InícioGraduaçãoCST: saiba o que é

CST: saiba o que é

CST é uma sigla que compreende uma vertente de áreas do mercado de trabalho. Assim, quem se forma nesta modalidade recebe o título de tecnólogo, mas infelizmente, muitos estudantes ainda não sabem muito sobre essa graduação.

Aqui você vai conferir um material completo sobre o assunto, por exemplo, veja o que esse termo implica em questões importantes como a sua carreira profissional. Ainda, conheça alguns cursos que se encaixam nesse tipo de ensino.

Descubra o que é CST

O termo significa Curso Superior de Tecnologia. Antes de qualquer coisa é importante que você saiba diferenciar essa modalidade de um curso com licenciatura ou bacharelado. Então, ambas as opções são tipos de graduação.

A grande diferença é que o CST é uma formação mais específica voltada para a tecnologia. Dessa forma, a sua função é formar pessoas para atender uma demanda muito crescente no mercado de trabalho atual.

Com o avanço dos meios digitais, cada vez mais empresas e instituições em geral precisam de profissionais capacitados para lidar com isso. No entanto, existe muita dúvida em relação a esse tipo de curso.

Quem se formou na área pode sem problema dar continuidade aos estudos com uma pós-graduação, de fato, não há nada que impeça a atuação e especialização desse profissional.

O próximo tópico vai falar um pouco sobre as vantagens que o CST pode proporcionar, confira.

Curso Superior de Tecnologia e suas vantagens

Essa modalidade tem ganhado muito espaço no mercado de trabalho nos últimos tempos. Os benefícios desse tipo de curso, sem dúvida, o tornam bem popular, então, acompanhe os principais benefícios abaixo.

Duração

Em no máximo 3 anos você já pode ter um diploma no curso que escolheu. Isso acontece porque esse tipo de graduação foca muito na parte prática, no entanto, não pense que a teoria é deixada de lado, é apenas implementada de outra forma.

Investimento em CST

Por ter menos tempo de duração, ele é mais acessível do que outras graduações, portanto, quem quer formar sem gastar tanto, o CST vale muito a pena.

Formação específica

É importante entender que cada modalidade tem um foco específico, confira:

  • Bacharelado: passa uma visão aprofundada sobre o tema, tendo em sua maioria matérias teóricas;
  • Licenciatura: voltada para formar educadores, com grande parte das disciplinas na área da pedagogia e didática;
  • Tecnólogo: a matriz do curso foca em matérias práticas adaptadas às necessidades do mercado de trabalho.

Pós é sempre uma boa opção

Como foi dito mais acima, fazer um curso de tecnólogo nunca vai ser empecilho para fazer uma pós, então, você pode sim se especializar cada vez mais na sua área, sem problemas.

Variedade

A diversidade é uma coisa que você pode ver nos cursos tecnólogos. Aliás, mais adiante, você vai ver algumas opções bem interessantes.

O mercado de trabalho para CST

Vale destacar que o profissional que investe em um curso superior em certas áreas tem mais oportunidades de emprego. Dessa maneira, veja quais são essas opções a seguir:

  • Tecnologia;
  • Gestão;
  • Negócios;
  • Desenvolvimento.

O CST pode fazer toda a diferença na sua carreira de sucesso. Assim, o mais interessante é que as áreas citadas acima estão sempre com uma alta demanda.

Isso se mantém até em cenários onde a economia do país não está tão favorável. Dessa forma, o mercado está cada vez mais aberto a incluir pessoas com conhecimentos específicos e práticos.

7 Cursos Superiores em Tecnologia

Agora você já sabe bem o que é o CST e como ele funciona. Sendo assim, é hora de conhecer um pouco mais sobre as melhores opções que ele oferece.

Os próximos tópicos vão mostrar alguns cursos que estão em destaque no mercado de trabalho.

1 – CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A função deste profissional é desenvolver, elaborar e analisar sistemas de informação. Sem dúvida, o mais interessante é que aqui é possível trabalhar em diversos setores. Além disso, o analista vai atuar de modo direto com softwares e programação de computadores.

2 – Ciência de Dados

Quem trabalha com isso vai reunir e analisar informações relevantes, essas últimas estão presentes em um compilado enorme de dados. Dessa forma, a função do cientista de dados é usar tudo o que foi coletado a seu favor.

Isso significa ajudar uma empresa ou determinado setor a interpretar o que importa. De fato, hoje, qualquer instituição precisa de alguém com essa capacidade.

3 – CST em Inteligência de Mercado e Análise de Dados

Este analista de CST vai minerar os dados de uma companhia e transformá-los em relatórios.

A partir disso, a tomada de decisões se torna um processo mais assertivo e direto, portanto, ter um especialista desses faz toda diferença no crescimento de uma empresa.

4 – CST em Arquitetura de Dados Tech

Esse CST forma um profissional capaz de projetar toda uma estrutura de gerenciamento de dados corporativos. Logo, sua criação precisa trabalhar os dados o melhor possível, da seguinte forma:

  • Planejando;
  • Habilitando;
  • Mantendo;
  • Usando;
  • Arquivando;
  • Recuperando;
  • Controlando;
  • Eliminando.

5 – CST e a cibersegurança

Sua função é monitorar e proteger os sistemas de computadores contra danos ou roubos, então, quem trabalha com cibersegurança precisa entender muito bem de rede e dispositivos digitais.

Como hoje qualquer negócio precisa armazenar dados na internet, isso faz com que esse profissional seja sempre bem procurado.

6 – Computação na Nuvem

O CST aqui trabalha com todos os indicadores do ambiente computacional. Além disso, esse profissional analisa a infraestrutura e otimiza os recursos deste espaço.

Um dado muito interessante revela que cerca de 56% das empresas brasileiras usam a computação na nuvem, sem dúvida, essa é uma das chamadas “profissões do futuro”.

7 – CST e o DevOps

O profissional em DevOps é aquele que atua unindo as equipes de desenvolvimento de software.

Isso claro, em especial no ramo de desenvolvimento e operações. Portanto, sua função é integrar e monitorar suas atividades, objetivando um desempenho mais otimizado.

Quem trabalha como DevOps deve padronizar processos em tecnologia da informação.

É mais fácil liberar atualizações de novas versões do produto. Dessa forma, perceba que cada CST foca em informação e dados em geral.

Cada um tem uma função específica, assim, você pode escolher qual dessas profissões tem mais a ver com o seu perfil.

Agora, você já sabe tudo sobre o assunto, por isso, não perca mais tempo e vá em busca de um curso de qualidade. Com isso, sua carreira de sucesso está cada vez mais ao seu alcance.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.