainda mais prático. Portanto, a seguir, você confere três dicas de aplicativos que te ajudarão a colocar em prática.

1 – Marinara Timer (Website)

Para estudos online ou home office, essa solução é prática e nem precisa instalar algo. Então, ao abrir o site, você já dá de cara com a opção ‘Pomodoro’. Após clicar nela, basta acessar “Start Pomodoro” e começar a fazer suas atividades.

2 – Tomato Timer

Esta plataforma é mais uma que funciona no seu navegador, sem necessidade de instalação. Assim, basta abrir e dar start que o próprio portal notificará o fim da sessão. Além disso, ainda há atalhos que você pode usar para deixar mais prático.

3 – Forest

O Forest é um aplicativo que inclui um timer para o método ser aplicado. Mas, não é apenas isso que ele oferece, visto que possui uma interface para melhorar seu foco.

A aplicação já ganhou prêmios na categoria de produtividade nas lojas virtuais. Portanto, vale a pena conhecer.

Ideal para estudos

O método pode ser um grande aliado nos seus estudos. Pode ser Enem, vestibular ou até trabalhos, o pomodoro é bastante flexível e eficiente. Assim, o estudante terá maior foco e concentração, melhorando seus resultados.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.