InícioGraduaçãoTecnologiaComputação em Nuvem e Tecnologia da Informação: qual é a relação?

Computação em Nuvem e Tecnologia da Informação: qual é a relação?

A Computação em Nuvem e a Tecnologia da Informação são soluções que, integradas, trazem mudanças significativas para as organizações. Juntas, diminuem os custos e necessidades de infraestrutura.

Agora, uma tendência popular é a junção dessas duas áreas para viabilizar um negócio de forma mais econômica e também flexível. Podemos dizer que a Computação em Nuvem facilita bastante a gestão da Tecnologia da Informação e, por essa razão, diversas empresas realizam a migração de seus servidores para a nuvem.

Para entendermos a relação entre as duas áreas tecnológicas, é preciso entender cada uma separadamente. Assim, compreender suas características individuais e como sua relação pode ser frutífera em questões econômicas e de desempenho.

Para o que é usada a Tecnologia da Informação?

De forma simples, a Tecnologia da Informação, também conhecida como TI, se refere a tudo que envolve computadores. A Tecnologia da Informação busca construir uma rede de comunicação para uma empresa, de maneira a proteger seus dados e informações.

Além disso, cria e administra bancos de dados, ajuda funcionários a resolverem problemas técnicos e garante eficiência e segurança dos sistemas de informação nos negócios em geral. A TI envolve desde verificar e-mails e telefonemas até processar softwares em computadores e notebooks. Ou, organizar uma conferência em algum software baseado na nuvem.

Além disso, o papel do TI em qualquer organização da qual faça parte é possibilitar uma constante evolução e adaptação das tecnologias, acompanhando as mudanças urgentes em nossa sociedade.

Nesse sentido, a Computação em Nuvem têm ajudado bastante as empresas, principalmente após a pandemia, a se adaptarem ao trabalho remoto. A crescente popularidade dessa nova tecnologia tornou a gestão da TI mais rápida e efetiva.

O que é Computação em Nuvem?

Para simplificar, a Computação em Nuvem é a entrega de serviços de computação que envolvem: servidores, bancos de dados, armazenamento, software, rede, análise e inteligência – tudo isso pela internet, ou “nuvem”. Assim, são oferecidas a inovação, recursos flexíveis e economias de escala. Geralmente, você paga pelos serviços em nuvem que utiliza, ajudando a economizar custos operacionais e aumentando a eficiência conforme as necessidades mudam.

A Computação em Nuvem praticamente elimina as despesas de compra de hardware e software, além de economizar tempo na configuração e execução de datacenters no local. Sem contar na economia da eletricidade e no custo de mão de obra, pois não será necessário gerenciar a infraestrutura.

A confiabilidade da Computação em Nuvem também é alta. Torna o backup de dados e recuperação de desastres muito mais fáceis e baratos, pois, os dados podem ser espelhados na rede do provedor de nuvem escolhido. Outro fato importante desse tipo de tecnologia é diminuição da latência de rede para aplicativos e servidores em geral, o que, consequentemente, proporciona maiores lucros e também economia de tempo.

Serviços de Computação em Nuvem

Basicamente, há três maneiras de implantar serviços em nuvem: em uma nuvem pública, privada, ou híbrida.

Além disso, você deve estar usando a Computação em Nuvem agora, mesmo que não perceba. Ao usar um serviço de e-mail, assistir filmes, ouvir música, armazenar fotos ou arquivos, é provável que a Computação em Nuvem quem torne isso possível. Veja alguns exemplos do que é possível fazer com os serviços de Computação em Nuvem:

  • Criar aplicativos: é possível criar aplicativos nativos em nuvem rapidamente, sejam eles de modo web, móvel ou API.
  • Armazenar e fazer backup de dados: proteção de seus dados de forma mais econômica e também em grande escala, o que permite que seus dados sejam acessados de qualquer dispositivo.
  • Transmitir áudio e vídeo: a Computação em Nuvem permite que as pessoas se conectem com seus públicos de qualquer lugar, em qualquer hora, com alta definição e distribuição global.

Qual é a relação entre Computação em Nuvem e a Tecnologia da Informação?

A relação entre a Computação em Nuvem e a Tecnologia da Informação é impactante e facilita bastante o trabalho dos envolvidos. Já que a gestão da Tecnologia da Informação envolve todos os processos de otimização do rendimento de qualquer organização, a Computação em Nuvem é basicamente a ferramenta que poderá tornar isso uma realidade. Além disso, consegue fazê-lo reduzindo custos e aumentando a velocidade de ações internas e externas.

Confira algumas vantagens da relação entre a gestão da Tecnologia da Informação e a Computação em Nuvem:

Infraestrutura mais acessível

Os custos da manutenção e gerenciamento de uma infraestrutura de Tecnologia da Informação são altos. Então, a Computação em Nuvem oferece um armazenamento virtual econômico, sem a necessidade de comprar hardwares grandes e caros.

Informações bem mais acessíveis

As empresas da atualidade precisam estar atentas para aplicar rapidamente novas estratégias no ambiente da Tecnologia da Informação. Por isso, a Computação em Nuvem auxilia bastante nesse aspecto, pois, assim, é possível acessar as informações corporativas de qualquer lugar do mundo. Muitas vezes, até mesmo eliminando a necessidade da presença física em algumas organizações.

Escalabilidade

Para que o bom funcionamento de vários negócios seja mantido, às vezes, é preciso um gerenciamento de TI eficaz, principalmente em questões de armazenamento. Enquanto um sistema de armazenamento e gerenciamento tradicional exigiria a compra e instalação de hardware, um sistema baseado em Computação em Nuvem requer uma mera solicitação ao provedor do serviço de nuvem e cuidados básicos de segurança para o acesso.

Portanto, a Computação em Nuvem e a Tecnologia da Informação têm uma relação intrínseca, na qual uma auxilia a outra a alcançar seus objetivos. Em outras palavras, podemos dizer que a interação desses conhecimentos se tornou uma vantagem para o setor de TI de muitas empresas.

Ambas possuem papel vital no crescimento de qualquer organização em termos tecnológicos. Tanto uma quanto a outra criam grandes chances para quem se utilizar dessa relação de forma inteligente. De forma correta, podem trazer o máximo de eficiência que a tecnologia oferece hoje em dia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.