InícioDicasFormação acadêmicaConfira 5 graduações para quem deseja ser escritor

Confira 5 graduações para quem deseja ser escritor

Se você é apaixonado pelo mundo literário, tem afinidade com a língua portuguesa e a criatividade é sua aliada, é provável que você já tenha considerado tornar-se escritor. No entanto, algumas dúvidas sobre qual faculdade escolher para trilhar esse caminho podem surgir. Por isso, separamos 5 graduações que podem te ajudar a ingressar nesse mercado.

Graduação em Letras

O curso de Letras tem a missão de formar professores que atuarão na pesquisa e ensino sobre aspectos linguísticos e literários da língua portuguesa. A grade do curso aborda diversos conceitos usuais na construção de um livro, tais como de linguística, gramática, produção textual e gêneros da literatura.

Todos esses conceitos são imprescindíveis para a construção de um repertório sólido. Além de favorecer a produção de conteúdo coesos e coerentes. Além disso, alguns cursos disponibilizam também a licenciatura em outros idiomas. Dessa forma, é possível estender ainda mais as opções e investir até mesmo numa carreira internacional.

Tornar-se escritor pode ser um desafio e ingressar no curso de Letras pode lhe oferecer a segurança necessária para investir na área de escrita. Com a graduação, é possível atuar nas seguintes áreas:

  • Área editorial: responsável pela revisão e organização de textos editoriais em empresas de comunicação.
  • Crítica literária: atua principalmente em órgãos de imprensa, analisando ou resenhando obras de literatura.
  • Ensino regular: docência em escolas públicas e privadas nos ensinos fundamental e médio, em português e inglês (língua e literatura).
  • Ensino não-regular: atua em escolas de idiomas, cursos pré-vestibulares e cursos preparatórios para concursos.
  • Assessoria e consultoria: prestação de serviços de revisão e planejamento linguístico em diversos setores privados ou públicos, principalmente nos setores de comunicação.

Graduação em Jornalismo 

É comum que jornalistas se tornem bons escritores. Isso acontece porque a dinâmica da profissão e a própria grade do curso favorecem o desenvolvimento dessa habilidade.

Durante o bacharelado, é possível desenvolver uma formação ética e humanística, focada em aspectos culturais, sociais e legais da comunicação. O curso permite a atuação em áreas ligadas à produção e pesquisa, investigação e informação.

Sendo assim, é normal desenvolver ou ampliar novos interesses que podem ser úteis para a sua carreira de escritor. Por exemplo, se você gosta de livros sobre investigação e mistério, com certeza as aulas de Jornalismo Investigativo serão úteis. Elas vão lhe ajudar a aguçar a sua criatividade e auxiliarão no desenvolvimento de técnicas para a construção de textos do gênero.

Além disso, atuar como jornalista e escritor simultaneamente pode ser uma boa sugestão, já que as áreas são correlacionadas.

Tecnólogo em Produção Audiovisual

O curso de Produção Audiovisual tem a missão de possibilitar a formação de alunos que conheçam e dominem as tecnologias e técnicas aplicadas às atividades de criação. A grade prioriza o desenvolvimento, produção e gerenciamento de bens culturais e de entretenimento.

Ou seja, se você pretende atuar como roteirista de filmes, vídeos e peças publicitárias, essa especialização pode ser um excelente caminho. Outro atrativo dessa modalidade de ensino é o tempo de conclusão. A escolha pode ser uma boa opção para quem deseja uma formação de nível superior, porém, com menor duração.

Confira algumas das possibilidades de atuação do profissional de produção audiovisual.

  • Edição e captação de som: o tecnólogo fica encarregado da escolha dos equipamentos, tratamento acústico e locação. Além disso, realiza mixagens e edita trilhas sonoras de filmes ou vídeos.
  • Roteiro: nessa posição, o profissional tem a missão de escrever narrativas, diálogos e apresentações de programas, novelas, minisséries e filmes. Também está apto a criar histórias ou adaptar obras para o cinema.
  • Animação: nessa função, o tecnólogo fica responsável por criar efeitos visuais usando diversas técnicas, desde massa de modelar até computação gráfica.
  • Produção: tem a missão de providenciar infraestrutura para realização de programas (rádio e TV) ou filmes, elaborar cronograma de filmagem, além de contratar equipe artística e técnica.
  • Mídias digitais: nessa função, o tecnólogo de produção audiovisual atua principalmente no planejamento e produção de vinhetas publicitárias para internet e celular.
  • Edição: nos setores de edição, esse profissional tem como principal atribuição a organização de materiais de produção e a montagem de cenários para cinema e TV. Além disso, também é necessário possuir boa noção de roteiros, afinal, eles serão o norte para a o processo de finalização do trabalho audiovisual.

Graduação em Psicologia

A faculdade de Psicologia é uma graduação da área das Ciências Humanas que lida com os mais variados aspectos da mente, desde os patológicos aos comportamentais. O termo psicologia advém de palavras gregas e significa, em tradução livre, “o estudo da alma”.

Diferente dos outros exemplos citados, a graduação em psicologia está mais relacionada às habilidades de conhecimento do ser humano. Para construir personagens com profundidade, conflitos e coerência, é necessário compreender como a mente deve se comportar nas situações que serão expostas ao longo de uma narrativa, por exemplo.

Entre as habilidades desejadas para ingressar no curso, estão:

  • Facilidade de comunicação e compreensão;
  • Exercer a empatia;
  • Apreço pela leitura e escrita;
  • Pensamento crítico, além do senso comum.

E aí, se identificou?

Licenciatura em Filosofia

Na mesma linha do curso de Psicologia, o curso de Filosofia é voltado para quem deseja estudar a forma como o ser humano reage aos estímulos que estão ao seu redor.

A graduação oferece uma grade curricular excelente para quem se interessa pelo estudo de grandes pensadores e suas teorias. Entender a trajetória das escolas de pensamento pode lhe gerar um excelente repertório para a criação de personagens e conflitos. Além disso, pode garantir embasamento para discussões e reflexões nas suas produções textuais.

Além da bagagem e reflexões sociais e filosóficas que o curso oferece, também é possível lecionar nas escolas de ensino fundamental e médio. Incluindo também as escolas de ensino informais, comumente conhecidos como “cursinhos”.

 Afinal, qual curso escolher?

Embora não seja necessária formação no ensino superior para tornar-se escritor, é fato que os conhecidos disponibilizados por esses cursos garantem maior reportório, conhecimento e embasamento para a produção de conteúdos interessantes e relevantes para o mercado.

Por isso, é importante escolher o curso com base nas suas aspirações e objetivos. É imprescindível escolher uma graduação que combine com a sua área de interesse de produção. Dessa forma, você poderá absorver com maior facilidade todas as disciplinas da grade.

Continue acompanhando o Portal para manter-se informado sobre áreas de atuação, mercado de trabalho e muito mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.