InícioGraduaçãoMedicinaConheça as matérias práticas do curso de Medicina

Conheça as matérias práticas do curso de Medicina

As matérias práticas do curso de Medicina são muito importantes para essa formação. Por isso, conheça quais são essas disciplinas e como funcionam.

Como é o curso de Medicina?

O curso de Medicina dura cerca de seis anos e tem três grandes etapas. De acordo com a estrutura da universidade, os ciclos costumam dividir-se em:

  • Básico;
  • Clínico;
  • Internato.

Cada um desses tem focos diferentes e duram mais ou menos dois anos. Então, descubra, abaixo, como eles funcionam e exemplos de disciplinas.

Básico

No Ciclo Básico, o aluno tem seu primeiro contato com as ciências básicas da Medicina. Ou seja, as matérias abordam como funciona o corpo humano. Por exemplo, algumas delas são:

  • Anatomia;
  • Histologia;
  • Fisiologia.

Clínico

Essa segunda etapa já inclui conteúdos que ajudarão o estudante a lidar com pacientes. Logo, ela possui cada vez mais etapas práticas, como análises de casos clínicos. No entanto, o aluno ainda aprenderá sobre doenças e suas causas.

Internato

A última fase do curso é a mais prática de todas. Portanto, é nela que o futuro médico pode aplicar tudo que aprendeu nos ciclos anteriores.

Essa etapa é como se fosse o estágio obrigatório, assim, os estudantes já fazem plantões. Mas, eles atuam com supervisão e continuam no status de aprendizes. Dessa maneira, eles têm contato com algumas áreas como:

  • Pediatria;
  • Obstetrícia;
  • Clínica médica.

Depois disso, o aluno se forma como clínico geral. Então, se quiser se aprofundar em uma área, deve seguir a formação e fazer uma residência.

Qual é a diferença entre internato e residência médica?

As matérias práticas do curso de Medicina estão presentes em toda a formação. Contudo, nos últimos anos, elas aparecem com mais força, até ser 100% da grade curricular. Assim, muitos confundem internato e residência. Conheça as diferenças entre as etapas.

Internato

O internato dura cerca de dois anos e é como um estágio. Também é o momento em que os alunos têm contato com várias áreas da Medicina. Portanto, ocorre em diversas unidades de saúde, como por exemplo:

  • UBSs;
  • Postos de saúde;
  • Hospitais.

Como é uma etapa da formação, é raro que os alunos recebam bolsas. Ou seja, eles praticam com a supervisão de um residente e um médico responsável. Logo, ainda não são profissionais e não podem exercer a Medicina por conta própria.

Residência médica

Depois de terminar a faculdade, o clínico geral pode fazer uma espécie de pós-graduação. Trata-se da residência médica, que pode durar de 2 a 5 anos, segundo a especialidade.

Ao contrário do internato, a residência foca em uma área da Medicina. Então, o profissional atua no hospital de sua escolha. Mas, antes, ele precisa passar por um processo seletivo.

Como a residência funcionará, vai depender da especialidade. Além disso, em hospitais do SUS, os residentes recebem uma bolsa. Assim, diferente do internato, na residência é possível receber algum tipo de pagamento.

Em qual fase estão as matérias práticas do curso de Medicina?

A maior parte prática dessa faculdade se concentra no internato. Mas, outros ciclos também têm muitas atividades em laboratório, por exemplo. Por esse motivo, as matérias práticas do curso de Medicina estão presentes em toda a graduação.

Em cada etapa, as práticas têm uma importância diferente. Portanto, veja abaixo as principais disciplinas para pôr a mão na massa nos Ciclos Básico, Clínico e no Internato.

Matérias práticas do curso de Medicina no Ciclo Básico

O Ciclo Básico funciona como a porta de entrada para o aluno de Medicina. Ou seja, nessa etapa, o estudante terá contato com conceitos básicos para o exercício da profissão. Porém, isso não quer dizer que o ciclo não tenha matérias práticas. Confira algumas das principais.

Anatomia

Nessa matéria, o aluno conhece as partes do corpo humano e como elas funcionam. Apesar de ter uma carga teórica, também tem práticas em laboratório. Por exemplo, dissecção de cadáveres e revisão de peças com diversos cortes.

Histologia

Trata-se do estudo dos tecidos biológicos. Dessa maneira, aborda os diferentes tipos de células e como elas funcionam. Portanto, a parte prática se dá em laboratório com análises com microscópio.

Ciclo Clínico e as matérias práticas do curso de Medicina

Essa etapa começa a incluir as práticas clínicas, muitas vezes por observação. Por outro lado, no Ciclo Clínico aprende-se os conceitos básicos de como surgem as doenças. Conheça as principais matérias dessa fase.

Técnica Cirúrgica

Nessa disciplina o aluno aprende as técnicas básicas para realizar uma cirurgia. Logo, é uma das principais matérias de preparação do futuro médico para o internato. Assim, o estudante aprende três manobras essenciais:

  • Diérese;
  • Hemostasia;
  • Síntese.

Farmacologia Aplicada

Essa é uma área que estuda a interação dos remédios com organismos. Por isso, a matéria é “aplicada”, pois, no caso da Medicina, se observam as reações no corpo humano. Inclui aulas práticas em laboratório no qual se testam substâncias ou extratos naturais, por exemplo.

Matérias práticas do curso de Medicina no internato

O internato é uma etapa importante, são os últimos anos da faculdade. Então, o estudante tem mais prática do que teoria. Mas, ao invés das matérias, o aluno passa por plantões em diferentes áreas. Portanto, veja algumas delas a seguir.

Clínica Médica

Nessa área do internato, o estudante deve adquirir habilidades essenciais da prática médica. Ou seja, realizar exames, oferecer diagnósticos e ter postura ética diante do paciente, por exemplo.

O aluno deve participar dos processos de forma ativa. Contudo, ele sempre contará com a supervisão de profissionais e receberá avaliação constante.

Pediatria

Acompanhar a saúde de crianças e adolescentes é parte do internato em Pediatria. Assim, o estudante aprende o papel do pediatra desde o pré-natal até a adolescência.

Dedique-se às matérias práticas do curso de Medicina

Ingressar no ensino superior demanda empenho por parte do estudante. Ainda mais daqueles que escolhem Medicina. Mas, isso não termina ao passar no vestibular. Logo, é preciso ter em conta a alta carga de estudos que essa área possui.

São muitas horas de leitura e disciplinas teóricas. Por outro lado, existem também as práticas que preparam o aluno para o futuro profissional.

Invista em Medicina se você se identifica com essas duas partes. Ou seja, além de gostar de ciências biológicas, você precisará estar com pessoas reais. Dessa maneira, será um ótimo médico, com uma carreira brilhante à sua frente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.