InícioGraduaçãoCriminologiaCurso em Criminologia: o que é e onde trabalhar

Curso em Criminologia: o que é e onde trabalhar

Ultimamente, o bacharelado em Criminologia tem despertado bastante interesse nos estudantes. Por ser um curso com possibilidade de ser feito pela modalidade Ensino à Distância (EaD), e porque essa área requer mais profissionais especializados. Se você tem interesse pela formação em Criminologia e precisa saber mais a fundo o que essa área estuda e quais são os campos de trabalho, chegou ao lugar  certo.

Primeiro, vamos ao básico: o que é criminologia? A criminologia é um conjunto de conhecimentos que têm como objetivo estudar as causas do crime, a personalidade do criminoso, sua maneira de agir e os meios de ressocializá-lo.

Portanto, a profissão de criminólogo é baseada na observação e na experiência de analisar os crimes utilizando disciplinas diferentes. Entretanto, elas se complementam para estudar e compreender quais foram as causas que constituíram o crime. Mais para frente você poderá conferir quais são as disciplinas estudas na formação acadêmica em Criminologia.

Qual a importância do bacharelado em Criminologia?

Como a criminologia é uma ciência interdisciplinar, o criminólogo pode atuar até mesmo dentro de empresas no setor jurídico. Esse profissional também pode trabalhar em diversos tipos de casos em parceria com outros especialistas de outras áreas para ajudarem na análise do crime.

Mas, o curso de Criminologia não trabalha só com a análise, mas também com a prevenção do delito. Na observação de fatos e na identificação da motivação do crime. O criminólogo ajuda tanto no descobrimento quanto na prevenção de que ele aconteça. Isso também ajuda a criar políticas públicas adequadas na prevenção de crimes.

No bacharelado em Criminologia, você será responsável por elaborar teorias e hipóteses sobre as razões de um determinado crime. Depois disso, essas informações são encaminhadas para quem elabora a política criminal, que por sua vez irá propor leis relacionadas ao direito penal.

Mais uma vez entra em cena a pessoa que fez graduação em criminologia, depois que a lei é criada, o mesmo analisará o impacto produzido por essa nova lei. Assim, para a criminologia importa o fato como um todo, por isso é feito um diagnóstico do crime, tipologia do criminoso e uma classificação do delito.

As causas e motivos são realizados por meio de um estudo amplo que envolve avaliação do entorno prévio ao crime, antecedentes emocionais do delinquente e motivação do crime.

Áreas de atuação do bacharelado em Criminologia

Criminologia e o RH

Muitas pessoas podem pensar que o bacharelado em Criminologia é restrito ao campo policial. No entanto, o crimonólogo pode atuar também no meio corporativo. Uma das opções é trabalhar em conjunto com a área de Recursos Humanos (RH).

Nesse meio, a pessoa trabalha em processos seletivos na escolha de funcionários para grandes cargos onde envolvem tomada de decisões que afetam diretamente a empresa. A principal responsabilidade é observar se as pessoas que estão concorrendo tem um perfil de credibilidade e boa índole.

Por isso, são observados traços, se por exemplo, a pessoa está apta a mentir, ser psicopata ou a ter condutas divergentes. Isso ajuda a empresa a não empregar pessoas com essas características e garante que a empresa faça a escolha do profissional adequado ao cargo.

Criminologia e auditoria

Outro campo que está requisitando profissionais com bacharelado em Criminologia é o setor de auditoria. Para quem não sabe, a auditoria trabalha com a investigação e com a realização de análises detalhadas e sistemáticas das atividades desenvolvida na empresa. O objetivo é averiguar a contabilidade, os dados e se as transações financeiras estão de acordo com o padrão e que não está ocorrendo desvios.

Se você já entendeu o que um criminólogo faz, percebeu que a auditoria é uma área perfeita para você atuar. Pois, quando uma companhia desconfia que está sendo roubada pelos próprios funcionários, o criminólogo entre em cena. E vai trabalhar em sintonia com a auditoria na investigação, principalmente na análise comportamental das pessoas.

