Curso de Cibersegurança: tudo o que você precisa saber

Raiza Moreno
Colaboradora Raiza Moreno
1

Crédito: Sora Shimazaki/Pexels/CC

Em meio a tantas mudanças não só no cenário tecnológico, tornou-se necessário implementar e elaborar novos ofícios, formações e conhecimentos sobre a segurança no mundo digital. Assim, vamos detalhar um pouco mais sobre o curso de Cibersegurança e tudo que você precisa saber sobre ele.

A princípio, a Cibersegurança tem se tornado uma das profissões pioneiras da atualidade. O uso cotidiano de apps por milhares de pessoas, assim como sites de compras e demais dinâmicas envolvendo o uso da internet para abrir caminhos e facilitar as nossas ações cotidianas, tornou-se essencial para a chegada dos profissionais de Cibersegurança.

Essa profissão contempla todos os cuidados em relação ao ataque de invasores a dispositivos, rede de computadores, softwares e privacidade de dados. Mas, para isso, o profissional tem de cursar uma graduação ou se tornar tecnólogo, pois, exige conhecimento específico e estudo.

Por que realizar um curso de Cibersegurança?

Antes de mais, é necessário compreender o motivo de cursar Cibersegurança, para depois conhecer o curso online. Esse setor cresce exponencialmente ao redor do mundo. Antes, apenas os Estados Unidos tinham um polo tecnológico sofisticado, o famoso Vale do Silício. Hoje, vários países possuem polos tecnológicos repletos de pesquisadores e trabalhadores do setor tecnológico.

Assim, a demanda por profissionais cresce dia após dia. E, em especial, países que ainda não tem um polo tecnológico tão elaborado, como o Brasil, a competição no mercado é menor e a demanda segue imensa.

Portanto, nota-se que o curso de Cibersegurança é um mergulho profundo nas necessidades econômicas mundiais. A necessidade por mão-de-obra especializada, abraça o mercado nacional e internacional. Dessa forma, oportunidades não faltarão ao graduado.

Como funciona um curso online?

Os cursos online, sejam eles tecnólogos ou de bacharelado, funcionam de forma específica em cada instituição de ensino. Mas, de forma geral, o ensino remoto possui algumas características em comum em todas as instituições.

Primeiro, o curso deve ter reconhecimento e aprovação do Ministério da Educação (MEC). Sem este reconhecimento, o curso é descredibilizado, ou seja perde a credibilidade, tanto no âmbito acadêmico quanto no mercado de trabalho.

Ainda, os cursos online caracterizam-se pela forma de ensino EaD (ensino à distância). O EaD pode acontecer através de aulas gravadas que ficam disponibilizadas em uma plataforma conforme as disciplinas, mas, pode também, dispor de aulas ao vivo.

Ademais, alguns cursos possuem as duas ferramentas, dispondo tanto de aulas gravadas quanto ao vivo. Também, as plataformas têm de possuir um canal de comunicação com os professores, tanto para entrega de atividades, quanto para tirar dúvidas.

Por fim, os cursos online tornaram-se excelentes alternativas para quem não tem tempo para ir a um campus presencialmente. E, é também uma solução para estudantes de cidades mais afastadas dos grandes centros que não tem nenhuma universidade.

Tecnólogo em Cibersegurança

O primeiro curso a ser mencionado, é o tecnólogo em Cibersegurança da faculdade Anhanguera. Antes de mais, é importante mencionar que a Anhanguera é uma instituição reconhecida pelo MEC. Ainda, todas as suas unidades e polos são devidamente regulamentados conforme os critérios exigidos pelo Ministério da Educação.

Também, ressalta-se que a instituição possui notas boas ou ótimas, com uma média de 3 ou 4 nos dois indicadores: CI e IGC. Dessa forma, é um ambiente seguro e confiável para estudar.

O curso online de Cibersegurança na Anhanguera, foi desenvolvido para o preparo de profissionais de acordo com as competências relevantes para a demanda por capacitação exigida pelo mercado. E, foca na técnica e estratégia na área de segurança cibernética e proteção de dados empresariais.

Por fim, a duração do curso é 5 semestres, ou seja, 2 anos e meio. E, a mensalidade fica em torno de R$ 159,00.

Duração do curso

A faculdade Pitágoras, assim como a Anhanguera, possui reconhecimento no MEC e atende a todos os critérios exigidos.

Ademais, o curso oferece alguns aspectos atrativos, sendo eles:

  • Primeira mensalidade grátis;
  • Recomendação de 82% dos alunos;
  • Programa “Quero Bolsa” no qual, é possível, conseguir 75% de desconto na mensalidade e não é um financiamento.

O curso, por sua vez, tem duração de 5 semestres (2 anos e meio). E, a modalidade EaD (Educação a Distância) tem a maior parte de suas atividades no modo online e, apenas a realização de provas e atividades práticas são presenciais.

Mas, é importante ressaltar que estas atividades, podem acontecer mensal, trimestral ou semestralmente. Também, ao depender do cenário, podem acontecer somente uma única vez no final da graduação para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Preço do curso

Com o curso de Cibersegurança da  faculdade Unopar, o aluno se tornará tecnólogo. Ainda, assim como os demais, a Unopar está corresponde a todos os requisitos pelo Ministério da Educação (MEC). Sendo assim, um ambiente confortável para realizar seus sonhos profissionais.

Ainda, com cursos 100% online, preparam o estudante para os desafios do mercado de trabalho. Construindo assim, conhecimentos que envolvem a administração de ambientes computacionais, execução de procedimentos, políticas e normas de Segurança da Informação e o mapeamento de riscos e implementação de segurança nos dispositivos.

Por fim, deve-se pontuar que a duração do curso é de 5 semestres, ou seja, dois anos e meio. E, a mensalidade fica em torno de R$ 159,00.

Carreira

Tem-se, portanto, a consideração final de que adentrar na carreira da Cibersegurança é uma ótima forma de garantir uma carreira sólida e bem remunerada. Também, a facilidade disponibilizada por cursos online e mensalidades possíveis, torna ainda mais real os sonhos e vislumbre por uma carreira edificada e valorizada.

Mas, como você sabe, o papo nunca encerra por aqui. Temos outros tantos artigos interessantes para que você possa, cada vez mais, manter-se informado sobre assuntos relacionados a carreira, cursos, faculdades e demais notícias desse fundamental universo dos estudantes e também, dos graduados.

Assim, confira os seguintes artigos:

Tudo sobre o vestibular online da Faculdade Pitágoras

O que é a lei da Cibersegurança?

O que precisa saber para entrar na faculdade de Arquitetura de Dados?

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.