InícioCursos LivresCurso de oratória: porque você deve aprender a falar bem?

Curso de oratória: porque você deve aprender a falar bem?

Dada a importância de saber falar e convencer, investir em um curso de oratória é essencial. Afinal, aprender a comunicar evita muitos problemas na vida, sejam eles em uma conversa com amigos, no trabalho ou na faculdade.

Pensando em te ajudar a entender mais sobre o assunto veja o artigo, porque vai encontrar os três benefícios de ter aulas de oratória para se sair bem na universidade.

O que é um curso de oratória?

Trata-se de um curso voltado para desenvolver ou melhorar a comunicação. Com isso, tem o objetivo de achar os pontos fortes e aprimorá-los. Além de encontrar e corrigir as falhas com técnicas eficientes.

No curso de oratória, o aluno aprende a falar bem em público. Assim, busca eliminar os vícios de linguagem comuns no dia a dia. Também trata a timidez e ensina a fazer o público se envolver com a sua voz.

Chamar atenção do público é um dos maiores desejos de quem trabalha com a fala. Ou seja, todos eles buscam a desejada eloquência com a plateia. Seja em um estádio, teatro, em uma aula ou até no tribunal.

Ganhar autoconfiança é um dos maiores benefícios de fazer um curso de oratória. Já que com isso, você estará capacitado para falar em qualquer lugar.

Porque um curso de oratória pode te ajudar na faculdade

Quando termina a escola é comum acreditar que as temidas apresentações em público vão acabar. Mas, após fazer o vestibular e entrar na universidade, elas vão permanecer com você.

Na universidade, um curso de oratória pode te ajudar de diversas maneiras, porque com esse treinamento você pode perder o medo de falar em público. Ainda, consegue melhorar a fala para ser mais objetivo.

Quando você for procurar um emprego no futuro, isso também pode ser um diferencial. Então, é um investimento maior na sua carreira e vai te ajudar a sair na frente em uma entrevista.

O que é possível aprender em um curso de oratória?

É comum pensarem que o curso de oratória ajuda somente na fala e sua entonação, mas não se limita a isso. Porque ajuda também na linguagem corporal, estratégias de persuasão e autoconfiança.

A seguir, veja quais as principais técnicas ensinadas no curso.

Técnicas de persuasão

Apenas falar bem não é o bastante, é preciso ser objetivo na argumentação, porque existem muitas pessoas que falam bonito e até prendem a atenção, mas que não sabem usar argumentos sólidos.

O convencimento dessas pessoas vai ser nulo. Então, você poderá aprender que a fala vai além de conquistar atenção. Logo, não é sobre se sair bem, mas persuadir quem te escuta sobre o assunto.

Linguagem corporal e entonação

Um dos objetivos de ter aulas sobre oratória é trabalhar a voz e a entonação. Com isso, você consegue buscar o tom para usar a depender da situação. Assim, prender a atenção de quem te escuta.

Usando o controle adequado para não acabar forçando o ouvinte. De modo a falar da maneira correta e fazer com que ele aceite seu ponto de vista por si só.

Comunicação e autoconfiança

Entender sobre o assunto que você vai falar é sem dúvidas algo importante. Então, o curso de oratória te ensina a criar e usar argumentos e contra-argumentos. Isso te faz estar mais preparado para ter autoconfiança para falar em público.

Para quem é indicado o curso de oratória

Essa dúvida torna os benefícios do curso de oratória um pouco mais restrito. De fato, qualquer um pode usufruir dos pontos positivos dessa habilidade, com o intuito de evoluir.

Alguns profissionais precisam ter sua fala bem desenvolvida, já que tem contato diariamente com pessoas, por exemplo:

  • Gerentes;
  • Vendedores;
  • Advogados;
  • Palestrantes.

Essas são as profissões que mais precisam argumentar bem. Entretanto, alunos de universidades também podem se beneficiar dessa habilidade.

Com o grande número de apresentações em público é preciso saber falar e ser ouvido. Para ser bem compreendido pelos professores e conseguir boas notas. Mesmo que à distância, é importante buscar aulas sobre retórica.

3 benefícios do curso de oratória para ajudar na faculdade

Já falamos bastante aqui sobre o porquê de fazer um curso de oratória para pessoas em geral. Então, agora vamos dizer especificamente, os benefícios dessa habilidade para os universitários. Por isso, confira 5 benefícios de ter aulas sobre argumentação.

1 – Melhora a fala para as apresentações

Todo mundo deseja que ao falar em público consiga prender o leitor e fazê-lo compreender. Aliás, alunos de faculdade necessitam fazer isso para se saírem bem em apresentações, ainda mais na entrega do TCC.

No Trabalho de Conclusão de Curso, os professores avaliam tudo em você. Não só o conhecimento, mas também como você transmite ele. Logo, você precisa ser eloquente.

O conjunto de meios para envolver o ouvinte se chama retórica e no curso de oratória você aprende isso.

2 – Aprimora a capacidade de persuadir os professores e alunos

O ato de persuadir significa fazer com que o ouvinte aceite ou acredite no que você fala. Sendo a ideia transmitida verdade ou não. Portanto, isso envolve uma série de quesitos como o tom de voz.

Por meio dessa habilidade de convencer você consegue dar mais crédito ao seu discurso. Seja ele uma simples apresentação de trabalho pontuado ou o TCC.

3 – Atua na mediação de conflitos de ideias

No ambiente acadêmico é muito comum haver conflitos de ideias, já que isso é algo positivo para desenvolver o ato de pensar nos alunos. Porém, cada um lança seu ponto de vista querendo sobrepor o do outro.

Sabendo falar bem, você pode acabar com qualquer conflito. Além de ter mais oportunidades de fazer com que as pessoas concordem com o que você diz.

Melhore a sua fala com um curso de oratória

Comunicar bem é importante em qualquer área da vida. Por outro lado, na faculdade é melhor ainda, porque você está em avaliação constante dos professores.

Saber falar bem te faz se destacar em qualquer turma que você entre. Por isso, todo estudante deveria buscar melhorar essa habilidade. Para isso serve o curso de oratória.

Invista em um bom curso para melhorar suas habilidades. Assim, em qualquer etapa da sua vida, estará mais seguro ao conversar e apresentar suas ideias.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.