Quais são as habilidades necessárias para ser um criminólogo?

Se você chegou até este artigo é porque tem muito interesse em estudar o bacharelado em Criminologia ou está pesquisando mais a fundo sobre o tema para quem sabe, talvez fazer um curso nessa área. Como toda profissão, para se tornar um criminólogo será necessário ter a maioria das habilidades ou gostar delas.

Não precisa se frustrar e achar que não é capaz caso não saiba alguma habilidade. O importante é querer aprender sobre ela para obtê-la. Você já entendeu que a criminologia é uma área de investigação e análise, esses especialistas estudam o comportamento humano. Assim, as habilidades necessárias para ser um criminólogo são variadas.

Suas aptidões:

  • Pesquisa – você precisa ser uma pessoa que gosta de pesquisar, ser curiosa para encontrar respostas por meio de pesquisas. Tanto na entrevista com o criminoso, com vítimas, testemunhas ou outras pessoas, quanto em documentos, internet e qualquer outro tipo de local.
  • Estatística – gostar de coletar, tratar e interpretar números, ajudará muito no bacharelado em Criminologia. Grandes tomadas de decisões são feitas por meio das estatísticas da coleta de dados, que podem funcionar para entender as causas de crimes.
  • Escrita – como todo trabalho, será pela escrita de relatórios que você passará o que descobriu, quais foram as etapas entre outras informações. E isso não é escrito para ficar guardado, os relatórios, e-mails e mensagens são feitos para outras pessoas que precisam desses dados e informações. Então, a escrita precisa ser clara e objetiva para não gerar confusão ou atrapalhar a investigação.
  • Interpessoais – Não só na escrita você precisará se expressar com clareza. Também na comunicação verbal essas características são importantes. Não esqueça que entrevistar pessoas vai fazer parte da sua rotina, além de trabalhar em parceria com outros profissionais. Portanto, se relacionar bem e gerar resultados positivos fará você se destacar no trabalho.
  • Organização – Pelas habilidades anteriores já deu para entender que lidar com muitas informações, dados e documentos será normal. Desse modo, saber se organizar no meio disso tudo será importante para conseguir planejar etapas, avaliar as conclusões e saber onde encontrar tudo que encontrou sobre o caso.

Disciplinas que você vai fazer no curso de Criminologia

Para ser um ótimo profissional, você terá acesso a um conjunto de disciplinas diferentes para formar uma base de conhecimento sólida para investigar o comportamento humano. Além de aprofundar as habilidades expostas anteriormente.

Então, se prepare porque você aprenderá muito sobre sociologia, psicologia, justiça criminal, código penal e dados no bacharelado em Criminologia. Uma verdadeira formação interdisciplinar que te ajudará no campo profissional. Mas também que poderá acrescentar muito para a sua vida pessoal. Aprender sempre nos faz ver outras perspectivas, preparado?

  • Análise Criminal e Tecnologia Forense;
  • Criminalística, Segurança Pública E Privada;
  • Criminologia Contemporânea;
  • Direito Penal – Dos Crimes em Espécie;
  • Direito Penal-Teoria das Penas;
  • Direitos Humanos E Cidadania;
  • Negociação e Gestão de Conflitos de Segurança;
  • Organizações Criminosas e Criminalidade;
  • Política Criminal e Processos de Criminalização;
  • Políticas de Inclusão e Ações Afirmativas;
  • Psicologia Social;
  • Psicopatologia e Crime;
  • Sociologia Criminal;
  • Teoria da Investigação Criminal;
  • Teoria Geral do Direito Constitucional;
  • Teoria Geral do Processo Penal;
  • Teoria Jurídica do Direito Penal;
  • Vitimologia e Penalogia.

E esse é só o começo da sua jornada. Escolha sempre para a sua formação uma universidade que saiba aliar conteúdo teórico e prático. Assim, você será levado a situações reais que farão parte do seu dia a dia como criminólogo. Além disso, um bom profissional nunca para de estudar e de se atualizar sobre a sua área com novos cursos e especializações.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 1260

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.