InícioGraduaçãoSaúde PúblicaCST em Gestão de Saúde Pública: saiba tudo sobre o tema

CST em Gestão de Saúde Pública: saiba tudo sobre o tema

CST em Gestão de Saúde Pública é uma ótima opção para quem procura rápida inserção no mercado de trabalho. Você sabe o que faz um universitário formado no gerenciamento de Saúde Pública? Não?

Não se preocupe, pois vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre o curso de tecnologia em Gestão de Saúde Pública:

O que é um CST em Gestão de Saúde Pública?

O profissional que faz CST em Gestão de Saúde Pública é responsável pela administração de recursos do setor público. Além disso, deve seguir algumas regras estabelecidas por órgãos governamentais.

Como exemplo, podemos citar o Sistema Único de Saúde (SUS), que é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o maior sistema gratuito do mundo.

Embora, o  CST em Gestão de Saúde Pública enfatize a atuação em setores do governo, nada impede o gerenciamento de empresas privadas. Isso é possível porque o gestor é capacitado para ambos setores.

O curso em si possui em média quatro semestres, e é uma especialização na área de Ciências Humanas, com cerca de 1900 horas aulas.

Portanto, se você deseja cursar a modalidade em questão, vai se deparar com aulas voltadas para a área administrativa, financeira, processos e projetos/recursos públicos.

Dessa forma, se você possui habilidades em administração geral, esse curso pode lhe agradar. Sua grade curricular conta com matérias que envolvem o poder de administrar.

Afinal, administração está em todos os setores no mercado de trabalho. Nenhum setor público ou privado sobrevive sem um profissional para gerenciar cada área da empresa.

Então, não se preocupe! Não é porque você realiza um curso vinculado com o governo que só irá trabalhar no setor governamental.

CST em gestão de saúde pública

Créditos: Pixabay

Qual a importância da Gestão de Saúde Pública no Brasil?

Sabendo que o cenário em Gestão de saúde pública brasileira deixa a desejar em muitos aspectos, um dos nossos maiores problemas é a corrupção envolvendo órgãos públicos. A má administração na distribuição de vacinas, leitos hospitalares e medicamentos são problemas visíveis antes mesmo da pandemia.

O CST em gestão hospitalar pública prepara profissionais qualificados, flexíveis e criativos. O curso em questão desenvolve o indivíduo para encarar desafios todos os dias na área da saúde.

Além disso, o papel do gestor púbico é analisar problemas e resolvê-los de forma sustentável e benéfica para a população. Afinal, o consumidor direto será a própria sociedade em questão.

Sendo assim, antes de realizar a sua matrícula no curso é muito importante ter em mente seu papel como cidadão.

Mas como assim? Por que papel como cidadão?

Todo profissional possui responsabilidade para com o seu conselho de ética profissional, e Gestão de Saúde Pública não seria diferente.

Sendo assim, o indivíduo que trabalha diretamente com interesses público possui ainda mais responsabilidade de entregar 100% da sua integridade.

CST em Gestão de Saúde Pública: EAD x Presencial

Que o mundo se adaptou ao momento no qual estamos vivendo é fato. Sendo assim, tanto a modalidade presencial quanto a EAD suprem as necessidades de quem deseja cursar a universidade.

O curso tecnológico em Gestão de Saúde Pública em formato EAD possui a grade curricular muito semelhante a presencial. Portanto, o que difere ambos é a comodidade e flexibilidade que o estudo remoto fornece.

Então, confira a Grade Curricular geral do curso modalidade EAD/Presencial:

  • Fundamentos da Saúde Pública
  • Antropologia da Saúde
  • Bioestatística
  • Informática
  • Política de Saúde
  • Organismos Patogênicos de Importância em Saúde Pública
  • Epidemiologia das Doenças Infecciosas
  • Economia e Administração Financeira em Saúde
  • Imunologia
  • Gestão da Atenção à Saúde
  • Promoção da Saúde
  • Sistemas de Informação em Saúde
  • Gestão Pública e Privada
  • Saúde do Trabalhador
  • Vigilância em Saúde
  • Bioética
  • Avaliação em Saúde

Curso Superior Tecnológico ou Bacharel?

CST não é uma novidade há muito tempo. Mesmo assim, muitos vestibulandos possuem essa dúvida entre as modalidades.

Os cursos de tecnologias são muito bem vistos pelo mercado de trabalho. Por tratarem de cursos mais práticos e de rápida conclusão, são os queridinhos do mercado.

Além disso, cursos tecnológicos são um tipo de graduação que varia entre dois a três anos para a sua conclusão. Na sua grande maioria, contam com alta taxa de praticidade em sua estrutura curricular.

O curso superior tecnológico em gestão de saúde pública  fornece conhecimentos específicos. Por meio deles, o estudante pode colocá-los em pratica rapidamente.

Em contrapartida, os cursos em formato bacharel são mais extensos e teóricos. A grande parte das graduações em bacharelado possui uma duração média entre quatro a cinco anos.

Mercado de Trabalho

CST em gestão de saúde pública

Créditos: RODNAE

O mercado de trabalho exige profissionais fora da curva, ou seja, pessoas muito bem qualificadas para exercer cargos públicos. Porém, não é muito difícil de ingressar no mercado atualmente.

“Mas estamos enfrentando uma Pandemia e, consequentemente, uma crise econômica”, você poderia argumentar.

Sim, estamos, e é por esse motivo que profissionais na área de gestão de recursos públicos são tão bem-vindos no momento.

Além disso, é na dificuldade que encontramos muitas oportunidades. Uma pessoa com mente empreendedora enxerga o momento de crise como a hora certa para agir.

Portanto, se você possui um perfil desafiador e criativo, esse curso foi feito para você!

Encarar desafios e desenvolver estratégias de gerenciamento para os órgãos do setor público são fatores imprescindíveis para inserção no mercado profissional.

Se você chegou até aqui e ainda possui algumas dúvidas sobre o curso, tenho uma ótima notícia para você! Confira abaixo as melhores faculdades em GSP:

Melhores faculdades em Gestão de Saúde Pública

  • Universidade Federal do Mato Grosso ? UFMT
  • Universidade Federal de Minas Gerais ? UFMG
  • Universidade Federal da Bahia ? UFBA
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul ? UFRGS
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro ? UFRJ
  • Universidade Federal do Amazonas ? UFAM
  • Universidade Federal de Uberlândia ? UFU
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte ? UFRN
  • Universidade Federal do Paraná ? UFPR
  • Faculdade ASCES
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB

As faculdades citadas acima são de acordo com o Guia da Carreira.

Então, viu as inúmeras oportunidades que estão disponíveis na área?

Pois bem, o CST em Gestão de Saúde Pública é uma ótima escolha para quem busca uma formação sólida e desafiadora. Mas me conta, se identificou com a estrutura do curso e com o mercado de trabalho?

Sendo assim, é só correr para realizar a sua inscrição! Boa Sorte!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.