Descubra a importância de se ter uma rotina de estudos

Ana Paula Schuster
Colaborador do Hora Da Facul
1

Ter uma rotina de estudos faz muito bem para manter sua qualidade de vida. Então, se você está se preparando para uma prova ou vestibular, deve investir nessa estratégia.

A rotina é a melhor maneira de focar naquilo que precisa, sem ter que abdicar do seu lazer. Fique por dentro de tudo sobre esse assunto e veja como você pode montar seu próprio esquema de maneira fácil e rápida.

O que é uma rotina de estudos?

Ela funciona como uma espécie de mapa para o estudante. O objetivo desse esquema é ajudar na organização dos estudos, melhorando o aprendizado. O mais legal disso é que essa é uma ferramenta que pode ser ter diferentes formatos.

Tudo vai depender do perfil da pessoa. Assim, é possível afirmar que não existe uma regra para criar a sua rotina de estudos. Além disso, você pode recorrer a instrumentos como calendário, cronograma, painel, planilha, entre outros.

Como o próprio nome já diz, a rotina tem que ser algo planejado. Para tal, você precisa pensar nas suas necessidades de estudo.

Pontos a se considerar na hora de montar sua rotina

Primeiro de tudo, você precisa definir o seu objetivo. Então, imagine que você vai prestar o Enem, porém, só tem mais quatro meses para se organizar. O tempo também é um fator importante aqui.

Vai prestar vestibular para Agronomia?

Descubra qual área mais combina com você

 

Os materiais usados para seu aprendizado também precisam ser pensados. Assim, você pode usar videoaulas, simulados, entre outros. Perceba que independente do seu objetivo final, a rotina de estudos pode te ajudar e muito no processo.

Seja para um concurso, prova de faculdade, vestibular ou avaliações escolares. Também, o aprendizado de línguas pode ser muito melhor com um planejamento desses.

A importância disso

Desenvolver um hábito é uma espécie de processo que funciona de maneira diferente para cada um. Portanto, para algumas pessoas pode ser mais rápido, enquanto para outras pode demorar mais.

Quer garantir sua vaga na faculdade de Medicina?

 

Confira esse ebook com todas as dicas para você ser aprovado

Segundo pesquisas, criar um hábito é algo que dura entre 20 e 30 dias. Claro, algumas atividades são mais fáceis de serem inseridas no dia a dia. Um bom exemplo é tomar café da manhã diariamente.

Já outras, como a prática de exercícios, pode não ser tão simples de criar raízes. Então, no caso da rotina de estudos, a lógica é a mesma. Assim, quanto mais cedo você começa a praticar esse sistema de aprendizado, mais rápido se acostuma.

Benefícios de se ter uma rotina de estudos

O planejamento e a disciplina causados pela rotina podem trazer uma série de vantagens para você. Confira quais são as principais a seguir:

Vai prestar vestibular para Administração?

 

Confira aqui se você já sabe tudo sobre o curso

  1. Desenvolve melhor a capacidade de manter o foco;
  2. Aumenta produtividade e desempenho;
  3. Abrange o tempo de concentração;
  4. Aumenta a confiança;
  5. Te ajuda a aproveitar melhor seu tempo livre.

Uma rotina desse tipo te ajuda a entender o que precisa ser estudado e em quanto tempo. Além disso, é por meio dela que se pode manter o foco e ser produtivo o bastante para aproveitar o tempo livre sem culpa.

Isso é importante na hora de combater a auto cobrança. Esse sentimento só atrapalha o seu desempenho. Assim, com uma rotina de estudos você pode registrar cada evolução e ver seu progresso de perto.

Vale a pena criar seu método de estudo?

Lembre-se que cada pessoa funciona de uma maneira diferente. Logo, tem gente que é mais produtivo pela manhã, enquanto outras não conseguem fazer nada nesse horário. É por isso que pegar um cronograma pronto de alguém pode ser uma má ideia.

Você já tem um plano de estudos para passar no vestibular de Medicina?

 

Preparamos um guia completo para te ajudar a realizar este sonho

 

Você pode não se adaptar e acabar se frustrando com algo que deve te ajudar. Portanto, antes de tudo entenda que o processo do seu amigo nem sempre é o mesmo que o seu. Diante desse cenário, vale muito a pena criar seu próprio planejamento.

No caso dos estudos, existem inúmeras abordagens e você precisa escolher as que mais lhe agradam. Então, elaborando sua própria rotina de estudos, seu nível de aprendizado será bem maior, pode acreditar.

Rotina de estudos: vestibular x faculdade

Estudar para um vestibular e para provas de faculdade são coisas diferentes. Assim, não faz sentido aplicar o mesmo cronograma para elas.

Está pensando em prestar vestibular para Engenharia de Produção?

Faça o teste e descubra se o curso combina com você

1- Preparação para o vestibular

Esse é o tipo de prova que muda conforme a universidade que você escolhe. O Enem também entra aqui. Afinal, é necessário se dedicar muito aos estudos para ser aprovado nessas etapas.

O primeiro passo é saber os conhecimentos que são exigidos em cada prova. Então, você tem um direcionamento melhor e mais eficaz. Não tem nada mais frustrante do que estudar muito algo e isso não cair na prova.

Feito essa seleção prévia, sua rotina de estudos precisa se adaptar ao tempo que você tem disponível. Ainda, no caso dos vestibulares e Enem, a dica é não deixar para estudar tudo na última hora, tendo em vista o excesso de conteúdo.

Em dúvida sobre optar por graduação ou curso técnico?

Faça o teste e descubra qual a melhor opção para você

2- Estudando para faculdade

Durante a faculdade, a quantidade de conteúdo ainda é enorme, no entanto, o tempo é menor. Portanto, é essencial organizar sua rotina de maneira inteligente. Uma dica é começar a estudar logo as matérias mais complexas.

Você também precisa se preocupar com a entrega de trabalhos e apresentações. Sendo assim, não deixe nada de fora do seu cronograma.

Montando uma rotina de estudos de maneira prática

Agora, é hora de aprender alguns pontos gerais que vão te ajudar a criar sua própria rotina de estudos:

Está preparado para prestar o vestibular de Medicina?

Confira o guia completo e fique mais perto da tão sonhada vaga

  1. Estabeleça seus objetivos;
  2. Estude o seu cotidiano;
  3. Reserve um local e horário para estudar;
  4. Crie um cronograma com o que precisa ser estudado;
  5. Opte por um ou mais métodos de estudo;
  6. Tente lidar com os imprevistos;
  7. Acompanhe seu desempenho durante o processo.

Perceba que você pode adaptar essas dicas de acordo com sua realidade. Então, o legal é montar sua estratégia da maneira mais personalizada possível. Pensar de forma prática e inteligente deve ser o seu lema principal.

Agora você já sabe como montar sua rotina para estudar tudo o que precisa. Lembre-se de traçar suas conquistas e valorizá-las. Com isso, não importa qual seja sua meta, você irá alcançá-la, pode ter certeza.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 4 / 5. Contagem: 1

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.