InícioDicasEstudosConheça os hábitos que ajudam os estudos

Conheça os hábitos que ajudam os estudos

Não importa qual seja seu objetivo, mas manter hábitos que ajudam os estudos sempre é uma ótima opção. Afinal, isso auxilia na conquista de suas metas e de um bom resultado na graduação.

Neste artigo, conheça quais atitudes precisam ser tomadas para conseguir estudar da melhor maneira possível. Assim, você pode adotá-los em sua vida para ter mais foco e disciplina.

Hábitos que ajudam os estudos

Com poucas mudanças em seu dia a dia é possível ter bons resultados com os estudos. Então, veja a seguir o que deve ser feito para estimular a sua concentração e foco para as atividades.

Crie uma rotina de estudos

Ela ajuda a manter o foco, verificar as matérias que precisam ser estudadas, estabelecer os horários de aprender cada conteúdo e facilita o processo de aprendizagem.

Então, para criar uma rotina de estudos você precisa:

  • Avaliar os horários disponíveis para os estudos;
  • Montar um cronograma para as disciplinas que você precisa aprender;
  • Definir um método de estudo;
  • Definir um objetivo.

Com uma boa rotina é mais fácil ter bons resultados. Além disso, você deve sempre acompanhar seu desempenho e fazer mudanças quando preciso.

Estabeleça um local para estudar

Escolher um lugar é um dos hábitos que ajudam os estudos, porque facilita a manter a concentração e o foco. Portanto, é preciso de um ambiente:

  • Silencioso;
  • Com boa iluminação;
  • Sem distrações.

Além disso, se puder, invista em uma escrivaninha e uma cadeira confortável para deixar a hora de estudar mais confortável. Assim, você preza pelo seu bem-estar.

Hábitos que ajudam os estudos: organizar o material

Antes de começar a estudar, no dia anterior, organize os materiais que vão ser utilizados para estudar o conteúdo do dia. Afinal, você não perde tempo e não tem uma desculpa para não cumprir seu objetivo.

Disciplina

Mesmo que não esteja animado, é fundamental ter disciplina para manter o foco nos estudos. Então, se você tem dificuldade com isso é importante que:

  • Inicie com pontualidade a rotina de estudos;
  • Cumpra as metas estabelecidas para o dia;
  • Não deixe de fazer intervalos.

Faça intervalos

Descanse um pouco dos estudos para fazer alguma atividade que goste, por exemplo, ver uma série ou verificar as redes sociais.

Essa pausa ajuda muito na hora de voltar a estudar, porque com o cérebro descansado, a concentração e o rendimento melhoram muito.

Use pomodoro para controlar as pausas

Caso nunca tenha ouvido falar, pomodoro é um método com objetivo de administrar melhor o tempo. Então, você pode usar esse recurso para gerenciar o período do intervalo e manter a organização.

Hábitos que ajudam os estudos: boa alimentação

A boa alimentação é um dos hábitos que ajudam os estudos, porque aumenta a concentração, raciocínio e a facilidade de aprender. Então, tenha refeições equilibradas e com horários regulares.

Nutrientes que ajudam nos estudos

Veja quais os melhores nutrientes para quem precisa de foco nos estudos.

Ômega-3

Ajuda na concentração, memória e aprendizado. Assim, pode ser encontrado na sardinha e sementes como chia e linhaça.

Vitaminas do complexo B

Melhoram a memória e auxilia a na energia, podendo ser encontrado na carne vermelha, bem como, em peixe, frango, aves, ovos, feijão, grão-de-bico, nozes e amêndoas.

Hábitos que ajudam os estudos: Carboidratos

Evita a sonolência e alimentos como arroz, pão, biscoitos e macarrão integral.

Cafeína

Café, chá-preto e chá-verde tem esse nutriente e ele evita a fadiga mental. Mas, lembre-se que em excesso é prejudicial à saúde.

Ferro

Alimentos como gema de ovo, feijão, sardinha, frango, carne, brócolis, couve e espinafre contém esse nutriente que fortalece a parte metabólica e energética.

Colina

Um aminoácido que ajuda na memória e no aprendizado. Aliás, ele é achado na gema de ovo e na soja.

Hábitos que ajudam os estudos: nitratos

Aumenta a irrigação do sangue no cérebro e são recomendados para quem tem uma rotina de estudo intensa. Então, ele está na beterraba, repolho, espinafre, nabo e aipo.

Sálvia

Uma planta que aumenta a concentração em até três horas. Aliás, é indicado que seja consumida meia hora antes de começar os estudos.

Açafrão

Inibe a morte dos neurônios tão necessários para o aprendizado. Assim, pode consumir até uma colher por dia.

Hábitos que ajudam os estudos: gostar de estudar

Gostar de estudar é um dos hábitos que ajudam os estudos que mais devem ser estimulados. Afinal, fazer com prazer pode trazer mais qualidade para o seu dia. Então, comece a:

  • Enxergar as oportunidades que os estudos trazem;
  • Ter um objetivo;
  • Estudar assuntos que você mais gosta;
  • Focar em aprender e não apenas em tirar boas notas.

Mapa Mentais

Uma técnica de estudo que ajuda a organizar as ideias. Além disso, ajuda a memória de forma visual para o cérebro entender melhor as informações anotadas, facilitando o aprendizado.

Caso não saiba como fazer um mapa mental, veja algumas regras que podem ajudar.

  • Use uma folha na horizontal;
  • Anote o assunto central no meio de sua folha;
  • Faça ramificações com os assuntos relacionados, por exemplo, fórmulas ou resumos;
  • Use palavras-chaves e imagens;
  • Abuse de cores para destacar os conteúdos.

Revise

Quando estiver dando a hora de terminar de estudar, revise a matéria para a mente fixar os conteúdos e os detalhes esquecidos durante o processo. Além disso, aproveite para fazer exercícios sobre os temas.

Hábitos que ajudam os estudos: exercícios físicos

Entre os hábitos que ajudam os estudos não se pode esquecer dos exercícios físicos. Afinal, eles trazem benefícios como:

  • Ajuda a ficar motivado para aprender;
  • Melhora a memória e a capacidade de raciocinar;
  • Previne dores do corpo que podem prejudicar seus estudos;
  • Reduz o estresse e a ansiedade;
  • Melhora a qualidade do sono.

Então, não esqueça de separar um horário para praticar alguma atividade física que goste. Aliás, é interessante alongar-se antes de começar sua maratona de estudos.

Tenha uma boa noite de sono

Dormir bem ajuda nos estudos, porque aumenta sua capacidade de memorizar, facilita o aprendizado e aumenta a concentração. Por isso, não vale a pena trocar uma boa noite de sono para estudar.

Foque nos hábitos que ajudam os estudos

Há muitos hábitos que ajudam os estudos e que podem fazer parte do seu dia a dia. Portanto, aproveite todas as dicas e mude sua rotina. Assim, conseguirá aproveitar mais seu esforço e terá um resultado excelente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.